![]() |
Este é o Fio. O livro falante da Biblioteca de Gonshmunán! |
Olá pessoal... para quem não sabe, eu escrevo também livros de RPG. Vou deixar aqui o link da minha loja na Drivethru RPG com meus livros.
Seja como for, desde 2024, estava trabalhando na produção de RPG junto a trabalhadores da Fiocruz. O nome desse jogo (ainda a ser lançado) é Presságios de Arouca. O jogo é baseado num mundo chamado Gonshmunán, que é um anagrama para Manguinhos, sede da Fiocruz (no Rio de Janeiro).
O jogo tem um tom parecido com Dungeons & Dragons: usa 1d20 para os testes e ataques, e 2d6+ valor da arma para provocar o dano. Também temos o conceito de Classes, e aqui são cinco: Articulador, Conselheiro, Sábio, Naturalista e Alquimista.
O livro básico apresenta as fichas de Personagens prontas, além de regras para criação de personagens. O jogo original também conta com cartas de itens especiais, itens comuns e itens mágicos. O livro básico também tem um padrão "mais D&D", todo colorido e com qualidade especial. Além disso, temos uma aventura pronta, chamada "Chamados para o Mundo Subterrâneo", que mostra todas as mecânicas do jogo, como também o próprio mundo de Gonshmunán.
O jogo ainda está em fase de playtest (no momento que estou escrevendo isto), e todos aqueles que estão jogando o jogo - trabalhadores da Fiocruz, membros de universidades e especialistas acadêmicos, estão realmente amando o jogo. Até o momento, as pessoas que jogaram (que não são jogadores habituais de RPG) estão amando o jogo. O jogo tem, até o momento, 100% de aceitação.
Algumas, inclusive, estão se interessando pelo RPG. Fiquei sabendo que uma pessoa amou tanto o jogo que vai se tornar uma RPGista. Realmente, tenho me impressionado com esse jogo! Acho que ele, como as asas do pássaro Arouca, vai voar para além do que podemos imaginar! O jogo também está contribuindo para muitos trabalhadores da localidade a respeito do próprio RPG, vendo o hobby com outros olhos.
A ideia inicial de Presságios de Arouca surgiu com Murilo Salles, trabalhador na Fiocruz. Ele pensou em criar um jogo de RPG baseado em Gestão de Riscos. Deu muito trabalho criar um jogo que trabalhasse essa ideia, mas fico feliz com a forma que ele tem tomado. Pelo que eu tenho mesmo acompanhado, Presságios de Arouca mostrou-se ser um jogo bastante divertido, cumprindo bem o seu papel de falar sobre Gestão de Riscos.
Temos um mundo mágico, repleto de referências a própria Fiocruz: um mundo de NPCs incríveis, como Fio (o livro falante), o Rei Oswaldo e também o pássaro Arouca, que estampa a capa e o nome do jogo. Um mundo que tende a aumentar com novas produções e que nasceu para fazer a diferença. Eu publiquei um vídeo curto sobre ele, assista!
Quando o livro for lançado, vou deixar aqui o link, porque ele será totalmente gratuito! No entanto, se desejarem, tem uma matéria da Fiocruz, falando sobre o jogo. Acesse pelo link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário