terça-feira, 29 de janeiro de 2019

O que foi e o que aconteceu com a franquia Carmen Sandiego?!

Foto: Divulgação Netflix
Sucesso nos anos 80, parece que a franquia de jogos "Onde Está Carmen Sandiego?" está caindo no esquecimento de gamers mais jovens, já que não existe uma atualização ou nova versão do game até o momento que escrevemos isso. Mas será que isso pode mudar com os anos?! Veremos...

"Onde está Carmen Sandiego?!" é um jogo de espionagem/investigação criado em 1985 pela empresa Broderbund Software (a mesma que produziu os clássicos como Karateka e Prince of Persia). A ideia por trás do jogo se resumia a ser um jogo educativo e divertido para que as crianças da época aprendessem um pouco de geografia e características de diversos países do mundo.

O jogo fez um sucesso muito grande nos anos 90, fazendo a franquia produzir livros e também uma série em desenho animado. A personagem principal do jogo, Carmen Sandiego, foi criada pelos ex funcionários da Disney, Gene Portwood e Lauren Elliott. O nome da personagem veio de Carmen Miranda (atriz e cantora brasileira muito famosa nos EUA no Século XX) mais a junção da cidade de San Diego (nos EUA), que deu origem ao seu sobrenome.

Cena de Quadrinhos da Personagem. Foto: Divulgação

Carmen Sandiego no Brasil

Foto: Reprodução Megadrive

Foto: Reprodução Mastersystem

Tivemos dois jogos produzidos pela Tectoy traduzidos para o português, sobre Carmen Sandiego. Os dois jogos para as plataformas Master System e Megadrive. Também há uma versão de PC em português sobre o jogo.

Diferente do que muitos pensam, os jogos de Carmen Sandiego POSSUEM FINAL SIM. É preciso manjar muito do game para chegar no final, que não é tão surpreendente assim.

Como funciona o game?!

Primeiro falamos sobre a personagem principal do jogo. No caso, ela será uma antagonista. A história conta que Carmen Sandiego ficou órfã muito cedo, sendo então adotada pela agência de detetives ACME. Desde muito cedo começou a trabalhar na função de detetive, onde se destacou e se tornou a melhor da agência. Ela, porém, foi para o outro lado e se tornou uma grande criminosa. Carmen então criou uma guilda criminosa chamada VILE, promovendo crimes de roubos de diversos artefatos preciosos.

Seu papel (como jogador) é encontrar membros da gangue VILE. A medida que criminosos vão sendo presos através das suas investigações, você é promovido a uma função maior como investigador, passando investigar a bandidos maiores na organização para, por fim, pegar a tal Carmen Sandiego.

Há possibilidade de re-make?!

Bem que eles poderiam fazer um re-make sobre este jogo, não é?! Jogos estilo "meio RPG de texto" eram muito populares em meados dos anos 80-90, já que tínhamos a disposição livros-jogos na época. Hoje em dia nossa geração não pode aceitar de bom grado o jogo. Porém, a Netlix já começou uma série baseada neste jogo. Dependendo da popularidade da série, acho que a possibilidade de re-make pode ser grande!

Mas se você não jogou, procure pelas versões de Master, Mega ou de PC. Vai por mim: o jogo é diferenciado e vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts