quarta-feira, 20 de julho de 2022

A História de Dungeons & Dragons - como foi criado o primeiro RPG do mundo

Foto: Pixabay

Pessoal, este artigo é MUITO PEQUENO para contar em detalhes da história do primeiro e maior RPG do mundo. No entanto, no fim da matéria dou a sugestão de um livro que fala melhor sobre isso.

Dungeons & Dragons, também conhecido como D&D, foi o primeiro RPG do mundo. Aliás, muita coisa que veio de D&D acabou sendo incorporado no mundo dos jogos, bem como na cultura pop. Acho que sobre isso nem preciso comentar a importância que essa criação teve. Tudo isso começou a partir de um homem simples, que trabalhava como sapateiro, amava jogos de estratégia e livros de fantasia medieval. Vamos entender melhor essa história.

Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões) nasceu por contra de três paixões de Gary Gygax: fantasia medieval, aventuras e jogos. Quando era criança, seu pai contava histórias sobre dragões e feiticeiros, magos e espadas, todas as noites para o garoto. Não eram histórias de livros, mas sim criações pessoais do seu pai. A cada noite, uma nova história.

A sede por aventuras era tão grande que o próprio Gygax chegou a invadir um hospital abandonado com um amigo, quando criança. Depois, passou a ler diversos livros de fantasia medieval. Dizem que o mesmo chegava a ler DOIS LIVROS DO TEMA POR DIA. Com uma inteligência acima da média, Gary Gygax descobriu sua paixão nos jogos, principalmente os jogos de estratégia. Um dos jogos que o criador do RPG jogava era Risk, jogo que deu origem ao WAR brasileiro.

Como D&D surgiu para o mundo...

A paixão por jogos fez Gygax conhecer inúmeras pessoas, e participar de diversos grupos e organizações de jogos na época. Ele mesmo organizou a primeira GenCon, a maior conferência de jogos/RPG do mundo! Ele também chegou a publicar alguns jogos de tabuleiro indie. Acho que em nenhum momento passou da cabeça do próprio criador do RPG viver de jogos, embora o mesmo tinha grande amor por estas coisas. No entanto, ele descobriu que um homem chamado Dave Arneson estava jogando um jogo de estratégia, com regras novas, onde havia apenas um jogador (ao invés de exércitos), que se passava num castelo chamado Blackmoor.

Depois de pensar nesta ideia, Gygax se encontrou com Arneson para saber sobre essa campanha, e ambos começaram a desenvolver a base do que seria o RPG! Ambos começaram a mestrar campanhas de teste para criação do jogo. Gygax, casado e pai de filhos, jogava com seus pequeninos depois do jantar o protótipo de D&D, chamado The Fantasy Game. Este jogo era uma espécie de exploração de masmorras, o que é a base do maior RPG do mundo. Foi a sua filha, que jogava o jogo, que deu o nome de D&D meio sem querer, quando Gygax disse que jogaria The Fantasy Game, e a mesma dizendo algo mais ou menos assim "não, prefiro Masmorras & Dragões (Dungeons & Dragons)".

A partir da criação da primeira edição, Gygax procurou pessoas para publicar o jogo, mas sem sucesso. Estas depois, que inicialmente negariam, seriam as mesmas que se arrependeriam de tal decisão. Foi criado uma editora, chamada TSR, onde os livros e suplementos começariam a ser publicados.

Foto: Pixabay

Por quê D&D começou a usar dados de múltiplos lados?!

Ninguém cria as coisas do dia para noite. Tudo começa com o tempo. Conforme falamos na história dos dados de RPG, Gary Gygax encontrou por acaso um catálogo escolar da da Creative Publications (Califórnia). Não sei porque vendiam esses dados na época, mas ao colocar os mesmos na mecânica de D&D, esses dados acabaram se tornando realmente dados usados para RPG, embora eles não tenham sido criados com essa finalidade.

E por quê D&D deu origem ao RPG?!

A sigla RPG vem de RolePlaying Game, e já explicamos mais detalhes sobre isso na matéria onde ensinamos as pessoas a jogar RPG. Seja como for, em nenhum momento a sigla RPG foi mencionada na criação de D&D, mas como isso aconteceu?!

Com o sucesso de vendas de Dungeons & Dragons pela editora fundada por Gary Gygax, a TSR, muitas outras empresas começaram a criar suplementos não-oficiais para o jogo. Com isso, a TSR a proibiu essas editoras de publicarem esses livros sob ordem judicial. No entanto, para evitar qualquer problemas, um jogo chamado Tunnels & Trolls (reparou na sigla T&T?), deixou em sua capa que aquele jogo era um RolePlayging Game, que hoje, conhecemos como RPG.

Gostaram da matéria?! Visite nosso blog todos os dias e curta nossa página no Facebook.

Leia também análise do livro Dungeons & Dragons - O Império da Imaginação, sobre a biografia de Gary Gygax.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts