> Ecco The Tides of time do Master System: por que é tão bom? - Rei dos Games!

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Ecco The Tides of time do Master System: por que é tão bom?


Realmente um dos jogos que marcou minha infância. Lembro tê-lo ganho no meu aniversário de 13 anos e que para nossa surpresa, estava traduzido em português. Então, se você gostaria de experimentá-lo, leia atentamente esta análise.

Quando você comprava um Master System nos anos 90, vinha um poster com uma fotos dos jogos para mostrar o que tinha de melhor o console. E dentre a lista, estava um que sempre me chamou a atenção: o golfinho Ecco...

Um jogo de golfinho? Como será isso?

Aí meu irmão chegou da loja com dois jogos: James Pond 2: Codiname Robocod e Ecco The Tides of Time, que ficou mais de um mês parado e vou explicar o porque. (Se fosse nos dias de hoje, iríamos querer devolvê-lo só porque não conseguíamos passar do primeiro estágio).



As crianças (e alguns adultos) da geração 2000 fazem isso o tempo todo. Se uma parte de um jogo não lhe agrada, já pede devolução ou acha que o jogo é ruim. Mas nos anos 90, um jogo poderia até ser ruim, mas era encarado como um desafio a mais e no caso de Ecco, ficamos mais de um mês para poder entender como se passava da primeira fase.

Era frustante ser barrado pelo outro golfinho que lhe dizia no fim da fase: "me dê um peixe"...

Como não existia internet como hoje, a única solução seria tentar de tudo até achar o jeito. Que foi resolvido quando meu irmão fez o golfinho cantar e assim, afastar o peixe - levando até o golfinho que estava com fome e não nos deixava passar. Já a partir da segunda fase, que realmente temos consciência do que nos espera - o que posso lhe afirmar que foi um dos games mais épicos que já joguei na vida.

Lembrando que nunca tinha jogado a versão de Mega Drive (apenas Ecco The Dolphin por emulador a mais de uma década a frente) e a versão deste game para o console de 16 bits da Sega eu ainda não experimentei. Suponho que seja bem mais moderna!


Em Ecco The Tides of Time, você assume um golfinho que dá nome ao título. Diferente do que eu acreditava, este era o segundo jogo da história (ou seja, seria como Ecco 2) e seus eventos eram uma continuação direta do jogo anterior. Aqui, você controla o personagem usando o botão 1 para atacar e o botão 2 para nadar. Apertando os dois juntos, você manda o sonar (que serve para falar com outros personagens marinhos que nem em jogos de RPG). Apertando os dois juntos sem soltar, o sonar será mandado de volta para o personagem para mostrar o mapa.

Por ser um jogo considerado grande para o Master System (acho que você até consegue terminá-lo em uma tarde, mas vai levar um tempo) ele vem com um sistema de passwords - o que me trouxe muita nostalgia.

A aventura marítima leva o jogador para o fundo do oceano, forçando a resolver puzzles interessantes. O legal é que quando no caso, você não consegue achar a combinação de um puzzle, basta sair do lugar e voltar quando você ouvir um barulho que mostra ao jogador que o desafio foi resetado e você poderá tentar novamente. Algumas vezes, Ecco ganhará habilidades para se transformar em outros animais (incluindo um pássaro) - o que me surpreendeu demais na época. Lembro até da minha mãe elogiando o jogo.


Por ser um golfinho, você precisa tomar conta para não morrer afogado. Por isso que existe duas barras de saúde no jogo, uma simboliza o ar e a outra é a energia. Se você perder todo ar, vai perdendo energia até morrer e se perder toda energia, perdeu uma vida. Que no caso, como não existe marcadores de vida, a fase toda é resetada mostrando seu nome e password.

Para recuperar a vida, basta apenas comer os peixes no caminho apertando o botão 1. Mas não importa quantos coma, se chegar no limite de sua vida, ele não é aumentada comendo mais peixes.

Baixe a rom para jogar agora mesmo!
A versão do jogo para o Master System foi feita pela Tectoy. Como ela não é mais comercializa-la, estamos disponibilizando a rom em arquivo .zip do site 4Shared para você se divertir. Ela funciona em qualquer emulador. Fizemos assim porque diferente de outras roms de Master System, é bastante difícil encontrá-las, nem mesmo no site coolrom (um dos melhores sites do ramo) eu encontrei. Além disso, alguns sites que disponibiliza esta rom tem vários anúncios e risco de pegar vírus em seu computador...


Saiba mais sobre o universo de Ecco The Dolphin
A história é surpreendente, onde o personagem enfrenta uma raça alienígena conhecida como Vortex, tendo inclusive, ter que viajar no tempo. Coisas que só jogando você poderá saber a respeito! Caso você queira conhecer o mundo e como foi feito o jogo de golfinho, assista esses dois vídeos abaixo:

Créditos ao canal Gows Games.


Eu poderia fazer uma análise de Ecco The Dolphin do Mega aqui no blog (como é citado nos vídeos), mas não cheguei a terminá-lo, por isso, não tem ainda nada sobre o personagem a não ser essa postagem a os vídeos bem esclarecedores do youtuber Gows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts