quinta-feira, 16 de abril de 2020

Krosmaster Arena: o jogo que saiu do Dofus para o tabuleiro


O Universo de Dofus (como já descrevemos em nossa análise do MMO) é bastante gigantesco. Em nossa análise falamos sobre muita coisa, incluindo mangás, produções animadas e outros jogos. Como sou grande fã do jogo, era de se esperar que eu comprasse uma de suas variantes: um jogo de tabuleiro chamado Krosmaster Arena 2.0 e é dele que vamos falar agora.

Se quiser conhecer o mundo dos doze e tudo o que o cerca, recomendo que leia nossa matéria sobre Dofus antes de seguir em frente. Basta clicar aqui para ir para lá!

Krosmaster Arena é um jogo de 2 a 4 jogadores inspirado nos jogos Dofus e Wakfu - RPGs que fazem parte do mesmo universo. Assim, você pode misturar personagens dos dois jogos em uma arena inspirada em algum cenário do jogo, no caso, a caixa básica vem com a cidade de Bonta que consiste em dois mapas (um na frente e outro no verso). Assim, os jogadores devem fazer parte de uma equipe a fim de vencer a do oponente, o que devo explicar aqui.


Personagens Inspirados no Filme
Krosmaster Arena 2.0 apresenta em sua caixa os personagens do filme Dofus - Livro 1 Julith (cujo tenho a total satisfação de ter visto mais de três vezes!) Então, se você gostou do filme tanto como eu, vai se sentir atraído em comprar o jogo - pois são miniaturas coloridas muito bem feitas. Tanto, que um amigo meu que curtiu o jogo, me disse: "essas miniaturas são tão bonitas que dá vontade até de comprar mesmo não tendo o jogo!".

Caso você não tenha ideia de que exista um filme de Dofus, veja o trailer abaixo (em francês). Lembrando que não existe uma versão em português oficial aqui no Brasil, ou seja, apenas a cópias não autorizadas pela internet (e legendadas em português). Você poderá encontrar o filme em arquivo .MKV em alguns sites para poder assistir.


História do Krosmaster
Por mais que seja baseado em Dofus e em toda a sua franquia de jogos, Krosmaster apresenta uma história totalmente diferente. Segundo o manual, demônios criaram uma arena parecida com algum lugar do mundo dos doze e tem viajado pelo tempo raptando heróis e os jogando na arena. Assim, os mesmos devem lutar entre si apenas para satisfazer os demônios. Por isso, que quando no início de cada turno o jogador tira nos dados dois sinais de críticos, todos os jogadores ganham uma penalização (que vou falar mais a frente) pois os demônios esquentaram a arena porque acreditam que os lutadores estão moles demais.


Quem vence
O jogo pode ser jogado de duas formas: dois jogadores (cada um com uma equipe de quatro personagens), duplas (cada um controla dois personagens de uma mesma equipe) ou 4 vs 4 (onde cada jogador joga no estilo cada um por si, mas que tem algumas mudanças nas regras). Seja como for, as equipes recebem um número de medalhas conhecidas como galardões da glória. Que são entregues ao adversário de acordo com o nível do personagem abatido. Também o jogador pode optar em comprar um desses na loja, gastando 12 Kamas (moeda do jogo) - o interessante é que essa "compra", na verdade, toma a força o galardão do adversário.


A equipe é composta por personagens de nível, a soma deles não pode passar 12. Ou seja, teremos duas equipes que somadas são 12 para cada um. O jogo já vem com uma equipe já pronta, mas você pode comprar mais personagens (o que vou falar adiante) o que aumenta e muito a vida útil do jogo. Assim, se meu personagem nível 4 cair, além de perdê-lo na batalha - devo entregar 4 galardões da glória para meu adversário. As vezes, não é nem preciso perder todos os personagens para que perca meu jogo...

Lembra da penalidade que citei anteriormente? No início de cada turno (a vez de jogar do time), um jogador jogará dois dados, que é conhecido como 'jogada de tensão', se ele tirar dois sinais de crítico, significa que os demônios esquentaram a arena e com isso, os times perdem 1 galardão da glória que é removido do jogo. Uma maneira que deixa o jogo mais rápido, mas ao mesmo tempo, dá aquela tensão.

Os dados que vem na caixa tem símbolos em vez de números.

  • O crítico, oferece 1 sucesso em jogadas de ataque.
  • A botinha, oferece 1 sucesso em jogadas de esquiva (quando um personagem está em combate corpo a corpo e deseja sair)
  • O Escudo, oferece 1 sucesso para bloquear um ataque.
  • O Ima, oferece 1 sucesso para evitar que um personagem evite que saia do combate corpo a corpo (em um teste de esquiva)
  • Dofus, é o coringa. Caindo o mesmo no dado, permite ao jogador escolher o símbolo mais adequado ao teste.
Quando cai o dado que tem dois símbolos, o jogador deverá escolher a botinha ou crítico. 

Quando é feito a jogada de tensão, o jogador joga dois dados e tem que torcer para não cair dois dados com valor crítico. Caso isso não aconteça, ele pode negociar no início da rodada para ganhar Kamas (moedas). Um dado vendido para a mesa, rende 1 moeda - enquanto os 2, são 3. Mas, você pode reservar os valores para dar um dado extra em alguma situação naquela rodada. Por exemplo, caiu a botinha (ela permite 1 sucesso em teste de esquiva). Ao ver que meu personagem está em combate corpo a corpo contra o oponente, decidi guardar este valor na jogada de tensão para ele. Os dados guardados dessa maneira, oferecem 1 dado a mais nas jogadas - ou seja, quando for tentar sair do combate e for rolar a jogada de esquiva, terei dois dados para jogar em vez de um.

É assim que funciona os testes de Krosmaster. Quem tiver mais sucessos!

Para atacar é da mesma forma: cada valor de crítico oferece 1 sucesso. Se ele tiver mais sucessos que os valores da defesa do personagem (escudo), significa que ele irá causar um dano maior: +1 de dano. Caso a defesa do oponente vença, o dano é reduzido em -1. Não existe essa de acertar 3 críticos e dar +3 no dano... aqui é apenas quem teve mais sucesso. Se houver empate, o dano é aplicado sem alterações.
  

Todos os personagens vem com sua miniatura e carta. Lá temos sua ficha completa, como também as habilidades. Krosmaster é um jogo bem complexo e viciante, e para quem gosta do Dofus, é um prato cheio. Assim como no jogo da Ankama, os personagens possuem Pontos de Movimento e Pontos de Vida... assim, toda vez que forem vítimas de algum golpe, ele recebe o dano equivalente ao número descrito no feitiço. (Que é aumentado ou não de acordo com os resultados no teste de crítico).

O personagens não podem mover em diagonal. E nas regras é aplicado coisas como ocultação (se estiver atrás de uma banca ou árvore), resistência a algum elemento e vantagens especiais (como Crítico, que permite fazer uma jogada de crítico com um dado a mais). Por isso, que você monta sua equipe e elabora inúmeras estratégias - fora as miniaturas avulsas que você pode comprar. A Galápagos Jogos trouxe não só jogo para o Brasil como inúmeras expansões de personagens,  o que dá mais de 100 para você colecionar e se divertir.
  

Além disso, os personagens podem comprar itens para deixá-los ainda mais poderosos (como todo RPG). Assim, você passa horas e mais horas tentando acabar com seu oponente em uma fórmula bastante viciante. Pois não existem apenas equipamentos para se adquirir, mas sim, armaduras, armas, mascotes e itens que curam ou aumentam o dano por um turno ou rodada. E se achou que isso era pouco, ainda permite a capacidade de um personagem implantar bombas no cenário ou invocar um monstro para infernizar os adversários.

Com tantas qualidades, seria impossível não querer adquirir o seu!



Na qual, lhe permite colecionar novos personagens. Que são vendidos que nem boosters de Pokémon TCG ou Magic, com a diferença de que aqui o personagem não é penalizado por uma rotação (uma vez que existe mundiais dessa categoria!) Aqui, o personagem na caixa vem com sua miniatura colorida, sua carta e tokens de armadilhas ou monstros caso o mesmo tenha habilidades de invocá-los. Por isso que existem maletas para guardar tais coisas, como vou mostrar no vídeo abaixo.

Aqui você confere várias expansões do jogo, como uma maleta exclusiva para guardá-los!

Créditos ao canal Mestre dos Magos!


Krosmaster também possui uma expansão de mapa, que mostra a região de Frigost e novas regras.

Então, se sentiu interessado... procure sua loja preferida, compre-o e prepare-se para muitas aventuras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts