quarta-feira, 15 de abril de 2020

Street Fighter - O Jogo de RPG


Street Fighter - O Jogo de RPG é uma versão traduzida do jogo Street Fighter - The Storytelling Game, RPG oficial de Street Fighter lançado pela Editora americana White Wolf ,em 1994.

Capa do jogo original.
Diferente do original (feito em capa dura), a versão brasileira desse RPG primeiro apareceu como uma série de 3 revistas pela Dragão Brasil Especial. A Dragão Brasil era, na época, a única RPG especializada em RPG nos anos 90-2000. Houve também uma versão especial que juntava as três edições da revista numa só, montando um RPG completo.

Lançado em formato revista, Street Fighter: O Jogo de RPG veio todo colorido. As regras são as mesmas empregadas dos jogos da Editora White Wolf, como Vampiro: A Máscara, Lobisomem: O Apocalipse e Mago: A Ascenção, com diferenciais. Nunca se devem misturar os dois jogos, porque os personagens de Street Fighter são MUITO mais poderosos que qualquer cainita ou mago.


Além de ter quase todas as fichas de Street Fighter (menos de Bison, e Sagat ), o livro também apresenta regras para a criação de novos personagens, que devem escolher seu próprio estilo de luta. Aqui existem também as Manobras, que são as mesmas técnicas especiais no jogo de arcade original para o RPG de mesa. Todas as manobras estão com o nome inglês. Para ter uma manobra, você precisa (em algumas, gastar Chi), possuir os pré requisitos que ela exige, e também que ela pertença ao seu Estilo.

 O "Estilo" seria qual arte marcial seu personagem aprendeu a usar. Cada Arte Marcial citada no livro dá acesso a Manobras diferentes. Os estilos são: Capoeira, Kabbadi, Boxe, Kung Fu, Luta Livre Nativo Americana, Sanbo, Karatê Shotokan, Treinamento das Forças Especiais, Sumô, Kickboxer Ocidental e Wu Shu.


Street Fighter - The Storytelling Game foi desenvolvido para trazer novos consumidores para os produtos da White Wolf, e é um ótimo jogo. No fim do livro, existe uma aventura pronta chamada "Alto Risco", com as regras do Estilo Boxe, além da ficha do chefe Balrog. Além disso, existem fichas de NPCs a serem usados como oponente do jogo e na aventura do livro. Outra coisa interessante em Street Fighter - O Jogo de RPG utiliza também a mecânica de usar cartas para utilizar as manobras do jogo, coisa inédita nos produtos da White Wolf.

Eu sempre quis jogar esse RPG e ter ele nas minhas mãos. A versão que eu tenho comprei encadernada com as três revistas em um grupo de compra/venda RPG na internet, num pacote que veio junto o Tormenta Daemon e Anime RPG, ainda em 2014. Se você é fã da franquia e gostaria de jogar um RPG oficial dele, o livro básico ainda é vendido em sebos, Estante Virtual e em muitos grupos de RPG.

Livros e Suplementos em português para Street Fighter - O Jogo de RPG

Oficialmente, só foi lançado o livro básico no Brasil. Contudo, a White Wolf lançou alguns suplementos oficiais para o jogo nos EUA, que foram traduzidos pelo site Super Street Fighter RPG Brasil, que traduziram alguns desses suplementos para o português, e podem ser baixados de graça. O link para baixar os suplementos (apenas os suplementos) aparecem em http://www.sfrpg.com.br/livros-oficiais

Nota do Rei dos Games: Nós, do "Rei dos Games", somos totalmente contra a pirataria. Por essa razão, sempre divulgamos canais oficiais para jogos eletrônicos/físicos, bem como mostramos em foto nossa própria coleção de livros de RPG. Contudo, como a White Wolf não trabalha mais com a linha de Street Fighter - O Jogo de RPG, vale muito a pena conferir o trabalho dos livros traduzidos pelo pessoal do site lá, já que tem um bom material que pode acrescentar em muito suas campanhas.

O pessoal do site citado também é contra pirataria. Por essa razão, eles não disponibilizam o livro básico do livro para download (o mesmo que estamos resenhando aqui). Vale muito a pena conferir o material deles.

Um comentário:

  1. Procure a comunidade STREET FIGHTER RPG no Facebook. Sempre tem gente iniciando campanha e abrindo vaga a novos jogadores lá.

    No mais, parabéns pela aquisição, esse RPG é uma verdadeira obra de arte.

    ResponderExcluir

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts