segunda-feira, 4 de maio de 2020

Dungeons & Dragons - Warrior of The Eternal Sun


Dungeons & Dragons - Warrior of The Eternal Sun é um RPG de Dungeons & Dragons baseado em um universo totalmente novo. O jogo foi lançado para o Mega Drive em 1992. A partir dessa resenha, vou tentar explicar tudo o que eu sei (e pesquisei) sobre o game. Uma coisa eu já adianto: ele é um ÓTIMO RPG! Se você nunca jogou RPG (de mesa), vai aprender muito só jogando Dungeons & Dragons - Warrior of The Eternal Sun. Vamos tentar explicar tudo logo abaixo.

A História de Dungeons & Dragons - Warrior of The Eternal Sun

Dungeons & Dragons é o maior e primeiro RPG do mundo. Ele possui diversos mundos de campanha (Forgotten Realms, Dragonlance, Ravenloft, etc...) da qual já renderam diversos outros jogos nesses universos. Porém, em Dungeons & Dragons - Warrior of The Eternal Sun temos um MUNDO TOTALMENTE NOVO, criado apenas para este game, o que chama muito a atenção.

Mundo de Warrior of the Eternal Sun. Foto - Reprodução
A História conta que havia uma batalha entre os exércitos do Rei Barrik (o seu Rei) contra um exército de Duendes e Goblins. No final das contas, não se sabe o porquê, o chão começa a tremer e todos são sugados para um outro mundo. Assim sendo, o Castelo do Rei Barrik acaba transportado para um lugar repleto de vales, com um Sol vermelho iluminando tudo (o Eternal Sun). Como na animação Caverna do Dragão, os jogadores precisam tentar explorar esse mundo de criaturas hostis, como Bestas, Trogloditas e Dragões para tentar encontrar respostas, que poderão não apenas esclarecer.

Criação de Personagens em Dungeons & Dragons - Warrior of The Eternal Sun



A princípio, o jogador vai controlar quatro Personagens, como um grupo padrão de RPG. Esse grupo acaba sendo criado pelo próprio jogador, com regras totalmente diferentes do tradicional AD&D (regras da época), voltando ao D&D 1ª Edição, onde temos Elfo, Anão e Halfling como raça. Anões são usados mais como Guerreiros, Elfos como Magos e Halflings como Ladinos.

O jogo usa rolagens de dados que definem os atributos (Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma). Podem escolher variações de sexo (Masculino ou Feminino). Elfos começam com a Magia Sono preparadas. Todos os Personagens começam no Nível 1. Armaduras e Escudos diminuem a AC (Armor Class), que determina suas habilidades de defesa. Os Itens Mágicos, Magias e Monstros são os tradicionais das antigas edições de D&D, e o jogo oferece também masmorras 3D para se aventurar, com armadilhas e monstros. Aliás, as Masmorras são a forma mais rápida de você ganhar pontos de Experiência para poder avançar de Nível.

Ganhando poder em Warrior of the Eternal Sun

Assim como no tradicional D&D, você precisa ganhar pontos de experiência (XP) para poder avançar de nível. Cada Personagem tem uma quantia diferente de XP necessária para avançar de nível. Quando um Personagem do grupo avança de Nível (se ele estiver numa masmorra) vai gritar comemorando. As vantagem de níveis mais elevados lhe dão novas Magias, aumento no valor de ataque e também mais Pontos de Vida.

Além de tudo isso, a medida que você avança de Nível, monstros mais poderosos podem aparecer (menos nas Masmorras), bem como a lista de armas e equipamentos mágicos aumentam para se comprar na cidade. Em Warrior of The Eternal Sun, temos três tipos de armas: +1 (da cor azul), +2 (da cor verde) e +3 da cor vermelha. Essas armas mágicas podem oferecer +x no ataque e +x no dano (se for uma arma +1, será +1 no ataque e +1 no dano, se for +2, +2 no ataque e +2 no dano, etc) ou aumentar a CA em +1, +2 ou +3. Vale lembrar que, assim como no D&D tradicional, você não aumenta a CA com pontos de experiência, dependendo muito do equipamento que tem em mãos.

Espada +1, Espada +2, Espada +3
Tipos de Combate em Warrior of the Eternal Sun

Neste jogo, existem dois tipos de combate: o de turnos (quando você está em ambiente externo) e o tempo real, quando você está dentro de masmorras. Além disso, quando você entra em masmorras, o jogo muda para um ambiente 3D, bem como do jogo The Eye of Beholder, que era febre nos PCs quando essa versão de Mega Drive foi lançada.

Monstros de campo aberto - Combate em turnos
Monstros de Masmorras - Combate em tempo real
Dica: a forma mais rápida de ganhar níveis neste RPG seria matar os monstros de masmorra, onde você pode se esconder no corredor e atacar quando ele está se virando pra você.

Conclusões Finais

Dungeons & Dragons - Warrior of The Eternal Sun foi o único jogo da franquia D&D para o Mega Drive, e o jogo é ótimo. Joguei muito durante minha adolescência. Se és fã de D&D ou quer aprender a jogar até mesmo RPG (entender os conceitos básicos) pode jogar por aqui. Claro que, para aprender as regras de um RPG de mesa, você precisa conhecer um sistema de RPG.

Warrior of The Eternal Sun pode ser jogado por emuladores de Mega Drive, e sua ROM está disponibilizada gratuitamente em diversos sites na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts