domingo, 14 de junho de 2020

Aquele bom e velho Fifa 97 do Mega Drive!


Nunca fui tão entusiasmado com jogos de esporte, muito menos de futebol. Lá pelos idos de 99/2000 (quando o Super Nintendo ainda era bem forte no Brasil) costumava jogar as versões dos campeonatos brasileiros não oficializados para o console. Anos mais tarde, também me diverti à beça com os bomba patch's da vida, mesmo que o futebol não seja o tipo de jogo que mais gosto. Mas como gosto de assistir aos jogos (sou vascaíno, inclusive) seria difícil não querer me divertir com tal tipo de entretenimento.

Hoje eu não devo falar de Campeonato Brasileiro pirata ou versões alternativas de PES, e sim, um Fifa que marcou minha adolescência e que cheguei até jogar recentemente: o louvável Fifa 97 para Mega Drive!


Por que amo esse jogo?
Conheci a série se não me falhe a memória, foi pelo Fifa 95, que era de PC. Não cheguei a jogar a versão completa, mas tenho na memória rápidas partidas do jogo pelo MS-DOS - que veio naquelas revistas de jogos que traziam CDs com demonstrações (a mesma que me apresentou Doom e que hoje me fez ter todos os jogos clássicos originais da Steam e que já foram resenhados aqui). Mais tarde, cheguei a ver de longe uma versão do Super Nintendo no aniversário de um amigo - mas contato direto mesmo, foi com a versão 96 do Master System.

O jogo feito para o console 8 bit da Sega era incrível, principalmente por estar em português. Só que o seu problema é que ele se propunha a ser um jogo para UM JOGADOR! O que estragava parte da diversão, uma vez que foi o único jogo de esporte em toda a minha vida, que vi que só dava para um player. Mas foi através dos campeonatos contra a CPU que pude "desenvolver uma perícia" no jogo. Anos depois, recebi meu primeiro computador através de um primo meu e mais tarde, ganhe outro de uma amiga. Ambos eram velhos demais, mas suportavam jogos como Doom e emuladores de Mega Drive (um bem primata, que tinha menu com desenho de sangue)


E dentre os jogos que conheci através do emulador, foi a versão de Mega do Fifa 96!

Como não tinha console e minha diversão era aquele computador, Fifa 96 de Mega se tornou frequente em nossas partidas. Joguei muito com meu irmão até conseguir a rom do Fifa 97, o que se tornou nosso jogo de futebol principal dentre as diversas rom de Mega que tínhamos no pc. Como meu irmão e eu torcemos para times diferentes (no caso dele, o Fluminense) era bastante divertido jogarmos clássicos com nossos times do coração.

Além de ser um jogo que diferente dos demais de esporte que jogamos (excluindo Internation Super Star Soccer e derivados), você poderia fazer substituições e pequenas estratégias (o que era muito bem-vindo). Me lembro de várias vezes, jogando por horas e com o tempo acabando e alguém tentando empatar a partida. Lembro também das ocasiões que tivemos ao decidir o jogo nas penalidades e nas zoeiras. Por isso, ficou marcado no meu coração!


Só que além de ter times de todo o mundo (só não entendo porque o Vasco era azul neste jogo), a versão 97 de Fifa trazia um novo modo de jogo: uma arena de futsal. Assim, por muitas vezes decidíamos jogar na quadra em vez do campo - e a física era totalmente diferente, com um jogo mais rápido e numa arena menor. Tinha menos jogadores, mas não existia cobrança de lateral.

Foi aqui que realizamos os gols hilários e várias risadas - pois como numa partida de futebol de salão, tudo poderia andar bem até que o adversário conseguisse por mérito, dois ou três gols (ou mais) liquidando a fatura!

Além disso, ele tinha comandos simples e o controle de 3 botões do Mega caía muito bem. Minha análise é baseada em horas e mais horas usando apenas esse joystick! (no caso, era teclado, mas você entendeu!)

Caso você esteja sozinho e não tenha amigo para jogar, o jogo oferece diversas opções de torneio que vão lhe entreter por horas. Para quem jogou esse jogo no passado, vai se divertir ainda mais hoje - que temos a possibilidade de jogar online através de emuladores como o Fuzion.

Por isso, deixo a minha recomendação!

Você pode até mesmo criar seu próprio jogador! (Na qual, aqui é visto pelo sobrenome)


Se quer um bom jogo de esporte, Fifa 97 é bom e ainda lhe permite jogar futsal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts