domingo, 14 de junho de 2020

O desafiador Rayman 1 (Rayman Forever)


Rayman é um jogo de plataforma que deu origem a franquia de mesmo nome. O primeiro jogo da série foi lançado pela Ubi Soft, em 1995. Atualmente existe uma versão pela Gog denominada "Rayman Forever", que é uma edição de 1998 do jogo original. Não há diferença do Rayman Forever para o Rayman original porque este Rayman vendido pela Gog é um pacote especial, contendo além do Rayman Original, um editor de fases, e algumas fases criadas por fãs.

A versão da Gog de Rayman é a resenhada aqui. Mas o jogo também foi lançado para o Playstation 1, bem como outras plataformas.

Tela inicial de Rayman

Vou te falar: Rayman não é tão difícil como CupHead, mas é deveras ponto desafiador. A geração gamer Nutella de hoje jamais zeraria esse jogo. Originalmente, o jogo roda através do DOS-BOX, que é um emulador do clássico sistema operacional MS-DOS (quem tem ou teve computadores mais antigos conhecem muito bem esse sistema).


Durante a partida, Rayman encara desafios em terras encantadas, a fim de salvar criaturas mágicas conhecidas como Electoons, e receber poderes de uma fada chamada Betilla: poderes que incluem agarrar em argolas rosas, correr e também planar. O jogo tem uma estrutura parecida com os antigos Donkey Kong, com o personagem principal dentro de um mapa onde pode escolher as fases. Além disso, com os novos poderes adquiridos, Rayman pode livremente acessar outras áreas das fases que já passou, e assim coletar objetos e salvar outra leva de Electoons. Ao todo, cada fase do game tem cerca de 6 jaulas de Electoons para salvar.

Diferente de outros jogos de plataforma, em Rayman você não matar inimigos pulando em cima deles: precisa socar os monstros na cara. Sobre isso, existe power-ups que aumentam o poder e alcance do seu soco, que são luvas especiais. Além disso, o personagem tem uma barra de energia que varia de 3 à 5 bolinhas, e pode morrer quando cai num campo de espinhos, num buraco, ná água ou então quando perde todas essas bolinhas ao levar dano. Acho escroto você perder todas as bolinhas azuis (espécie de moedas que lhe dão vidas quando chegar à 100) quando morre. No mais, você também ganha vidas fazendo bônus especiais pagando 10 moedas. Esses bônus são chatos para raio!



Digo e repito: o jogo é bastante desafiador. Em algumas partes, até escroto! Procurei informações na internet para complementar minha resenha e acabei descobrindo que o jogo sequer teve playtest! A parte mais escrota do game (na minha opinião) são os chefes do game, onde você vai morrer diversas vezes até DESCOBRIR como causar dano neles. Além disso, para chegar no chefe final, você precisa nada mais nada menos que descobrir e salvar TODOS os Electoons do jogo.

Mesmo com o jogo cometendo diversas escrotices, como os chefes, e também plataformas e inimigos colocados de sacanagem para te matar, empurrando num buraco, ainda sim recomendo esse jogo. Achei as fases muito bem feitas e construídas por sinal, apesar das fases de chefe serem ENORMES, o que desanima um pouco. Abaixo vou deixar o link do jogo pela Gog.

Compre o jogo pela Gog (R$11,99)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts