sexta-feira, 17 de julho de 2020

Cortex Command é aquele jogo de batalha indie que você precisa conhecer


Já compartilhamos alguns vídeos que ensinam a jogar este maravilhoso jogo, mas ainda não tinha feito uma análise sobre o mesmo. Cortex Command é um jogo de ação em 2D, na qual, nos leva para um futuro muito além de nossa imaginação. Onde as pessoas podem retirar os cérebros de seus corpos e assim habitar em robôs para alcançar a vida eterna. Na pele de um mineiro, você explora um planeta cheio de ouro e deverá ser mais esperto para sobreviver com a ameaça de seus rivais, cujo vão querer matá-lo para ter todo ouro para si.

E daí se inicia uma guerra de "mineiros intergaláticos" cujo compram "corpos" de soldados ou máquinas e mais algumas ferramentas para enfrentar seus inimigos. Não há alguma explicação mais lógica, mas o seu personagem tem o poder de controlar e dar ordens aos soldados que você adquire, podendo inclusive, dominar seus corpos se assim achar necessário. Pois há uma nave acima do planeta que está prestes a vender tudo o que é tipo de recruta ou equipamento para torná-lo o número 1 nessa guerra pelo ouro.


Por causa disso, se o cérebro morrer, todos os corpos ou máquinas que ele controlam, também morrem. O que faz dessa guerra por finanças ser tão interessante, recrutando de 1 a 4 jogadores sedentos por dinheiro e dispostos a sepultar de vez seus inimigos em tela dividida (sendo melhor jogador na TV!). É claro que as partidas (conhecidas aqui como campanhas) podem ser entre times, mas uma vez escolhido, não dá para mudar de lado - (como em Age of Empires, por exemplo). Inicialmente, o jogo foi planejado para ser apenas offline, mas após anos de comunidade - no momento em que escrevo essa resenha, eles anunciaram um modo Lan.

Como foi dito, você controla um cérebro robô que representa o próprio jogador. Deixe colhendo ouro em lugares estratégicos para não ser surpreendido pelos adversários! O lado bom de Cortex Command, é que ele apresenta dezenas de armas diferentes, equipamentos e máquinas de combate, que são comprados pelo jogador com ouro. Geralmente, o jogo envia sua entregas por foguete, mas coisas mais pesadas podem ser trazidas em naves. 

O iniciante realmente leva um choque ao descobrir um jogo multiplayer com tantas opções! Mas também, é por causa delas que veio uma barreira aos novos jogadores. Pois se tratando de um jogo recheado de opções de granadas, armas de fogo, ferramentas e até em opções de entrega - o jogador iniciante fica confuso, uma vez que o tutorial do jogo é uma porcaria e não ensina nada a ninguém. Posso dizer que é PIOR TUTORIAL que já vi num jogo, mas felizmente aprendi a jogar e até criei um canal que ensinou muita gente a jogar pela internet. Veja em como aprender a jogar Cortex Command em poucos minutos.


O meu amor pelo jogo me fez criar um canal no youtube dedicado somente a ele (que vez ou outra entra em hiato), mas é onde apresento a série Cortex Command da Zoeira - onde mostro partidas narradas com um tom de humor e como forma de mostrar como o jogo funciona, assista abaixo o especial de um ano do canal:



Como foi dito, você é um cérebro robô que pode comprar soldados, máquinas e ferramentas. A mais importante delas, na minha opinião, é o digger (escavador) que permite você cavar a terra e colher ouro, mas é muito eficiente para dizimar inimigos e atravessar paredes. A física deste game é fora de série, sendo que dependendo do terreno, o personagem pode morrer numa queda e/ou os ataques podem retirar a perna ou braço do oponente, fazendo-o sangrar até a morte...

Acho que não vi em outro jogo de guerra isso ser tão detalhado. O incrível é que facções de robô seguem regras diferentes para soldados humanos. Por exemplo, se um soldado humano perder a perna, ele vai ficar sangrando e dependendo da lesão, poderá morrer. Já um manequim (Dummy) pode perder as pernas e funcionar normalmente - sem seus pés, é claro! No jogo, temos três facções de humanóides e três de máquinas, cada um com sua tecnologia própria e suas diferenças. Não vou entrar em detalhes porque jogando, você já percebe. E se tratando das máquinas, elas são mais evidentes ainda.


Como cada facção possui sua tecnologia e recrutas próprios, comprar itens de outra facção custará bem mais caro. Caso não esteja jogando campanha, mas sim um dos vários modos de jogo (como Bunker Breach, o mais popular e jogado - na qual, você invade a base inimiga atrás do cérebro robô), a compra é livre! Todos os personagens usam uma mochila a jato, que é essencial na guerra, mas podem se abaixar para entrar nos diversos túneis que você ou o adversário cavou, parecendo um formigueiro muita das vezes.

A grande alegria disso tudo, é que ele vem com um editor de fases (cujo eu criei as minhas e já até coloquei na oficina da Steam). E o processo de criação é o mesmo para construir sua base nos demais modos de jogo ou mesmo na própria campanha (talvez eu faça uma postagem ensinando como se faz!)

E não para por aí!


Na oficina Steam você encontra não mapas novos para seus combates, como modos de jogos novos, dezenas de facções com novas tecnologias e diversas novidades. Todas criadas por jogadores da comunidade, na qual, dentro do próprio jogo você liga ou desliga um mod aqui ou outro ali. Mas nem preciso dizer que ligar ou desligar uma modificação, exigirá que reinicie o seu jogo! Sinceramente, eu não sou muito chegado a facções da oficina, mas tem algumas que são realmente legais - e tem até de personagens famosos como Star Wars e Halo.

Se estiver interessado, compre agora o jogo na Steam. Ele custa 35 reais e vai lhe proporcionar muita diversão!

https://store.steampowered.com/app/209670/Cortex_Command/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts