terça-feira, 14 de julho de 2020

Porque Yu Yu Hakusho - Tokubetsu Hen é um dos melhores da franquia


Quem fez parte da "geração Manchete" sabe o quão era emocionante Yu Yu Hakusho. O anime baseado no mangá de Yoshihiro Togashi estava em alta no melhor momento da emissora, que hoje só vive em nossas lembranças. Acredito que devemos muito a Rede Manchete por nos trazer animes maravilhosos e nos apresentado ao mundo dos super-heróis japoneses.

Para os fãs da saga de Yusuke Urameshi (um dos meus personagens preferidos de todos os animes), o primeiro torneio das trevas é a melhor história envolvendo o detetive espiritual. Mas trazer isso para o jogo, não era muito fácil. Mas todos ficavam felizes em incarnar seus personagens favoritos em jogos de luta, até que em 1994, a Nanco lança algo totalmente fora do padrão: o Yu Yu Hakusho: Tokubetsu Hen


Ao traduzir a palavra que da nome ao jogo, ele diz ser ESPECIAL, o que de fato é. O game joga fora tudo o que sabemos sobre jogos de luta, com rounds, comandos direcionais e macetes, para trazer um jogo simples e que proporciona horas e mais horas de diversão. Diferente dos jogos de luta da turma de Urameshi lançada antes, não há um modo história ou algo do tipo: pois o jogo é focado apenas em combate, que é num formato totalmente original e que transporta as lutas do anime para o videogame. O que na minha opinião, o torna como um dos melhores jogos da franquia (ou senão o melhor).

Nele, você pode jogar contra a CPU ou um amigo, decidindo se vai ser combate 1 vs 1 ou por trios (assim como The King of Fighters). No caso de equipes, você tem a opção de escolher quem vai primeiro, de modo a apertar um botão para o adversário não saber quem você escolheu (a mesma coisa foi implementada na série KOF só no 2k2!)

Com a tela dividida entre dois jogadores, você deverá tomar uma decisão rápida para fazer um movimento antes do seu adversário. Para isso, basta ir para um dos lados do direcional e apertar um dos quatro botões do super nintendo. Cada um deles faz alguma coisa, e como na série os personagens possuem diversas técnicas, dá pra imaginar o quão épica serão tais combates. 


Após fazer um movimento, o jogo vai mostrar em animação o resultado. Indo para cima e apertando um dos quatro botões, oferece algum buff para o personagem, ou transformação (caso ele tenha), mas apertando o X, você salta - o que impede se ser pego por ataques corpo a corpo; Indo para trás e apertando algum botão, você usa alguma técnica de bloqueio ou decide bloquear; Indo para frente e apertando algum botão, você oferece um ataque corpo a corpo e caso decida ir para baixo e apertar algum botão, você usará uma das técnicas ofensivas do personagem.

Cada botão oferece uma ação diferente, que pode gastar parte da sua energia (uma barra dourada abaixo) que serve para usar seus poderes. Ataques corpo a corpo não gastam essa barra e serão essenciais quando você não tem energia e precisará acertar o oponente para restabelece-la; Já a barra azul, seria como o fôlego do personagem, que pode ser vítima de técnicas que a reduzem ou perde-la totalmente ao tentar saltar e receber um golpe em cheio, desmaiando.


Quando o personagem desmaia, ele se levanta e a única coisa que tem a fazer é suportar o ataque gratuito que irá receber do adversário. Por essa gama de opções que pode haver numa luta e situações onde dois poderes se chocam e podem se anular ou acertar um dos envolvidos, é o que fazem ser um dos melhores jogos de anime já lançados para o Super Nintendo. Não sei se este jogo existe em uma versão traduzida para o inglês, pois sempre joguei com a rom japonesa.

A princípio, muitos não entendem como funciona a esquiva deste jogo. Me lembro muito bem que meu irmão não entendia como funcionava e até alguns garotos de uma oficina de informática numa escola que eu participava, mas é simples. Dependendo da sua posição, você vai se esquivar ou não. Quando você faz sua ação, a única coisa a fazer é apenas observar - o personagem vai se esquivar ou não dependendo de como foi o ataque e também, por um pouco de sorte. Depois que você entende isso, o jogo se torna fácil.


Me lembro que o único que entendia esse negócio da defesa, era um primo meu. Na qual, já passamos até uma tarde inteira jogando. Me lembro de uma luta, acho que foi a mais difícil que já tive - que durou muito além do normal (não sei o tempo exato, mas demorou muito). Estava jogando com o Yusuke e após usarmos todos os poderes possíveis, a única opção era atacar com os punhos. Praticamente, não havia mais sangue conosco, ou seja, quem levasse o golpe, perderia o jogo. E foram alguns troca de tapas e nenhum deles era acertados, até que venci.

Nunca me esqueci dessa luta por causa da emoção que ela gerou, e como não há tempo neste jogo - perde aquele que cair na arena, da mesma forma que o torneio da trevas.

O jogo é baseado na melhor fase do anime, mas possui personagens do arco seguinte.

Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts