domingo, 13 de dezembro de 2020

Análise completa de Resident Evil - Revelations


Resident Evil - Revelations é um jogo da famosa franquia Resident Evil, lançada originalmente para Nintendo 3DS em 2012. Por conta do seu sucesso no videogame da Nintendo, a Capcom tratou então de criar uma versão para diversas plataformas, incluindo PC. A versão que vou resenhar aqui é para PCs (Steam). O jogo tem uma jogabilidade TOTALMENTE DIFERENTE de outras versões de Resident Evil, continue lendo.



Enquanto, por exemplo, Resident Evil 1 se passava dentro de uma mansão, em Resident Evil - Revelations o jogo é praticamente centrado num cruzeiro abandonado de nome Queen Zenobia. O jogo é dividido em capítulos, e tem sistema automático de saves. Você não precisa passar um capítulo para poder salvar e continuar depois, já que o sistema do jogo salva automaticamente cada checkpoint que você passar na fase. Entre as primeiras diferenças que posso citar aqui é que você não vai comprar armas, gastar pontos para melhorias delas ou menos fazer a clássica combinação de ervas para aumentar seu life.  Sobre as armas, você coloca melhorias nela, que são caixas especiais encontradas em diversos pontos do Queen Zenobia. Essas caixas especiais de melhorias são encaixados nas armas, onde cada uma tem um número limitado de slots (espaços) para serem alocados.



A história do jogo se passa entre os enredos de Resident Evil 4 e Resident Evil 5. A BSAA (grupo criado para combater o terrorismo, onde os personagens de RE fazem parte) estão lutando contra um grupo terrorista chamado Veltro, ou pelo menos, acreditava que era assim. Em uma dessas missões, Jill Valentine e Parker são enviados até um cruzeiro para poder encontrar Chris Redfield e sua parceira Jessica. Conforme eu falei anteriormente, o jogo se passa quase que inteiramente nesse Queen Zenobia, o que achei bem interessante e único para o game. Você controla três grupos de Personagens, em três partes diferentes da mesma história: as duplas Jill Valentine e Parker; Chris e Jessica; e Quint Cetcham e Keith Lumley. Ambos tem sua importância na História, o que não devo me aprofundar aqui. Só sei que rumos da história mudam surpreendentemente.



Entre as novas mecânicas no jogo, temos um aparelho especial que escaneia DNA dos monstros e também encontra itens especiais no cenário, o que é de grande ajuda. A maioria dos monstros derrotados oferecem uma porcentagem, e você ganha 1 erva verde após chegar em 100% no scanner. Sobre os monstros, vemos muitos novos aqui, mas também clássicos como os Hunters. Cada Personagem pode carregar apenas três armas, mas eles podem modificar suas armas ou equipar outras novas (sempre com limite de três armas carregadas) ao encontrar baús especiais (de forma semelhante ao Resident Evil 1) para fazer as trocas.

Além de todas essas mudanças, o sistema de combate é um pouco mais frenético, com os monstros muito mais ágeis e difíceis de abater. No começo, você pode conseguir alguma dificuldade ao lidar com isso, mas depois de um tempo aprende a jogar. Não temos aqui o Quick Time Event, que são eventos especiais que começou no episódio 4 da Série RE, e também você pode esquivar os ataques dos monstros e chefes apertando para frente.



Dá para jogar Resident Evil - Revelations online?!

Não (e sim!). Vou explicar.

A campanha original do jogo você só joga sozinho, e isso é um porre! A inteligência artificial dos seus parceiros é MUITO fraca: eles praticamente não te ajudam a derrotar os monstros, dando tiros no vazio. Outrora, em alguns momentos você também deverá passar algumas partes sozinho. Então, saiba: ainda que tenhas um parceiro (a máquina) te ajudando, é a mesma coisa que nada! A única coisa que você pode aproveitar deles, é equipar suas armas, usando os baús.

Agora, a única forma de jogar Resident Evil - Revelations online em cooperativo é no chamado Modo Raide, que possui diversas fases pro jogador passar. Em um sistema parecido com evoluções de RPG, você ganha EXP (pontos de experiência) a cada desafio concluído, o que faz você avançar alguns níveis. Aqui os inimigos lhe dão pontos ao serem derrotados, bem como atirar em alguns símbolos para poder ganhar outros pontos. Como nos RE mais recentes, esses pontos podem ser usados para a compra de melhoria de armas e armas, mas APENAS para o Modo Raide.

Jogando no Modo Raide...

Só para lembrar: a única forma de jogar Resident Evil - Revelations de modo online cooperativo é usando o Modo Raide. Não se esqueça!

É verdade que Resident Evil - Revelations é o melhor RE já feito?!

Fiquei sabendo que muitas pessoas (ou apenas pessoas!) comentarem que este seria o melhor, ou na pior das hipóteses, um dos melhores jogos da franquia. Discordo totalmente. A história é legal, o jogo é maneiro (parece uma série de TV, mostrando a prévia de cada episódio antes do jogador jogar, isso achei muito legal) mas ele está DE LONGE como melhor jogo da franquia.

Além da falta do modo coop-multiplayer na campanha, o jogo não permite a evolução dos Personagens (na campanha original), como vemos em outros jogos mais recentes da série. Isto é, os monstros não lhe oferecem pontos para evoluir armas, comprar novos equipamentos, e coisas desse tipo. 

Acho que eles tentaram resgatar parte da série original (Resident Evil 1 ao 3) com elementos da nova geração (4 ao 6). Alguns chefes são muito escrotos, ou em algumas partes que você precisa economizar bastante balas, mas não é nada excepcional. Por mais que o jogo seja ótimo, na minha visão, ele é BEM MAIS FÁCIL de fechar do que outros recentes da franquia que resenhamos aqui no blog (veja nossa resenha completa de games aqui). Um ponto positivo é que o jogo é TOTALMENTE explicativo, longe de puzzles complicados e te mostra sempre onde pode ir: muito dificilmente ficarás perdido ao jogá-lo. Outro grande atrativo é que o jogo está traduzido 100% para português, em tradução oficial da CAPCOM. Isso ajuda muito.

Só achei o último chefe um pouco escroto, mas nada tão difícil assim. Tradicionalmente, você pode zerar o jogo em novas dificuldades.

Resident Evil - Revelations está custando R$59,99 na Steam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts