terça-feira, 27 de julho de 2021

Tutorial: Como configurar controle de X-BOX nos seus jogos feitos no Game Maker Studio 2

O GameMaker é um software de criação de jogos bem popular, usado na criação de jogos como Oniken, Odallus, Downwell, Gato Robotto entre outros. 

Pois bem, muitos usuários do Game Maker Studio 2 querem criar seus jogos para PC, mas que sejam utilizáveis em controles de PC, principalmente o de Xbox/Steam. Para isso, siga nosso tutorial bem simples. Não é bicho de sete cabeças.

Configurando os botões de movimentação (Analógico Esquerdo do XBox/PS4)

Para movimentar um Personagem para Esquerda ou direita, antes de tudo você precisa criar uma variável que vai comportar esse evento no objeto que será controlado pelo Player (jogador). Neste caso, você deve criar uma variável para fazer o Personagem mover para a esquerda quando aperta para esquerda no controle/teclado e uma outra variável para mover o Personagem para a direita quando ele aperta o lado direito do analógico ou teclado.

Essas variáveis precisam ser colocadas no evento Step do Objeto Player. Digamos que essas variáveis sejam chamadas de Left e Right.

Assim, no Objeto Player, crie uma Step (Step) e escreva:

left = keyboard_check(ord("A")) or (gamepad_axis_value(0, gp_axislh) < 0)
right = keyboard_check (ord("D")) or (gamepad_axis_value(0, gp_axislh) > 0)
O caso acima foi usado para jogos de plataforma. Mas caso você queira colocar um jogo com múltiplas movimentações (como cima e baixo), utilize também as variáveis up e down.

up = keyboard_check(ord("W")) or (gamepad_axis_value(0, gp_axislv) < 0)
down = keyboard_check(ord("S")) or (gamepad_axis_value(0, gp_axislv) > 0)

Nesse caso, as movimentações ficariam assim:

var left, right, up, down, 

left = keyboard_check(ord("A")) or (gamepad_axis_value(0, gp_axislh) < 0)
right = keyboard_check (ord("D")) or (gamepad_axis_value(0, gp_axislh) > 0)
up = keyboard_check(ord("W")) or (gamepad_axis_value(0, gp_axislv) < 0)
down = keyboard_check(ord("S")) or (gamepad_axis_value(0, gp_axislv) > 0)
reset = keyboard_check_pressed(vk_f5);

x += (right - left) 
y += (down - up) 
DETALHE: No meu projeto aqui, quando coloquei o jogo para as quatro direções ele ficou mexendo, e muito provavelmente não sei se foi alguma coisa no código ou no próprio analógico, que está um pouco sensível e mexe sozinho.

Utilizando os botões do Xbox no seu jogo feito no GameMaker Studio 2

Para utilizar os botões do Xbox no seu jogo, coloque o código gamepad_button_check(valor) ou outros gamepad_button semelhantes. O próprio GameMaker oferece uma lista de códigos (veja foto abaixo)

Foto: Reprodução YoyoGames - Divulgação


Exemplo: no meu jogo de plataforma, coloquei como botão A do Xbox para que o personagem pule. Basicamente coloquei assim no código:

jump = keyboard_check(ord("P")) or (gamepad_button_check(0, gp_face1);

O "0" usado no código do gamepad indica sempre o controle. Nunca deixe de colocar 0 para o controle 1. Para acessar todos os códigos de controle, clique aqui. 

2 comentários:

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts