terça-feira, 10 de agosto de 2021

Serious Sam: The First Encounter é frénetico, divertido e permite coop com tela dividida

Há muitos bons jogos cujo eu só pude conhecer quando mais velho, através de plataformas como a Steam e a Gog. E Serious Sam foi um deles! Lia muito sobre o mesmo em revistas, mas não tinha um "pc poderoso" para rodá-lo - o que não é problemas nos dias de hoje! 


O jogo é um FPS estilo Doom, Quake, entre outros. Mas com diferencial na ação! 


A todo momento você ficará sem fôlego, tendo que se preocupar com hordas e mais hordas de inimigos com diferentes habilidades - optando qual você aniquila primeiro enquanto desvia dos ataques dos demais. O game nos proporciona campos bem abertos feitos justamente para que os jogadores tenham liberdade para se mover e evitar ser atingido pelas dezenas de inimigos.


Enquanto Doom, Quake, Dukenuken e jogos do mercado possuíam mapas complexos cuja novas salas eram acessadas através de alavancas ou chaves - aqui temos um desafio bem simples de matar ou morrer! Não espere encontrar chaves ou puzzles para acessar algum local, tudo se resume a escapar dos inimigos esquivando-se de seus golpes e mandando-os pro inferno com um vasto arsenal de armas. Matando todos os canalhas a sua vista abrem o caminho para uma nova sala ou área e o legal é que quando você a acessa, o jogo não permite que você volte. 

Não há muita exploração, há chacina! Por isso, nunca deixe de usufruir do f6 (que é o quick save), na qual, o jogo já carrega assim que você morre (o que vai acontecer milhares de vezes) - mas nunca se esqueça de salvar o seu progresso, ok? Existe a opção para você dividir a diversão com um ou mais amigos, seja em em rede ou online (não sei se funciona ao certo, porque não testei) - mas, caso tenha alguém na sua casa, pode jogar com ele através da tela dividida (desde que alguém use um controle ou vocês conectem um segundo mouse).


Para multiplayer ou mesmo jogar em terceira pessoa, você não precisa jogar com Sam. Há diversos personagens (alguns bizarros) que você pode desfrutar sua aventura! O que é um prato cheio para campanhas multi-jogador.


Sobre os monstros, há de diversos tamanhos e alguns bem cômicos e originais. Como um cara sem cabeça que vem correndo segurando duas bombas (e vem gritando ainda por cima! Mas como faz isso sem cabeça?) O jogo apresenta um menu que mostra os detalhes de todas as armas e histórico dos monstros. Algumas vezes, você será encurralado no melhor estilo Doom e terá que se virar em alguns ambientes apertados - fazendo o jogo bem difícil, o que o torna bastante interessante.

É um jogo que carrega a mesma essência de games mestres como Doom, Quake, Duke Nuken 3D e outros e aplica numa jogabilidade totalmente nova. Aqui você deverá se especializar em derrotar hordas de monstros e são muitos mesmo! 


Assim como Quake, Unreal e jogos que vieram no fim de 99 e início dos anos 2000, você não tem um mapa para se guiar - o que não é problema! Pois os estágios são grandes, simples e divididos em partes. Você precisará passar por alguma tarefa (que é exterminar todos os monstros na maioria das vezes) para passar. Não há puzzles complexos, no máximo, juntar X itens no cenário e você estará pronto para a próxima sala.

O game também apresenta a opção de jogá-lo em terceira pessoa (para isso, aperte o H), mas acho bem interessante o modo tela dividida para jogar com um amigo. Sobre os gráficos, eles são bem legais para a época e você tem a opção de usar gráficos mais simples (caso não tenha placa de vídeo). Enquanto em Daikatana (cujo já analisamos no blog), Jonh Romero queria um game complexo com viagens no tempo e uma variação sem igual de monstros e armas, aqui em Serious Sam eles se preocuparam apenas em criar um jogo divertido.


E Serious Sam é... apelão demais as vezes... mas é!


Mais frenético ainda jogando multiplayer, acredito.


Compre agora pelo link abaixo na Gog (R$12,00)


https://www.gog.com/game/serious_sam_the_first_encounter


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts