terça-feira, 16 de novembro de 2021

Como Ori and The Blind Forest: Definive Edition é magnífico!

Conheci a franquia Ori no Youtube, ainda na época de seu lançamento. Tido como jogo inovador no recém-lançado X-box One, da Microsoft. Fiquei empolgado pelos gráficos e pelo estilo de jogo, mas um pouco chateado por não ter o videogame (e condições financeiras) para jogá-lo. Mas assim como foi com o Steamworld Dig (cujo já escrevi resenha dele no blog), o tempo passou e eu pude - graças a plataforma da Gog, comprá-lo para a minha biblioteca e desfrutá-lo.


Como usei um controle de x-box 360, acredito que tive uma experiência similar a que teria se tivesse jogado sua versão para XONE; Para os que tem desejo de comprar o jogo, a primeira coisa que vocês devem saber é que ele vem 100% já traduzido para o nosso idioma, trazendo a aventura de uma criaturinha, na qual, em estilo metroidvania, você viaja por diferentes partes do mundo e enfrentando inimigos de habilidades parecidas.

A história é até bonitinha, mas vou deixar um vídeo abaixo na qual explica todo o enredo resumidamente. Uma vez que mesmo sendo feito de uma forma tão simples, ela está dividida em pedaços, na qual, você entende o que está acontecendo apenas jogando. O maior diferencial de Ori para outros jogos do gênero é que ele não existe um inventário. Seria uma espécie de jogo de plataforma misturada com o famoso metroidvania que conhecemos. Na medida em que sua exploração avança, mais poderes seu personagem recebe- passando por várias áreas. Não há chefes complexos ou algo do tipo, tudo é feito de forma a se parecer como uma animação.


Aqui registros muitos elogios a direção de arte, ela é magnifica. Ainda nem acredito que minha saudosa placa de vídeo conseguiu suportar muito bem. Em Ori, podemos escalar paredes, planar, dar pulo duplo (ou triplo), nadar, destruir pisos ou paredes, dar impulso em inimigos ou em projéteis (entrando dentre os mesmos como um espírito), etc. Cada inimigo morto ou encontrando algumas esferas, seu personagem ganha experiência que serve para lhe oferecer habilidades. A árvore de habilidades é bem simples e todas são habilidades passivas.

Diferente de outros jogos, aqui eles focaram o conceito de plataforma. O jogador não precisa entender o que está acontecendo, mas sabe o que tem que fazer. Alguns trechos eu até assumo que fiquei confuso, mas não chega a ser tão duro com o jogador (qualquer coisa, há detonado na internet para ajudá-lo!). Mas uma coisa eu tenho que elogiar o pessoal da Microsoft: seu gameplay. Apesar de ser focado em saltar, escalar e realizar pequenos puzzles - o game não é repetitivo e toda nova área oferece novos desafios. Com certos poderes você não pode pegar aquele item que aumenta sua vida ou seu espírito, fazendo o jogador ter que se teleportar numa área de teleporte para poder voltar e com sua nova habilidade, aumentar sua vida ou seu espírito.


O jogo possui apenas duas "barras", que são a de vida e a de espírito. A primeira é de fácil entendimento, se você perder todas as esferas de vida, você morre e volta para o checkpoint mais próximo. Já a barra de espírito, permite que o jogador crie feixes de luz no cenário que permitem salvar o seu jogo e transforma-lo num checkpoint (além de dar a opção de gastar seus pontos de experiência na tal árvore de habilidade já citada).

Por ser uma aventura mais voltada para o estilo plataforma do que um metroidvania em si, ele não é tão longo como Hollow Knight, por exemplo (cujo já escrevemos uma postagem sobre ele aqui) - mas é um ótimo jogo. Eu comprei e recomendo demais!  Mas para aqueles que querem saber melhor da história, vou deixar um vídeo abaixo do canal Sandman, cujo explicará todo o roteiro do jogo em poucas palavras.

Compre Ori and The Blind Forest: Definive Edition na Gog (por R$27,50) pelo link abaixo:


https://www.gog.com/game/ori_and_the_blind_forest_definitive_edition

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts