segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

O jogo que demorei quase 10 meses para finalizar (Eterno Módulo 8 do Curso da None)

Eu ainda não comentei sobre isso aqui no blog, mas atualmente um dos editores do blog tem feito um curso de desenvolvimento de jogos, pelo curso da None Class. Provavelmente farei uma matéria sobre o curso assim que terminar ele. No entanto, não posso deixar de publicar aqui a minha jornada para terminar o módulo mais extenso do curso que, no meu caso, foi praticamente uma epopeia.

No curso da None, você aprende a mexer nas plataformas Unity (provavelmente poderemos falar sobre ele em breve assim que tivermos noção dele) e Game Maker Studio 2, com a qual vemos aprendendo. Em ambos os cursos, você passa por módulos para aprender a criação de jogos. No Módulo 8 você vai aprender a criar um jogo de shooter (navinha), aprendendo diversos conceitos da linguagem usada no GameMaker, uma linguagem de programação própria chamada GML - GameMaker Language.




Problemas, problemas e mais problemas...

Comprei o curso no começo de 2021 e terminei os primeiros módulos em uma semana (acho que menos de um mês), até me deparar com o gigantesco módulo 8. Por ter terminado os primeiros módulos logo nos primeiros dias, estava ansioso com mais um. No entanto, diversos motivos me fizeram azedar um pouco no curso: um deles, talvez o principal, seria a criação de um jogo de navinha, que eu odeio.

De tanto mexer no jogo (para entender os conceitos dele), acabei fazendo uma porcaria no jogo, com a qual deixei o jogo tão bugado que não sabia como consertar. Decidi então REFAZER o módulo 8 do começo no PC que eu tinha, que era presente de um amigo. O PC já tava capengando e eu estava enrolando para não investir em um novo. No meio desse processo, esse PC queimou e fui obrigado a comprar um novo as pressas. Quem não sabe, eu trabalho profissionalmente com o computador, porque sou editor do site Flunômeno. Comprei o PC novo e continuei com o módulo. Como estava repetindo o módulo, fazia num dia uma média de 2 ou 3 aulas, mas fiquei vários dias de hiato.

O PC que comprei deu problema e a assistência técnica falou que tinha que formatar. E eu, burro que sou, esqueci de salvar o arquivo no HD 2 do PC (e não na SSD), o que me fez perder o arquivo. Por sorte, ainda tinha um arquivo do jogo, que me obrigou a voltar apenas algumas aulas (quase repito o curso pela segunda vez). Fui fazendo algumas coisas, num ritmo bem lento. Por fim, o GameMaker atualizou e não consegui fazer algumas aulas do curso no projeto, como iniciar as sequências. Tive que fazer um malabarismo de código para encaixar o jogo sem sequências no game.

Nesse meio tempo, fiz meu primeiro jogo realmente sozinho, que é um clone do Moon Patroll, que já publiquei aqui no blog.

Hoje estou feliz por ter terminado esse shooter, que começou no dia 23 de Abril de 2021, sendo terminado no dia 10 de Janeiro de 2022. As próprias sprites do jogo que criei  no meu primeiro jogo (clone do Moon Patroll) foram retiradas desse Módulo 8, do curso da None.

Onde está o jogo?!

O jogo está pronto e sem bugs. No entanto, decidi por enquanto não publicar o jogo. Eu tenho a licença do GameMaker e consigo criar os jogos sem problemas. Como existem outros na internet bem mais completos que o meu, me reservei no espaço de apenas divulgar essa história.

Moral da história é: NÃO DESISTA dos seus projetos, dos seus sonhos! Fui em frente e agora finalmente sai do eterno módulo 8 do curso da NoneClass! Quando terminar o curso falo da experiência dele aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts