segunda-feira, 11 de abril de 2022

Conheça Paladins, um jogo com um pouco de Team Fortress e um pouco de LoL

Perdi a época do lançamento do famoso game Overwatch da Blizzard, que virou moda lá pelos idos de 2016 se não me falhe a memória. Me lembro de ouvir relatos de um amigo meu (que foi parecido de colega quando estudava desenho) que diziam: "nunca gostei de jogar games de tiro, mas gostei de Overwatch". 


Mas a sua análise não é sobre Paladins? O que tem haver Overwatch?


Diante do sucesso do jogo da mesma produtora de títulos como Diablo e Warcraft, surgiu uma opção gratuita que hoje acredito estar muito popular - a que estamos usando nesta análise; Segundo a página da Steam deste game, é dito que o mesmo possui mais de 25 milhões de jogadores. Então, na época para os que não tinham condições de se divertir com Overwatch, iam para o Paladins.

E como é o jogo?

Paladins segue a mesma linha de seu concorrente, com a facilidade de ser gratuito. Aqui, encontramos uma mistura de Team Fortress 2 (que já analisei no blog) com League of Legends. As partidas duram cerca de dez minutos e como num bom jogo arcade, você está ali para trocar tiros livremente - sem ouvir nenhum cara chato do seu lado dando instruções ou tiltando a toa. Assim como no famoso game da Valve, existem alguns modos de jogo, como mata a mata, mata a mata em time e um que você escolta um carrinho (quem jogou TF2 sabe como é).

O diferencial aqui é que não existem classes, mas sim, campeões. Assim em games como Valorant (que também já analisei aqui) você deve escolher um personagem que possui diversas habilidades para serem usadas na arena. É um jogo de tiro, mas... há elementos semelhantes a RPG! Como mostrar o dano assim que você atinge um oponente, por exemplo. Os personagens tem skills ativas que são usadas da mesma maneira como Valorant (incluindo uma ultimate). E como num ambiente mais voltado para a estratégia do que um FPS convencional, o número de pontos de vida dos personagens podem variar.


Os personagens são separados em dano, tanque, suporte e agilidade. Tanto que na escolha do seu herói, o jogo mostra acima qual classe já está na equipe; Não existe armas secundárias! Seu personagem usa a sua arma principal sempre, cujo cada um possui suas próprias peculiaridades. Aprender as habilidades do personagem é um processo natural cujo o jogo incentiva aos jogadores a conhecê-los, recebendo recompensas adicionais toda vez que o personagem receba maestria neles.

Maestria é uma espécie de níveis de experiência em um determinado personagem, assim, digamos que se um jogador possui um herói de Maestria 2, ele teria mais experiência do que outro jogador com o mesmo personagem com maestria 1. Algo muito utilizado no LOL! Não rende vantagens alguma, apenas mostram para os demais jogadores o quanto você é experiente com aquele campeão.


Algo que eu tenho que elogiar neste game é o fato dele não prender o jogador a builds ou força-lo a encontrar aquilo o que é mais apelão. Ao iniciar o jogo, o jogador ao apertar a tecla I, pode comprar seus itens, que na verdade, são cards próprios que podem ser evoluídos com experiência ganha nas lutas e que oferecem diversos tipos de buffs, como aumentar os pontos de vida ou diminuir o tempo de recarga das habilidades, por exemplo. Você é livre para comprar e aprimorar esses "cards", sendo que você só poderá usar quatro em campo.

Assim que você ganha mais maestria com um campeão, você recebe a possibilidade de montar seu próprio baralho! Diferente dos "cards" que eu citei e que são comprados durante a luta, em Paladins existem um sistema de baralho com cartas parecidas com as de Magic e que oferecem efeitos passivos. Você é livre para escolher as cartas que quiserem e denominar os seus níveis de poderes, colocando em um campeão específico as habilidades passivas mais apelonas ao seu jeito de jogar. No início, você deve escolher um baralho padrão, mas é algo muito fácil de se construir. 


Como eles lucram?

Assim como qualquer jogo do gênero, existem skins e outros tipos de itens cosméticos que são vendidos nas lojas e custam até que barato (principalmente se comparado ao Grand Chase da Steam, no caso). Mas para aqueles que não tem muitas condições, existe um meio que oferece moeda do jogo assistindo vídeo de anúncio (como em jogos de celular). Além disso, diariamente o jogador tem missões que o incentivam a jogar, o recompensando com gold e outras moedas do jogo - que são essenciais para comprar novos campeões.

Um jogabilidade que atrai pessoas para os FPS

O game é autoexplicativo. Qualquer um que nunca jogou um FPS da vida, em pouco tempo entende do que se trata. Como é mais voltado pra um jogo de estratégia do que um tiro em primeira pessoa, acertar em cheio o seu alvo não é tão importante, mas sim, atirar! O que me fez entender o porque meu amigo e um colega de uma escola de desenho me disseram a mesma coisa: eles se sentiram a vontade para atirar em inimigos sem pressão alguma. E mesclado as habilidades dos personagens, torna tudo fácil e dinâmico ao mesmo tempo. Então, se quer apresentar um FPS ao seu filho ou alguém que você acredita que não tem nenhum senso de jogar FPS no computador, apresente este jogo - ele é gratuito na Steam, na Epic e tudo o que é plataforma - inclusive consoles.


Ele está 100% em português, mas não está dublado. Com uma jogabilidade viciante que agradará a muitos, principalmente porque é aquele jogo online onde apenas nos divertimos sem nos importar se o meu time sabe jogar ou não. Uma sensação muito agradável, a mesma que senti quando jogava o Unreal Tournamente 99 (cujo também tem análise no blog).


A versão usada para esta análise foi a da Steam.


Página para baixar o jogo na Steam:

https://store.steampowered.com/app/444090/Paladins/


Site oficial do jogo:

https://www.paladins.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts