segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Análise sincera de Guns n' Runs

Para os que acompanham nosso blog, puderam notar que tem muitos jogos hardcore aqui resenhados, como Castle in the Darkness ou Volgarr The Viking - que são exemplos de jogos dificílimos que já analisamos aqui. E por esse amor a jogos desse tipo (aqueles que são difíceis pra caramba) decidi comprar para minha coleção o saudoso Guns n' Runs, o jogo estreante da Statera Studio, empresa criada pelo antigo youtuber Jonathan do canal Jon Satella.


Sou inscrito do canal dele desde que o conheci na época que fazia reviews de trailer dos lutadores de KOF 14 (para ver o tempo) e nesse momento pude acompanhar o desejo dele de criar seu próprio jogo de luta. Iniciando na divulgação de outro jogo brasileiro, o tal de Trajes Fatais e passando a criar sua própria empresa e assim, criar seu próprio jogo de luta, um tal de Pocket Bravery.


Enquanto o principal jogo da empresa estava em produção, do nada, eles lançaram o primeiro produto do mercado: o jogo desta resenha. Nos mostrando uma gameplay muito rápida e dinâmica, com pixel art e ilustrações muito bem feitas - incluindo dublagem. Aqui temos um jogo frenético com referências a Mega Man, Metal Slug, Contra e outros jogos.


Mas o que o game tem de bonito e bem feito, tem de desafiador. 


Mesmo acostumado a zerar games difíceis, aqui eles resolveram deixar as coisas a bera do impossível, forçando a você passar o seu tempo para ao morrer diversas vezes, realizar proezas milagrosas em estágios cujo você não acreditava que um ser humano iria passar. Resumidamente, você tem 5 barras de vida e perde uma toda vez que toma dano. Caso você morra, você renasce na primeira sala e ao atravessar a porta, volta para onde parou. Não existem contagem de vidas, aqui é infinito!


A maioria das salas exigirá que você mate todos os monstros para liberar passagem. Que se não o fizer, a porta que libera para a próxima sala não será aberta. O legal é que cada fase possui um tema diferente, com armadilhas próprias, inclusive. O problema é que nos estágios maiores, você vai passar mais de uma hora para vencer o desafio, uma vez que o jogo só salva o progresso se você passou de fase. Voltar ao mapa depois de estar muito avançado na fase não resolve nada, fazendo você voltar para o começo.

Como eu já tinha dito, o desafio aqui é demais. Chega a ser cansativo as vezes (e olha que zerei jogando no controle de Xbox 360). Assim como Metal Slug, você pode se equipar com armas, mas não durarão muito tempo porque é muito fácil você morrer - principalmente nas fases mais avançadas, onde cair na lava, ácido ou ventilador - é morte automática.


Os chefes são legais e até bem feitos. Mas muitos são irritantes por não ter um padrão! Ou seja, ele vai realizar poderes aleatórios sem prévio aviso e com isso, você pode morrer. Isso me lembra na fase do ácido, onde o Adrian (vilão do jogo que é um espécie de robotinik) entrava com sua nave debaixo do ácido e aparecia em cima do jogador (cujo o espaço dele era do tamanho da plataforma) e não havia nenhum sprite ou algo parecido embaixo para me indicar que ele sairia de lá - você aprende as coisas na marra e na própria dedução.


O jogo é tão difícil que as vezes você se sente um mito após superar desafios que ao seus olhos, eram impossíveis. Mas, com uma jogabilidade tão boa, bem que poderiam torná-lo mais fácil ou até mesmo, criar um modo cooperativo - isso atrairia mais gente. Com a jogabilidade frenética e estágios difíceis a beça, afasta muitos de tentarem prosseguir - o que é uma pena. Se você pensa em zerar esse game como eu, saiba que você ficará irritado - principalmente com as trolagens que o jogo coloca e após você perder dezenas de vidas, que vai finalmente entender como se passa - já que NÃO É INTUITIVO.

Há quatro personagens para escolher, cada um com uma historia diferente. Ainda há mais quatro personagens extras que você também pode destravar jogando (e se irritando). Só que, passar 1h30 ou mais numa única fase - pode não ser o que a maioria quer, então, se quer sofrer e se divertir - esse jogo é para você... mas saiba que foram os designs de fases mais FPD que já vi na vida. Talvez, seja um dos jogos mais difíceis que já joguei na vida.


Talvez, se ele fosse mais fácil - atrairia muito mais pessoas. Pois a jogabilidade é interessante, os gráficos são bem charmosos e os personagens, bastante carismáticos. Não conheci todos ainda porque eu apenas zerei uma vez para escrever essa postagem! Mas eu devo tentar me sacrificar novamente para zerar com outros (tinha fases que eu cansava de ouvir a Yumi gritar após morrer mais uma vez). Se você gosta de desafios acima do permitido, compre o jogo na Steam pelo link abaixo:


https://store.steampowered.com/app/1545700/Guns_N_Runs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts