> Conheça Wolfenstein 3D, o Pai de Doom e de todos outros FPS - Rei dos Games!

sábado, 4 de janeiro de 2020

Conheça Wolfenstein 3D, o Pai de Doom e de todos outros FPS

Foto: Reprodução ID Software.
Eu sempre fui fã de RPG, sendo que já escrevi diversos livros virtuais sobre o assunto. Antes de entrar de fato no mundo do RPG, conheci uma revista chamada Dragão Brasil. Quando era garoto, a gente não tinha grana, e a pouca grana que tive aproveitei para ir até a banca de jornal mais próxima da minha casa com meu irmão para poder comprar a Dragão Brasil e tentar aprender um pouco sobre esse hobby chamado RPG, uma das paixões da minha vida.

A banca não tinha naquele dia a Dragão Brasil, mas eles tinham lançado uma revista especial voltada para os videogames, em 2000. O nome foi Dragão Brasil games. Na capa havia um detonado sobre Legend of Mana (2001) e diversas outras matérias.

Capa da revista que comprei na época. Desculpe a qualidade da imagem, foi a única que encontrei na internet.
Foi nesta revista que conheci pela primeira vez na minha vida o clássico Wolfenstein 3D. Gostei muito, mas nem esperava que poucos anos depois estaria rodando ele em casa. Na verdade, nem computador eu tinha na época, e ele não era tão mais em conta quanto é hoje. A matéria, por sinal, é muito boa e explica bastante coisa sobre o jogo e sua história, com uma diagramação excelente. Pelo menos, foi isso o que eu achei, né...

Caixa do Jogo original para PC. Foto: Divulgação

Em um mundo sem internet (ou não tão popular assim) a grande estratégia da Id software foi disponibilizar versões demo gratuitamente. Foi assim que conheci as demos de Doom, Quake 1 e também Wolfenstein 3D. Foi a partir da demo de Wolf3D que escrevi minha PRIMEIRA ADAPTAÇÃO PARA RPG, que foi publicada no site da Daemon Editora, em 2006 (eu acho). Caso queira baixar o netbook grátis no 4shared, clique aqui.

Depois que conheci Return to Castle Wolfenstein, finalmente pude comprar na Steam a versão completa de Wolfenstein 3D, com a qual trago a resenha para vocês aqui no blog. Enquanto na versão Demo você tinha apenas 1 capítulo (o primeiro), na versão completa você tem acesso a seis capítulos diferentes. Mas vale uma ressalva: quando foi lançado, Wolf3D foi criado para ter apenas três capítulos, que são estes:


  • Episódio 1 – Fuga de Wolfenstein: Aqui é o inicio de toda a aventura. Desafie os cães de guerra, guardas, policiais e o temível Guarda-Chefe para passar para o próximo castelo. Seu objetivo é sair das prisões de Wolfenstein.
  • Episodio 2 – Operação: Einfaust: O maníaco Dr. Schabbs conseguiu um modo de reviver alguns recém-mortos, e não é só isso; ele implantou também uma arma-de-fogo no tórax do experimento morto-vivo. Encontre o Dr. Schabbs no castelo Hollehanmer, acabe com ele ou então ele é quem acabara usando soro de reanimação em seu cadáver.
  • Episodio 3 – Morra, Fuhrer, Morra!: Nada melhor que acabar com o mal pela raiz. Acabar com o causador de tudo: Adolf Hitler. Refugiado no edifício Reichstag, ele não terá medo de enfrenta-lo. Usando uma grande armadura cyber-verde ele arrasa aqui. Depois que destruir a armadura dele, ele fica vulnerável aos seus ataques.

Mas o jogo fez tanto sucesso, que uma nova versão com três capítulos adicionais foi criada. Essa versão é a versão que é vendida na Steam (link no fim da matéria):


  • Episodio 4 – Um segredo Sombrio: Otto Giftmancher é um dos vários cientistas loucos de Hitler. Ele desenvolveu uma das mais temíveis armas de guerra, uma bomba química. Ele está escondido no Castelo Erlagen.
  • Episodio 5 – Julgamento do Insano: Hitler morreu (esperamos) mas sua herança ainda ameaça o mundo. Ainda no Castelo Erlagen, Grosse não deixará escapar com os planos secretos de Hitler.
  • Episodio 6 - Confronto: Para completar a missão deve se deter o General Fettgesicht de soltar um sinistro gás mortal, uma arma química de alto teor de destruição que ainda pode destruir o mundo. Osplanos encontrados no castelo anterior (Episodio quatro e 5) levam direto ao covil do chefão e a ameaça suprema no mundo de Wolfenstein. 
A História Básica de Wolfenstein 3D

B.J. Blazkowickz é o personagem principal do jogo. Ele acabou sendo capturado ao tentar encontrar os planos da Operação Eisenfaust. Blazkowickz então foi levado para Wolfenstein, uma grande fortaleza cercada por centenas de milhares de nazistas e por grandes castelos..

Porém, B.J consegue escapar persuadindo o guarda que o interrogava, pegando sua faca e pistola. E agora ele precisa sair do castelo, mas antes vai impedir os planos dos Nazistas. Wolf é dividido em seis grandes capítulos (como listamos acima), dividida em nove partes.

O que eu achei da jogabilidade de Wolfenstein 3D

Com toda certeza, um jogo a frente do seu tempo. Alguns erros cometidos em Wolf3D foram essenciais para evolução para a produção do clássico Doom. Alguns eu vou listar abaixo:



  1. Pontuação: Wolf3D foi o que eu origem ao gênero FPS (tiro em primeira pessoa). Como na época do seu lançamento, grande parte dos gamers viviam em arcades, disputando quem fazia mais pontos. Isso também acontece em Wolf3D. Existem tesouros a serem coletados, que aumentam a pontuação do jogador. Ao fim de cada capítulo, há um ranking com os jogadores que melhor pontuaram. Em Doom, por exemplo, eles abandonaram essa mecânica (ainda bem!). 
  2. Vidas: A pontuação pode fazer você ganhar mais vidas, mas isso é dispensável em Wolfenstein 3D por dois claros motivos: 1) Você já usa o comando de salvar o jogo a qualquer momento, podendo voltar de onde morreu em segundos. 2) Não vale a pena gastar vidas, porque quando você morre volta sem as armas que pegou. Isso não tem lógica. Por essa razão, ainda bem que o conceito de vidas foi abandonado em Doom e sucessores. 
  3. Falta de Armadura: Os inimigos em Wolfenstein 3D causam MUITO dano, e sua barra de HP acaba rapidinho. Esse jogo faltou o conceito de Armaduras, que tiram parte do dano. Algo que começou a ser implantado em Doom, mas fez muita falta nesse jogo também. Aliás, o conceito de Armadura é visto em QUALQUER FPS!

A jogabilidade é agradável. Não há bugs no jogo. Acho que um dos defeitos do jogo é que em uma das fases você só acha a chave especial se encontrar uma porta secreta, o que vai forçá-lo a ficar apertando ESPAÇO em todas as paredes do jogo para encontrar novas passagens. As fases também são muito bem feitas, apesar que algumas podem te fazer prender por um bom tempo. Mas disponibilizamos aqui no blog todos os mapas do jogo.

Aqui no blog também já mostramos um CHEAT CODE de Wolfenstein 3D. Antes de Doom surgir, Wolf3D teve uma continuação chamada Spear of Destiny, com a qual vamos falar em breve aqui no blog também.

O jogo é bem legal, recomendado para todos fãs de Doom, Quake e qualquer FPS. Saiba como esse gênero de jogo surgiu. Você pode comprar o jogo na Steam.

Compre agora na Steam (R$8,99)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts