quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Vamos falar sobre Quake?!

Aqui no blog a primeira postagem que fiz sobre o Quake foi a versão em Português lançada para a antiga plataforma brasileira Zeebo. Hoje, no entanto, gostaria de falar um pouco sobre a primeira versão do jogo, lançada para os PCs em 1996.

Dos mesmos criadores de Doom e Wolfenstein 3D, Quake foi o primeiro jogo totalmente 3D da história. Vale lembrar que tanto Doom, Wolf3D e diversos títulos em FPS da época não usavam realmente personagens modelados em 3D, mas sim uma técnica conhecida como Ray casting. Além das inovações (como primeiro jogo modelado em 3D), Quake também aperfeiçoou a mecânica de jogos em rede e também online, como também rendeu uma franquia de sucesso como sucessor do Doom, além do próprio evento da Id Software (empresa que produz todos esses jogos) chamada de Quakecon, que acontece até hoje. No entanto, vamos falar apenas do Quake 1 para PC neste post.

Vale muito a pena conhecer Quake 1

Numa época onde as pessoas não tinham tanto acesso a internet como hoje, o marketing de Quake seguiu os mesmos dos seus antecessores Wolfenstein e Doom: uma versão demonstração era disponibilizada, com o primeiro capítulo do jogo disponível. Quem quisesse comprar a versão original, poderia adquiri-la pelos correios ou em outras lojas. Mesmo assim, com a popularização da internet na época (ainda que estivesse no começo) era possível encontrar alguns sites de downloads piratas com a versão completa do jogo.

Foto: Reprodução 
E por quê digo isto?! Meus primeiros PCs eram muito antigos, e Quake surgia como grande alternativa. Joguei muito a versão demonstração do jogo. Depois que apareceu a Steam, pude finalmente jogar a versão completa. No fim da matéria, vamos deixar a versão de compra desse jogo.

Na versão demo, havia apenas o primeiro capítulo. Diferente do antecessor Doom, em Quake o Personagem poderia pular, cair na água para nadar (e morrer afogado), como uma lista de armas bem diferentes. A demo do jogo pode te entreter por horas. Além disso, essa foi a primeira vez num FPS que você poderia "olhar pra cima e pra baixo", podendo atacar inimigos em plataformas superiores ou inferiores. 

Foto: Reprodução
Com a versão original (que você pode adquirir pela Steam, repito!) você tem acesso aos demais capítulos. Inclusive, você pode escolher a ordem dos capítulos que deseja começar. Cada capítulo é bem complexo, mas as fases são muito originais. São geniais! Gostei muito de todos os capítulos do jogo, gostei muito das fases.

Motivos para poder comprar Quake 1

Esse jogo é tão leve que nem requer placa de vídeo para poder jogar. No entanto, atualmente só é possível jogar em rede com ele (não podendo ter partidas online). Se você tem um PC bem antigo, pode comprar, que ele vai rodar de boas.

Ao que parece, Quake tinha sido criado para ser originalmente um jogo de RPG, mas como um ex funcionário da Id Software estava criando um jogo de tiro (Daikatana), eles pareceram mudar de ideia e criar um novo jogo de tiro. Vale lembrar que Jhon Carmack é um jogador de RPG assíduo. O próprio Doom nasceu por causa de uma campanha de Dungeons & Dragons. Repare que muitas fases de Quake 1 remontam um cenário de fantasia medieval, como castelos, etc.

Quake 1 teve mais duas expansões, chamadas de Quake Mission Pack 1: Scourge of Armagon e Quake Mission Pack 2: Dissolution of Eternity, com a qual vamos falar em breve aqui no blog. E vocês, o que acham disso?! Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Comprar Quake 1 (Steam) (R$17,99)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts