quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

The King of Fighters 2002 UM é um dos melhores jogos e lutas já lançado


Para quem acompanhou os tempos de glória da SNK, viu a ascensão do seu maior jogo de luta até o fiasco que a série conseguiu se tornar após o fracasso KOF 2003, que na época, tentaram inovar com um sistema de batalha novo que iria contra o que a própria franquia construiu - feito as pressas e com um modo arcade que não agrava nenhum pouco.

É incrível como a empresa japonesa conseguiu após ter lançado o jogo com a melhor jogabilidade até então (2002), lançar uma continuação que consegue ser pior que a do primeiro jogo da série; É certo que tem personagens interessantes, mas a jogabilidade é horrível! Principalmente quem jogava dividindo a ficha com os amigos (como é o meu caso), onde usava um personagem dos três, mas que agora, deveria trocar de lugar rapidamente com o amigo caso tenha sido nocauteado pela CPU.


Só que após lançar novos games que não foram muito além, em 2009, a empresa resolveu criar uma atualização do seu último sucesso - acrescentando velhos conhecidos e melhorando a jogabilidade. Principalmente, porque neste ano, as mecânicas do KOF 2k2 já estavam ultrapassadas e o jogo já tinha se tornado cheio de bugs e já estava totalmente quebrado. (Coisas como especiais duplos serem executados sem estourar, é uma delas.)

Tenho certeza que essa foi uma tentativa de levantar a franquia após alguns lançamentos que não deram muito certo. Lembro que quando saiu, por ser jogador de KOF, todos queriam conhecer esse novo jogo - um novo 2002 atualizado. O jogo saiu para Playstation 2 e mais tarde, no Xbox360. Já a versão da Steam (aquela em que eu tenho), começou a ser comercializada em 2015.

Para aqueles que nunca jogaram um KOF na vida ou mesmo já jogaram algum título da franquia, vão ter uma excelente experiência com os amigos (uma vez que o modo online é difícil de encontrar pessoas). A tela é recheada de personagens com mais variados golpes e alguns, possuem uma versão alternativa (como o Takuma, Robert e Kensou do KOF 2000 - que também receberam um especial Ultra como todo personagem de KOF 2k2). Outra coisa interessante, é que nele temos a personagem King, uma das lutadoras mais conhecidas do jogo e que tinha ficado de fora do Kof clássico. Aqui ela aparece e está bastante equilibrada.


Para quem jogou o 2k2, vai perceber que os personagens são muito mais resistentes a golpes e que os cenários estão bem maiores (o que muda algumas pequenas coisas). Além disso, você tem a opção de realizar um especial duplo ou Ultra sem precisar estourar a barra, mas para isso, deverá gastar 1 especial a mais.

Outra inovação em comparação a versão do ps2, é que todos os chefes já vem liberados (o que não acontece na versão do jogo da Sony, na qual, obriga a você vencer os desafios para destravar os vilões). Mas caso queira usar a roleta para escolher aleatoriamente seu time, recomendo que vá em opções e tire a opção que permite que os chefes caiam na roleta. E ainda falando sobre eles, os mesmos tem o dano bastante reduzido... mesmo que consigam preencher rapidamente sua barra de especiais. Essa é uma medida que equilibra o jogo caso seu amigo queira usar um Rugal ou Clone Zero, por exemplo.

Como Igniz faz parte do jogo, eles tentaram modificar aquele ridículo "100%" aonde com um meia lua para frente fica jogando o inimigo pro alto... ao realizar isso, o vilão vai para trás (nada que uma magia não ajude a macetar). Também temos uma versão alternativa de Geese, (algo como "Geese dos pesadelos" ou algo assim... um cara que como todo chefe, causa pouco dano, mas continua apelão demais...


Alguns 100% e macetes foram removidos do jogo, como o famoso combo da Vanessa. Mas todos os personagens ganharam alguma melhoria e alguns golpes e especiais novos. Também temos os clones de Kyo: Kyo 1, Kyo 2 e Kusanagi - cujo cada um tem sua própria jogabilidade.

Enquanto no clássico 2002, apenas alguns personagens queimavam a barra para fazer combos, aqui a maioria possui essa mecânica (incluindo Daimon, Ralf, Bao, Heidern e outros) fazendo combos mais interessantes visualmente do que o primeiro jogo - principalmente aqueles realizados por Kyo Kusanagi, que recebeu algumas melhorias e agora se tornou um 'protagonista de verdade', uma vez que sempre teve seus golpes removidos e por isso, ficava desequilibrado em relação ao Iori e outros personagens.

Também vale lembrar que não temos o K9999 no jogo... ele foi substituído por Nameless, um ótimo personagem que foi acrescentado por causa do medo que a produtora tinha de ser processada por Katsuhiro Otomo, o criador de Akira. Uma vez que o personagem do KOF seria uma cópia descarada do personagem de seu mangá!


É um jogo perfeito para jogar com amigos e tem um bom custo. Não necessita de placa de vídeo para rodá-lo, mas se tiver uma, tenho certeza que ficará melhor. (Quando comprei esse jogo, estava com um pc bem fraco e sem placa de vídeo e ele rodou de boa, me rendendo horas de diversão). Talvez a única reclamação dele é que não existe um "modo arcade", na verdade, até existe, mas o controle 2 não pode desafiá-lo. O jeito é usar o modo VS que contabiliza as vitórias dos jogadores, o que perde um pouco do charme caso você joga com mais gente e o perdedor sai para dar vaga a mais um jogador - poderiam fazer o modo arcade que nem no fliperama, para dar aquele gosto de "botar contra". 

Mas recomento muito esse jogo por ser bem baratinho (28 reais). Assim, comprando o jogo você terá horas e mais horas de diversão em algo que é considerado por muitos, como o melhor da franquia! Além de contribuir com uma cópia original da SNK, ajudando a empresa a se estabilizar.


O legal é que se você e seu amigo tem o jogo, poderá desafiá-lo cada um em sua casa. Basta apenas criar uma sala e escolher através da lista de amigos, alguém que tenha o jogo e bom combate. Por isso, existe um grupo de jogadores na Steam onde as pessoas se adicionam para jogar com outras através desse recurso. Eu mesmo já joguei várias vezes com pessoas desse grupo e já quase virei a madrugada uma vez quando enfrentava um adversário.

O legal dessa atualização, são as melhorias e os golpes novos. Temos aqui um ambiente conhecido forrado com coisas novas. Você vai se surpreender com as novas habilidades dos queridos personagens e dos outros velhos conhecidos como: Kasumi, Hinako, Lin, Shingo, Heidern e até Xiangfei!

Já os desafios, ensinam um pouco a mecânica do jogo e só destravam os desafios da Steam. Diferente de outras versões, você pode ignorar esse modo de jogo - porque ele foi feito pra você cair na porrada com amigos ou com a CPU)

Veja abaixo uma luta entre dois jogadores profissionais de KOF 2k2 UM e entenda melhor como é esse jogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts