domingo, 21 de junho de 2020

O Grande Desafio - Aventura para D&D 5.0

Foto: Reprodução
O Grande Desafio é uma aventura pronta para qualquer campanha de Dungeons & Dragons 5º Edição. Neste momento gostaria de dar minhas impressões sobre esta aventura, que neste momento acabei de terminar com meu grupo de amigos.

Vou ser totalmente sincero: para quem leu e jogou (mestrou), vou apontar primeiro os pontos negativos que encontrei neste produto para, depois, falar meus pontos positivos sobre o mesmo:

Primeiro, meus pontos negativos...

O Grande Desafio foi escrito por um brasileiro, em inglês, e disponibilizada para venda em pdf no site DM Guild. A propósito, eu nem conhecia esse site quando fiquei sabendo dessa aventura. Apesar de escrita originalmente em inglês, ela acabou sendo traduzida para o português. Em algumas partes, tive dificuldade em lidar com certas partes da aventura, já que o texto não ficou de tão claro entendimento, e isso me confundiu um pouco. Outro fato também é que o livro exige outros livros que não foram publicados pela Galápagos, trazendo monstros que eu tive que adaptar do Livro dos Monstros original. Acho que deveriam trazer um material voltado para o público BR, trazendo monstros apenas dos livros básicos.

Acho que o maior defeito do livro em si foram os nomes dos monstros, que tiveram uma tradução TOTALMENTE diferente do Livro dos Monstros lançados no Brasil, bem como sua indicação onde estariam no Livro dos Monstros. Acho que a aventura teve como base o Monster Manual americano, mas não custava nada o revisor tentar colocar as páginas certas do Livro dos Monstros publicados no Brasil, bem como os nomes da versão em português. Assim sendo, as vezes você procurava um monstro (ele dizia a página que ele estaria no Livro dos Monstros) e ele não estava lá, ou estava com um nome totalmente diferente. Em alguns casos, tive que usar monstros no "achismo", porque estavam no Livro dos Monstros, mas com OUTRO nome e página mencionados na aventura. Em outros casos, tive que colocar MONSTROS TOTALMENTE diferentes por não ter os suplementos citados (publicados apenas em inglês na data que mestrei isso).

Agora, meus pontos positivos...

Apesar de todas essas adaptações, a aventura não foi ruim. Me diverti abeça...

Logo no começo o pessoal gostou porque ficou bem parecido com o clima do filme "Jogos Mortais". Também achei as armadilhas bem interessantes. Acho que fechamos a aventura em 15 horas de jogatina. Essa aventura é baseada em três níveis, com GRANDES DIFERENÇAS de um para o outro. Só não concordei em dar níveis para cada nível completado. Mesmo assim, meu grupo conseguiu vencer O Grande Desafio no Nível 8.

No meu caso, VALEU MUITO a pena investir nesse material, ainda mais quem é GM: um dos trabalhos do GM é construir suas próprias aventuras, e isso é deveras cansativo. Com o Grande Desafio, deu para jogar umas 3 ou 4 sessões, com monstros, armadilhas, enigmas, uma história a fundo (no meu grupo, modificada, para entrar em contexto da campanha). O meu grupo quase caiu várias vezes, mas pelo menos eles foram capazes de cumprir O Grande Desafio.

Outra coisa que preciso ressaltar é a qualidade do material: não vi erros de digitação, e o material é bem diagramado, parecendo muito com os livros de D&D originais da 5ª Edição. Meu pai quase teve um "piri-baque" quando viu o quanto de tinta gastou a impressão (mesmo que em preto e branco), mas não reclamou muito porque paguei a recarga do cartucho.

Não vou mentir: gostei muito do livro. Se você quer desafiar seu grupo, compre O Grande Desafio. No mais, esse livro pode ser encaixada em QUALQUER campanha existente de RPG. Aqui mesmo, aconteceu na minha campanha, no mundo que estou construindo atualmente. Se você tem Paypal, ou cartão de crédito, adquira já esse produto clicando aqui.

Detalhe da aventura na minha mesa ontem.

Conclusões finais...

Acho que o autor deste livro (Christian Zeuch, que até me tornei amigo dele no Facebook) deveria pelo menos dar uma revisão para esta aventura: revisando o nome dos monstros, bem como trazendo livros apenas do livro básico publicado no Brasil já seria de tão tamanho. Não sei se foi por causa da tradução, mas em alguns casos tive que adaptar monstros e um pouco a história, por não entender muito bem como estava a coisa.

Bem, não vou entrar muito a fundo nessa questão porque não quero dar spoiler. Porém, para mim o investimento valeu muito a pena. Aenor, vencemos seu desafio! 

3 comentários:

  1. Oi Thiago, obrigado pela resenha! Vou criar uma errata para considerar a Galapagos e a próxima tradução já conterá tudo por ela!!

    :)

    ResponderExcluir
  2. E por sinal, já criei uma versão para impressão tb, sem imagems e sem fundo!

    ResponderExcluir

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts