sexta-feira, 2 de abril de 2021

Dungeons & Dragons - Manual de Conversão (Skip Willians)


Finalmente tenho essa raridade em minhas mãos e gostaria de falar um pouco sobre ela aqui no blog! O D&D - Manual de Conversão, era um manual que era dado de brinde a quem comprava os três livros básicos de D&D 3ª Edição.

Talvez você não saiba, mas até o ano 2000 a marca Dungeons & Dragons era conhecida como AD&D - Advanced Dungeons & Dragons, com seus títulos sendo produzidos ainda pela empresa fundada por Gary Gygax, a TSR. Com problemas financeiros, a empresa faliu e foi comprada pela Wizard of the Coast, empresa que cresceu muito através do jogo de cartas Magic: the Gathering.

Quando a WotC assumiu a TSR, ainda em 1999, criou uma nova edição de AD&D, conhecida agora como Dungeons & Dragons 3ª Edição, ou D&D 3.0. Como AD&D na época ainda era soberano como maior RPG do mundo, os jogadores enfrentariam muitos problemas com a atualização de regras. Por conta disso, o Manual de Conversão, escrito por Skip Willians (um dos designs da 3ª edição), viria como um manual capaz de atualizar as fichas de AD&D para as novas regras.



E sobre o Manual de Conversão

Quem conhece D&D há algum tempo, sabe que as regras da 3ª Edição são MUITO diferentes das regras encontradas em AD&D. O Manual serviria então para conhecer as novas regras. Ele é um livreto (aqui no Brasil, em preto e branco) de apenas 22 páginas, mostrando todas as mudanças de regras, e como migrar os Personagens de AD&D para a 3ª Edição das regras.

A diagramação dos livros segue o padrão da 3ª Edição. O livro mostra claramente como CONVERTER QUALQUER PERSONAGEM de AD&D para D&D 3ª Edição, além de mostrar muitas mudanças nas regras. Joguei pouco AD&D até o momento que escrevi isto, e muita coisa eu nem sabia sobre o jogo. Por exemplo, na página 16 do tomo mostra que existia magias arcanas de cura em AD&D, que foram excluídas do sistema na 3ª edição. Além disso, existem algumas magias que foram totalmente excluídas do D&D, como Detectar Tendência. Há MUITAS MUDANÇAS também nos termos do jogo e também no nome das magias. Isso é interessante até para descobrir um pouco sobre a história e mudança no desenvolvimento do D&D. Diversas revelações tive nesse livro (como estas) que nem sabia. O livro também tem umas fichas de AD&D Karameikos adaptadas (segundo o Manual) as novas regras.



D&D Manual de Conversão nunca foi vendido em lojas, sendo distribuído para jogadores que compravam os livros básicos em 2001 e 2002. É uma raridade. No entanto, seu pdf pode ser disponível na internet para consulta. Felizmente, consegui essa preciosidade aqui em casa.

Um pouco da história do desenvolvimento de D&D nas minhas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts