sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Meu primeiro jogo feito no GameMaker Studio 2



Olá pessoal. Acho que ninguém que me acompanha aqui sabe, mas atualmente tenho dedicado parte do meu tempo para aprender sobre programação de jogos. Desde os primeiros anos da década de 2000 eu conheci o GameMaker, mas como não tinha internet em casa (para pesquisar tutoriais etc), nunca consegui aprender como a mexer. Cheguei a entender bastante o conceito do RPGMaker, que foi meu companheiro por muito tempo e até me levou para entrevistas na TV quando adolescente.

Depois de adulto, cheguei a comprar a licença do programa na Steam e também atualmente tenho feito o curso da NoneClass (atualmente estou no Módulo 8). Seja como for, de acordo com os conceitos que tenho aprendido no curso, tentei fazer um clone de Moon  Patrol, um clássico jogo do Atari, com a qual joguei bastante quando criança.

Para quem não conhece Moon Patrol, veja abaixo um vídeo sobre o jogo.



Iniciando o projeto

A ideia geral começou pensando nos conceitos que tenho aprendido no curso. No curso em si já fazemos alguns clones (como de Pong e Flappy Plane). No entanto, achei que dava para fazer um clone desse Moon Patrol. Aliás, isso foi um desafio para mim. Até por causa disso atrasei muito mais no curso (deixando de fazer as aulas) mas creio que isso foi importante até para meu desenvolvimento. Utilizei as mesmas sprites do módulo 8 do curso, que foram criadas também pelo criador do Dininho Adventures.

Primeiro de tudo eu fiz um protótipo de todo o sistema do jogo. Por me embolar um pouco com os códigos, acabei criando um OUTRO projeto e importando alguns códigos do projeto antigo. Segundo o GameMaker, demorei mais de 10h nesse projeto, o que me consumiu muitos dias na frente do PC. Ali pude ter a certeza que, mesmo um jogo curto e simples como este, é necessário bastante paciência, energia e vontade de continuar fazendo.

A única dificuldade que eu tive foi o sistema de gravidade. Embora existam diversos tutoriais sobre isso na internet, espero chegar na parte do curso que ensina sobre isso. Como não entendo muito dessa parte, simulei um sistema de gravidade onde quando você aperta o botão de pulo ficaria impedido de pular novamente por um período (para evitar repetidos pulos) e, durante esse tempo, você fica caindo. O chão eu fiz uma forma de parede para evitar que o player fique repetidamente caindo.

As sprites foram retiradas do curso. No entanto, os sons e outros peguei da internet. Como não vou ganhar dinheiro com ele (afinal de contas, esse jogo foi usado apenas como objeto de estudo) acho que não tem problema. Achei também um site maneiro onde se baixa diversos sons grátis.

Uma ótima (primeira) experiência na programação (sozinho).

Foi muito legal a primeira experiência que tive como programador de jogos (iniciante). Deu para entender os diversos desafios de quem é do ramo lida. Perdi bastante tempo para criar toda a mecânica, além de outra parte essencial na programação de jogos: bugs! E vieram bastante! E ele veem também quando você não sabe lidar muito bem como programou.

E sobre a programação (linguagem GML) usada no GameMaker Studio 2, acho que a única coisa que tive que consultar no curso foi sobre o place_meeting, para que os monstros não aparecem dois colados no outro quando são gerados. No mais, todos os outros códigos foram usados sem consulta alguma. Belo trabalho do curso da NoneClass.

Para quem quiser conhecer meu primeiro game, clique ao lado em DOWNLOAD.

3 comentários:

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts