sexta-feira, 29 de outubro de 2021

O impressionante RPGMaker 2003 - Steam (Análise)


O RPGMaker 2003 é a sequência da engine RPGMaker2000, com a qual já falamos aqui no blog. Da mesma forma que seu antecessor, o programa foi distribuído gratuitamente aqui no Brasil graças a versão pirata, traduzida para o inglês pelo Don Miguel.

Diferente do RPGMaker 2000, como o RPGMaker se tornou febre para quem tinha PC na década de 2000, esses programas acabaram recebendo versões totalmente em português, feitas (ou distribuídas) pelas revistas de computador da época, que traziam não apenas os programas como também jogos e muitas novas adições para quem criava jogos no RPGMaker. Lembro-me dessa versão totalmente em português e, agora que comprei a versão da Steam, gostaria de fazer uma pequena análise do mesmo, assim como eu fiz do RPGMaker 2000.

Diferenças do RPG Maker 2000 para RPGMaker 2003

Embora tenha pouco tempo de diferença de ambas versões (três anos ou menos, mais precisamente) o RPGMaker 2003 traz diversas adições poderosas. Ele mantém quase todas as mesmas bases do RPGMaker2000, como Charsets (os bonecos do jogo) e Chipsets (as texturas do jogo, que receberam um tom bem mais moderno) são praticamente os mesmos.

O sistema de combate recebeu grande alteração, tendo agora a visão de lado (como Final Fantasy). 

Sistema de combate no RPGMaker 2003 é igual Final Fantasy antigo...

Os Faceset (rostos dos Personagens) receberam uma atualização.

Faceset do RPGMaker 2000 recebeu um novo desenho no RPGMaker 2003

Fora isso, o sistema de níveis também aumentou. Enquanto no RPGMaker2000 os seus Personagens só poderiam avançar até o Nível 50, aqui no RPGMaker2003 seus Personagens podem chegar até o Nível 99. Além disso, agora os Personagens podem ter Classes, que podem determinar suas habilidades recebidas por nível, o que facilita muito na hora da criação de Personagens do grupo.

Outra coisa interessante que o RPGMaker2003 trouxe de interessante (em comparação a versão 2000) é que o System (a tela de diálogos e menus) agora tem um tom transparente.

Agora as telas de diálogo tem um tom transparente na versão do RPGMaker2003


Diferenças do RPGMaker (pirata) e do original (meu versão Steam)

Quando era adolescente (idos da década de 2000) usei muito o RPGMaker2003, e posso fazer uma comparação se houve mudanças entre a versão original (Steam) e a versão pirata. A princípio, como eu tenho a versão do RPGMaker2000, de cara gostaria de falar que, quando você abre um jogo aqui, não há um bug (baixa FPS) como tem no RPGMaker2000 quando um jogo é aberto em tela cheia.

Além disso, foi incluída na versão Steam um debug que acontece quando o jogador vai apertar F4 ou F5 no meio do jogo (recurso dos jogos feitos no RPGMaker 2000/03 para tamanho de tela), podendo o jogador escolher se o jogo poderá ser rodado no tamanho desejado e também se usará a placa de vídeo ou não. Isso não tinha na versão pirata do Don Miguel.

Menu que aparece quando você aperta F4 ou F5 nos jogos do RPGMaker2003 - Steam

Quem tem o RPGMaker 2000 é necessário comprar o 2003?!

Pode parecer estranho, mas é até RECOMENDADO que você compre, mesmo que não use o RPGMaker 2003 se quiser. E por quê digo isto? Além de poder criar um jogo diferente daqueles criados no RPGMaker2000, a compra do RPGMaker2003 AUMENTARÁ SEUS RECURSOS para a produção de jogos feitos no RPGMaker2000 pois como você comprou a licença dos dois produtos, seus elementos podem ser usados tanto em um como o outro.

Para ser mais claro: o RPGMaker2000 da Steam só vem com um System (tela de diálogo) da cor verde, padrão e bem feito. O do RPGMaker2003 já vem com mais três System, bem mais bonitos. Eu mesmo estou usando no meu projeto do RPGMaker2000.

System do 2003 que usei no meu projeto no RPGMaker2000 deixou o jogo bem mais bonito

Os recursos do RPGMaker2003 podem ser de grande valia para seus projetos no RPGMaker2000. Para ter uma noção, o RPGMaker2000 conta com cerca de 90 músicas (por aí) enquanto no RPGMaker2003 temos um total de novas 151 músicas, deixando você com 241 músicas para seu projeto, novos desenhos de monstros, etc.

Outra coisa interessante também é que, você pode converter seu projeto no RPGMaker2000 para o 2003 (o contrário não pode ser convertido). Embora a versão Steam seja em inglês, o programa é muito simples de mexer e roda praticamente em qualquer computador. Faça isso talvez se os recursos do seu jogo no RPGMaker2000 estão acabando, já que enquanto o RPGMaker2000 comporta até 5.000 itens, classes, magias, etc diferentes, no RPGMaker2003 esses valores pularam para 9.999

O programa tem diversas promoções na Steam. Compre agora ou deixe na sua lista de desejos.

RPGMaker2003 está na Steam (R$36,99)

2 comentários:

  1. Caramba , eu tenho muita vontade de ressuscitar um projeto meu de 12 ANOS atrás , eu posso abrir um projeto de um pirata que eu tenho com o RPG MAKER da Steam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o RPG Maker da Steam, você tem a licença para vender seus jogos (se quiser). Se este projeto seu, que foi construído numa versão "alternativa" utilizar os mesmos gráficos da versão original, não há problema.

      Excluir

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts