sábado, 9 de outubro de 2021

Resenha sobre o RPGMaker VX (Steam)

Em nossa postagem sobre o RPG Maker 2000, falamos um pouco sobre a primeira versão do famoso software para a criação de jogos em estilo RPG. Mas não parou por aí, pois na medida em que foram lançando vários programas novos, conseguimos na época testar todos eles (2003, VX, VX Ace, XP...) e agora aqui temos uma resenha honesta da versão original do programa.


Entenda que o preço pode parecer bem salgado, mas é porque se trata de um software de criação de jogos. Tanto, que com a versão original, você está até autorizado a vender seus jogos - mesmos que tenham desenhos e músicas feito por terceiros. Mas, para aqueles que se divertiam na infância ou adolescência ao criar seus próprios mundos através desses programas, é mais que uma honra adquirir o produto original - uma vez que naquela época (anos 2000) muitos acreditavam que os programas eram gratuitos (devido a sua facilidade em encontrá-los).



Você pode encontrar todas as suas versões a venda na Steam (como o RPG Maker 2000, 2003 e outros). Mas a minha história com o VX é bem especial!


De todos os programas "clássicos" (digo isso em referência aos softwares lançados antes do lançamento do RPG Maker MV) o VX foi o que passei mais tempo. Ele foi lançado em 2008, trazendo uma evolução até o bem mais popular entre o pessoal que participava de fóruns sobre o assunto (XP) chamado de RGSS2 - que utilizava uma linguagem de programação de script baseada na linguagem Ruby. Que permitia aos usuários inserirem scripts de programação em seus jogos, modificando-os como nunca fora visto até então.


O RPG Maker XP foi o pioneiro disso, tendo grande sucesso entre o pessoal dos fóruns e muito material bom foi produzido pelos fãs. Mas, a sua nova versão parece não ter sido a preferida dentre todas elas! Para começar, o RPG Maker VX veio com melhorias na jogabilidade e em sua interface. Agora era mais fácil de se criar os mapas, além da opção de montar sua própria masmorra. Também não precisamos mais criar eventos para colocar nossos baús de tesouro no jogo, tudo era feito com uma opção que aparecia com o simples clique do lado direito do mouse.


Para voltar as origens, o RPG Maker VX tentou se assemelhar ao 2000, tendo um sistema de combate parecido (nada de ver as imagens dos heróis como na versão XP) ao mesmo tempo, que se encerrou os cenários (agora é um fundo borrado que temos, o que pra mim é o máximo!). Ele vem com um novo estilo gráfico e tudo o que se precisa para se criar seu jogo de aventura. Com a opção de por scripts, você poderá turbinar o seu game com diversas coisas - mas nem todos são compatíveis uns com os outros.


A versão Steam vem em inglês e com ela você terá acesso a tudo o que ele pode proporcionar. Temos uma lista interessante com imagens de monstros e algumas músicas (aqui eu vou ser franco com você: elas são bem poucas e a maioria bem simples!) Talvez um defeito para novos usuários com a versão da Steam seja que para traduzir as falas do seu jogo, você precisa acessar a página de scripts! (Não precisa ir só na aba 'Terms' do inventário).


De quebra, é um bom programa mas que diferente da sua versão seguinte (o VX Ace - que é 100% compatível com este programa) não existem dlcs para se comprar na Steam. Mas é um dos RPG Maker que eu mais gosto (e também aquele que eu mais usei e ainda uso!) Você pode comprar a versão original por R$73,00 ou marcar na lista de desejos para aproveitar promoções. 

Compre no link abaixo!


https://store.steampowered.com/app/521880/RPG_Maker_VX/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts