terça-feira, 10 de maio de 2022

GGPO, uma plataforma que iniciou uma geração para os jogos competitivos online


Acho que foi nos idos de 2014 ou 2015 que, procurando na internet sobre alguma forma de jogar KOF online, encontrei uma plataforma conhecida como GGPO! Até antes de me aventurar (criar minha conta) na Steam, passei muitas horas jogando KOF2002 nesta plataforma.

De acordo com o site oficial do GGPO, esse sistema foi criado em 2009, por Tony Cannon, que inclusive também é um dos fundadores da maior feira de campeonatos mundiais, a EVO. De acordo com algumas pesquisas que eu fiz, GGPO é uma sigla para Good Game Peace Out, que significa "bom Jogo fique bem" em inglês. A plataforma era super leve para baixar, com uma série de ROMs (poucas), todas derivadas dos sistemas da SNK ou CAPCOM antigos.

Meu codinome na época era TMR.RJ, isso porque, quando jogava The King of Fighters no Fliperama (e depois migrando pro GGPO), jogava com meu irmão Rodrigo e também meu amigo Maicon. Então a sigla indicava Thiago Rodrigo Maicon. Rio de Janeiro, onde nós moramos. Abaixo tem um vídeo de uma (das muitas) jogatinhas que eu tirava no KOF 2002.


Às vezes, era eu sozinho ou meu irmão que jogava na conta, ou jogavam nós três (cada um com um Personagem no trio de KOF). Como um sistema passível de evolução, no GGPO era muitas vezes MUITO bugado, com muitas quebras de frame, mas isso nunca impediu da gente jogar muitos jogos lá. 

Funciona assim: a gente entrava por salas (cada jogo tem uma sala), que tem um chat. Nesse chat podemos conversar com outros jogadores. Os jogadores disponíveis para os contras poderiam ser clicados. Ao fazer isso, o jogador desafiado escutava uma música do Street Fighter te chamando para o combate, e ele decidia se escolheria jogar ou não. Além de jogar contras, você também poderia assistir as partidas de quem estava jogando. Havia muitas tretas lá entre jogadores, como um tal de Jean de Mauá, que acabou sendo acusado de usar macros, entre outros... Bons tempos!

No GGPO não tínhamos sistema rankeado, contador de partidas, muito lag e também uma pequena biblioteca de jogos disponíveis para rodar. Algo que seria melhorado em uma nova versão, conhecida também como Fightcade. Mesmo assim, com todos esses problemas, dava para jogar e passávamos muitas tardes (e noites também) se divertindo nessa plataforma, conhecendo muitas pessoas. Eu tenho um amigo no Facebook que conquistei graças ao GGPO!

A migração para o Fightcade

Logo do Fightcade 1 - Reprodução


Lembro-me até hoje quando o GGPO chegou ao fim!

Antes de acabar, ele tinha mandado seus jogadores a migrarem para o novo sistema, chamado de Fightcade. Foi difícil fazer a migração, mas na primeira versão já havia uma certa melhora ao GGPO original, com a mesma biblioteca de jogos.

Assim sendo, o Fightcade virou Fightcade 2 (a atual versão), onde você pode jogar diversos jogos além dos fliperamas (como Master System, Megadrive e outros), tendo um sistema rankeado (letras do D ao A, não me lembro se tem a letra S), um contador de vitórias, e um sistema bem melhorado. 

Alternativa LEGAL e GRÁTIS!




Vale lembrar que, através do Piepacker (hoje Jam.gg) você pode jogar alguns jogos antigos (de fliperama) da mesma maneira que Fightcade (online), e totalmente legal, já que esse site é licenciado pelas empresas que produziram esses jogos. Outra coisa interessante é que aqui você NÃO PRECISARÁ baixar nada, sendo seus jogos pelo seu navegador (browser).

Ele também conta com recursos incríveis, como capturar a webcam para você poder mostrar seu rosto e outras utilidades que o Fightcade não tem. Para quem quiser jogar jogos online gratuitamente sem baixar nada (da mesma forma que o GGPO/Fightcade) sem poder instalar nada e também totalmente original, já que eles tem as licenças das empresas que produziram esses games, clique aqui em:

 

Conclusão

Tudo isso iniciou com GGPO, numa época que os jogos online ainda estavam começando! Hoje em dia muitos jogos já possuem um sistema de competitivo online. Hoje em dia, graças aos jogos que tenho (Steam, Epic, GOG, Amazon Gaming... fora as partidas de Lol ou Valorant) fica difícil voltar a jogar algumas partidas em Fightcade, além do mais que já temos os jogos "originais" de Kof.

Mas... se tu quiser jogar um Kof 2002 (das antigas) com algum desconhecido (ou amigos), o Fightcade é uma ótima opção! Joguei muito e recomendo.

Editor deste blog faz lives ao vivo jogando games - https://www.twitch.tv/clodo_rei_da_negev

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts