quarta-feira, 20 de julho de 2022

REGRA ESPECIAL: usando ROLAGENS DE DEFESA em Dungeons & Dragons

Foto: Pixabay

O sistema de Dungeons & Dragons veio diretamente dos jogos de tabuleiro. Aqui no blog fiz uma matéria falando basicamente da história da criação deste RPG. Seja como for, embora tenhamos cinco edições publicadas (em diversas épocas), algumas coisas nunca foram alteradas na mecânica do jogo, entre elas, o sistema de Defesa.

Em D&D (qualquer edição) todo Personagem tem o que chamamos de CA (Classe de Armadura). A partir da 3ª Edição, quanto mais pontos de CA um Personagem tem, mais difícil é ser golpeado por um inimigo. O cálculo da CA depende da Destreza, habilidades de classe, magia, escudos e armaduras. Num combate, quando alguém quer acertar alguém, joga um teste de Ataque, que deve ter um valor IGUAL ou SUPERIOR a CA, mas acho que isso você já sabe. 

Pode ser frustrante para alguns, mas caso um inimigo tenha um valor no ataque que ultrapasse a sua CA, ele te acerta. No entanto, trazemos uma regra nova (criada por mim) que deixaria o jogo ainda mais emocionante, ainda mais em duelos (um contra um).

Regras de duelo em D&D (5ª Edição) - Regras criadas por mim

Em caso de um duelo (1 contra 1), podemos exigir testes de Ataque (como você já conhece) e também testes de Defesa. Vale lembrar que essa regra foi criada por mim e não existe nos livros oficiais. Em caso de alguém acertar o ataque, o defensor precisaria então fazer um teste de defesa.

Mas o que seria então um "teste de Defesa"?!

Em caso de um duelo, a CD (Classe de Dificuldade) seria o valor do teste de ataque do seu inimigo. Você faria um teste rolando 1d20 + Destreza + Armadura + outros bônus normalmente. Nesse caso, você não teria mais CA 10 + esses bônus. Esse CA10 seria substituído por um teste de Defesa, rolando d20.

Na prática seria o seguinte: se alguém tirou 19 no teste de ataque, a CD para o teste de defesa seria então 19. Isso deixaria o combate mais dinâmico.

Regras especiais - rolando apenas DEFESA

Isso não serviria para duelos, mas sim para lutar contra os monstros do Livro dos Monstros D&D 5ª Edição. Nesse caso, os testes de defesa seguiriam os mesmos para a regra de duelos (veja acima), mas os monstros teriam um valor de ataque fixo. 

Nesse caso, somaria o ataque do monstro + 10. Essa seria a CD para esquivar ou defender de um golpe de algum monstro. Seguindo essa regra, um Gigante de Pedra (pag.163 do LdM) teria CD19 para defender seu ataque ou então o ataque de uma Aranha Gigante (pág.319 do LdM) teria CD15 no teste de defesa. Claro que neste caso a campanha (sem rolar ataque dos monstros) ficaria bem mais realista.

Nesse caso (monstros sem rolar o teste de ataque), o DM poderia aumentar em +1 o teste de Defesa para cada dois níveis dos Personagens. Isso ficaria mais justo

Possui alguma dúvida?! Gostou dessas regras?! Deixe seu comentário logo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts