domingo, 24 de setembro de 2023

O melhor Tomb Raider que já joguei: SHADOW OF THE TOMB RAIDER

Sou fã da Lara Croft desde muito tempo, tanto, que tenho no dia em que escrevi essa postagem - quase todos os jogos originais da heroína e muitos deles já resenhei aqui (acho que só não tenho o 4° e o 5° jogo). Então, se você tem alguma dúvida acerca de Shadow of the Tomb Raider, tenho algumas coisas a dizer a você se vale ou não a pena comprá-lo. OBS: a versão desta análise é a Definitive Edition, da Epic Games!


Na postagem O Tomb Raider de 2013: a melhor origem da Lara, falo sobre o jogo que iniciava uma nova trilogia da personagem, explicando um pouco sobre a gameplay e seu sistema. O que permanece aqui, mas de forma bem mais aprimorada e funcional (pelo menos o que eu achei). Infelizmente, por minha ignorância, comecei a jogar este (que era o terceiro título da nova trilogia, em vez do segundo: Rise of the Tomb Raider), o que fará minhas comparações da gameplay, com o do jogo lançado em 2013, e não deste segundo game!).


Acredito que isso foi bom para vê-lo o game com os outros olhos, pois tinha visto comentários de pessoas tratando Shadow of The Tomb Raider como o pior da trilogia, e na verdade, seus puzzles e história, estão MUITO MELHORES que a da origem da Lara. As mecânicas são as mesmas de sempre, mas encontramos meios de explorar o cenário atrás de itens para fazer munições especiais para nossas flechas ou mesmo, itens para nos curar.

Cada loja tem seus próprios itens e muitos deles, são para aprimorar suas armas, como mira lasers ou estojo para carregar mais cartuchos de escopeta. Isso me lembrou quando joguei Assassin's Creed Unity, onde temos esse item a vista no corpo da personagem! Além disso, há missões extras e a oportunidade de interagir com outros NPCs como se fosse um jogo de RPG, o que eu achei muito legal. É claro que algumas missões eu passei com muita raiva. Além disso, temos masmorras extras que são conhecidas como as Tumbas do Desafio, que oferecem habilidades extras se completarem.


Uma das reclamações que vi por aí em comentário de jogadores na internet, é que os "puzzles estavam pouco inspirados em comparação os jogos anteriores". O QUE EU DISCORDO TOTALMENTE! (E olha que sou meio que rato de Tomb Raider!) Ao jogar uma Tumba do Desafio, cheguei a elogiar a mecânica do puzzle uma vez principalmente, porque aquela, não fazia parte da campanha. 


O jogo era tão bom em mecânica quanto em história, que o fechei em dois ou três dias. Teve inclusive, um sábado que sentei para jogar depois do almoço e só fui parar de noite - tendo pausas apenas para ir no banheiro ou tomar uma água. Pois não só os puzzles eram incrivelmente geniais, como também, a história por trás de tudo. Quando eu for jogar o Rise of The Tomb Raider, eu vou entender muito mais... mas se tratando de um final desta saga, eu aprovei muito - principalmente o chefe final, que me lembrou alguns finais de Tomb Raider que fechei.


Por falar em jogos anteriores, você pode ao adentrar em um acampamento - mudar a roupa da Lara, incluindo um modelo do horrível The Angel of The Darkness (o TR que achei uma porcaria, leia minha resenha para saber o motivo) e também, a Lara do TR 2. Além de diversos modelos de roupa! Mas em algumas ocasiões, ela usará a roupa adequada na trama e o jogo mudará sozinho. Você também pode comprar roupas ou até acha-las em suas explorações.


A Lara tem um arsenal com diferentes tipos de armas, como pistola, arcos (com habilidades de tiro alucinógeno, tiro flamejante, etc.) e até um rifle. Estes são encontrados nas lojas e podem ser evoluídos nos acampamentos de acordo com os itens que reuniu em suas aventuras!

O jogo está 100% dublado para nosso idioma e isso aumenta muito a imersão do que os produtores querem nos passar. A história e seus conceitos foram muito bem amarrados, muitas vezes, passando como se fosse um filme, e SEM PONTAS SOLTAS. O que acontece no começo é já uma reflexão do que se torna o fim. Apesar da Lara ser uma personagem fora de série, eles apresentaram personagens cativantes que você praticamente entrava na história. Eu gostei muito do amigo "gordinho" dela (acho que ele estava no jogo da origem, mas não me lembro por ter jogado há muito tempo).


O jogo também me passou o clima de vários jogos que eu joguei, inclusive aqueles que que a Lara tem que enfrentar animais selvagens e sofrer por isso. E juntando o conjunto da obra: história, dublagem, jogabilidade e principalmente, OS MAIORES E ENGENHOSOS PUZZLES que já vi em um jogo da Lara até o momento em que escrevo essa postagem, eu tenho mais que recomendá-lo. Indo além e decretá-lo que FOI O MELHOR TOMB RAIDER que já joguei. Poderão surgir melhores no futuro, com certeza, mas este, está no meu coração. O que me fará jogar mais vezes!


A versão da Epic também contém conquistas, assim como na Steam. E a versão que eu tenho e analisei é desta plataforma. 


Se você quiser comprar (R$145,99), clique no link abaixo: (RECOMENDAMOS MUITO)


https://store.epicgames.com/pt-BR/p/shadow-of-the-tomb-raider

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts