quarta-feira, 1 de julho de 2020

Por que o Mortal Kombat 2 Super Nintendo é o melhor?


O segundo jogo da famosa franquia de jogos de luta é de longe, o meu favorito. Joguei muito as versões de Super Nintendo, Mega Drive e Master System. Atualmente, estou jogando a versão DOS que comprei na gog.com (cujo já até falei sobre o assunto).

Na minha análise sobre o port para Master, falei como conheci o Mortal Kombat 2 e de como fiquei chocado quando vi o Reptile pela primeira vez. Cujo me deixou assustado ao vê-lo arrancar a cabeça do oponente para em seguida, come-la.

Deixando os traumas de lado e fazendo uma análise do jogo em si, é sem dúvida que a versão de Super Nintendo é que mais se aproxima do arcade. Talvez, há coisas nelas que superam até a versão original, principalmente na parte sonora. Não vou entrar em detalhes sobre como o jogo funciona e coisas que já mencionei em outras postagens, mas sim, no que a versão do Snes deixa os demais ports no chinelo.


Antes de mais nada, não sou nenhum baba-ovo da Nintendo. (Na verdade, sou "seguista") Mas a verdade tem que ser dita. Realizar um port praticamente perfeito em um console tão limitado como o Super Nintendo e ainda adicionar coisas novas em relação ao som, é digno de elogios. Sobre comparações, há quem diga que a versão do 32x supera o port da Big N por se parecer mais com o arcade. Cheguei a ver um vídeo do canal Tio John Games, onde ele apresenta os dois jogos em seus respectivos consoles mostrando suas diferenças (ver abaixo).

Para mim está claro que ele queria por a versão do 32x a frente. E seus argumentos são muito bons, mas ao meu ver, é covardia pegar uma versão "melhorada" do Mega Drive que TEM MUITO MAIS ESPAÇO. Vou deixar o vídeo abaixo que ele mostra as diferenças, e são na parte sonora que me fazem preferir a versão do Snes.


A versão de Snes é tão perfeita que anos jogando na casa de amigos ou mesmo na locadora, me lembro da decepção que tive quando conheci a versão de Mega Drive. Um amigo meu que tinha o console, tinha alugado a fita e me chamado para jogar - como na época o pessoal entendia que não existia diferenças entre Snes e Mega (naquele sentido: "é tudo game de 16 bits") imaginei que jogaria aquele jogo com músicas incríveis, também ouvindo os gritos da Kitana quando levava um murro e até nos uivos dos personagens masculinos quando se queimavam com ácido do Reptile... só que foi uma bosta!


Jogo sem dublagem e gráfico horrível em comparação o que pode o Mega.

Só que o jogo não era tão ruim, o que me fez jogar muito no computador com amigos quando a única coisa que tinha era emulador de Mega. Mas minha análise é sobre a versão de Super Nintendo e vamos para ela.

Na versão de Super Nintendo, temos excelentes gráficos e boa jogabilidade. Como dito anteriormente, conheci o jogo por este port e cheguei a sentir um pouco de repulsa quando comprei a versão da Gog. Tudo porque acreditava que o arcade tinha as mesmas coisas da versão de Snes, mas não. A primeira coisa é o efeito de congo a se escutar na tela de escolha de personagem (nem na versão de arcade possui e o próprio Tio John diz isso). Esse efeito eu senti falta quando comecei a jogar a versão da Gog, mas o jogo era daquela maneira mesmo...

Além disso, a risada do Shao Khan só aparece nesta versão (em momentos em que o personagem está quase morto e aparece o aviso 'danger') O que foi uma adição fora de série! Pois aumenta a tensão do combate.

Agora falando sobre alguns detalhes gráficos em comparação ao 32x. Para quem jogou o Snes na época e nunca tocou a mão no console, não há muita diferença. Acredito que a nostalgia falará mais alto! Falo isso porque só fui ver que a versão do console da Sega era isso tudo por causa do vídeo acima, pois usando emulador a anos atrás, tentei jogar a versão deste console e não fiquei muito tempo pois não tinha os sons que eu esperava encontrar. Só fui entender com a análise do Tio Jonh, que me explicou o efeito da tela de escolha de personagem e a risada do chefe quando estamos perto de perder.

Só este detalhe, já é o suficiente. Pois o resto é apenas um pixel maior do que o outro e aparência que não muda praticamente nada. Está certo que o Mega Drive é melhor para jogos de luta, sendo mais rápido nesse quesito. Mas ter tantas qualidade em um cartucho bem mais limitado em comparação com o oponente, trazendo adições que nem o original tem, está na cara que a versão de Super Nintendo está bem mais em conta.

Esta é a minha opinião... mas jogo todas as versões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts