quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Sonic Mania é o Sonic 4 que queríamos!

"O porco-espinho mais famoso do mundo" (logo usado pela Tectoy nos anos 90) falava do mascote que chegou a bater de frente com o Mario, o que todo mundo que conhece games já está cansado de saber. Porém, enquanto o encanador italiano começou a apresentar inovações na era 3D, Sonic fez o caminho oposto, chegando a perder muito de sua popularidade devido a jogos ruins que vieram no Sega Saturn. Está certo que o Sonic Adventure (cujo também já escrevemos uma análise) mudou algumas coisas, mas aquele Sonic raiz não se via mais.

 

Como joguei muito os jogos deles, principalmente o do Master System (cujo já fiz análise aqui no blog) - não fiquei muito empolgado com os games mais novos do ouriço azul. Eles até tentaram nos surpreender com um tal de "Sonic 4" - tentando voltar as origens, mas pelo o que parece, pegaram o Sonic "novo" e tentaram fazer um jogo nos moldes do antigo (e ainda o estragou ao dividir o jogo em dois episódios). 

Vou ser sincero com você, eu nunca joguei Sonic 4, mas pelo o que contam por aí - deve ser uma droga. Mas após lançamentos meio duvidosos e outros que dividiam opiniões, a Sega apostou finalmente na velha fórmula: o Sonic raiz!
 

Se você deseja comprar este jogo e gostaria da opinião de um fã bem tiozão e que passou grande parte da infância e adolescência (sim, amo games e jogarei até ficar bem velho), continue lendo. 

 

Meu primeiro contato com o jogo foi no Playstation 4, ainda no lançamento. Um amigo meu trouxe o console aqui em casa e pude experimentar. A tendência inicial é que fecharíamos o jogo em uma hora, uma vez que meu amigo tinha já um save pronto e pelo tempo, esperava-se estar chegando ao final e após quase 3 horas, percebemos que o jogo é mais comprido do que parece.

Quem jogou Sonic 3 pode não entender o porque existir um sistema de saves uma vez que ele consiste ser um pouco menor que o anterior, mas daríamos conta mais tarde, que ele veio incompleto e que Sonic & Knuckles seria a outra metade. Como a tecnologia na época era outra, não dava para criar um cartucho tão extenso assim! O que em Sonic Mania não encontramos esta barreira - pois há o mesmo sistema de saves e o mesmo número de zonas de uma fusão entre Sonic 3 e Sonic * Knuckles.

 

É nostálgico? Sim!

 

A melhor coisa de Sonic Mania é que ele apresenta muitas fases clássicas dos jogos do Mega, com adições. Existem zonas dos três primeiros jogos principais além de elementos vindo até dos games da Master System (incluindo um chefe do Sonic 2 do console de 8 bits!). Tudo em alta resolução, redesenhado e com elementos inéditos pra franquia - agradando a velha geração, como as crianças. Você pode jogar com Sonic & Tails ou com os personagens separados (incluindo Knuckles) - ou seja, é um Sonic 3 feito com as tecnologias de hoje.

Os bônus também vieram do Sonic 3, na qual você precisa juntar 50 anéis e abrir uma passagem ao chegar no checkpoint (da mesma maneira em que Sonic 2), mas estes apenas oferece a chance de destravar conteúdo extra. Caso queira ir atrás das esmeraldas do caos, terá que acessar os anéis gigantes que estão escondidos pelas fases (da mesma forma que em Sonic 3). Quem conhece as fases do terceiro game do ouriço, vai encontrar de boas tais bônus, cujo ficam nos mesmos locais dos jogos antigos - mesmo que as fases tenham aumentado de tamanho.

 

O bônus para pegar a esmeralda são semelhante ao do Sonic CD, na qual você precisa ir atrás de um veículo que está carregando a esmeralda e para alcança-lo, você precisa pegar esferas azuis para aumentar sua velocidade.

Quem ama a franquia Sonic vai adorar! Principalmente porque a abertura e o final são animações muito bem feitas - cujo nos fazem lembrar do vídeo de abertura de Sonic CD. Se fosse resumir o jogo em uma frase, diria que é um Sonic 3 em HD e com muitas melhorias! E finalizá-lo no final falso o levará pelo menos, de quatro a cinco horas (isso se você for uma lenda!). Não há nada em que você não preste atenção ou não se sinta atraído pela nostalgia, pois reuniram grandes zonas clássicas, a começar por Green Hill!

 

Não irei falar dos itens que você encontra no jogo porque você já conhece todos. Incluindo as proteções de fogo, água e raio visto em Sonic 3! A única novidade seria de um item que permite ao ser atingido, soltar anéis maiores (que vale quase que dezenas e fazem você ter um prejuízo a menos quando é atingido).

 

De fã para fã

Como é que a Sega fez um jogo tão bom? Ao procurar informações sobre o game na internet, descobri que ele foi feito por fãs do ouriço azul (incluindo 2 brasileiros) sendo escalados pela própria empresa - que nos entregou um jogo muito bom! Não gosto de dar notas aos jogos, mas se fosse escalar ele em algum nível, diria que estar muito acima da média em relação aos jogos do personagem desde o lançamento de Sonic & Knuckles!).

 

Minha análise foi baseada na versão Steam, caso tenha vontade de comprar agora, clique no link abaixo:

 

O jogo custa R$37 reais!

https://store.steampowered.com/app/584400/Sonic_Mania/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts