sábado, 13 de março de 2021

O clássico Dangerous Dave (de Jhon Romero)

O grande diferencial do blog "Rei dos Games" é mostrar jogos de todas as épocas possíveis. Demorei muitas horas para chegar ao final deste, e depois de terminá-lo, quero dar minhas considerações a ele. Conheçam agora o clássico Dangerous Dave, criado por Jhon Romero.



Jogo criado pelos mesmos criadores de Doom

Jhon Romero é um criador de jogos para computador, sendo responsável pela criação de clássicos como Wolfenstein 3D e Doom, além do fraquíssimo Daikatana (que ainda vamos resenhar aqui no blog). Antes da ID software ser criada, a equipe por trás do pai dos FPS trabalhou em muitos outros jogos de plataforma, que era tendência na época, como Commander Keen. Eles trabalhavam na empresa Sofidisk e fizeram alguns jogos antes de criarem sua própria empresa, que se chamaria Id Software.

Dangerous Dave foi lançado em 1988 para MS-DOS e Apple II inicialmente. O objetivo do jogo é passar dez fases simples. Sim, o jogo contém apenas dez pequenas fases, mas você vai demorar MUITAS HORAS até descobrir as manhas de cada uma. Eu acho que demorei umas 7 ou 8 horas para conseguir terminar esse jogo. Isso acontece porque não basta encontrar o caminho (a porta de saída) e encontrar uma manha para ela, mas precisa encontrar uma taça dourada, que funciona como uma espécie de chave, para poder avançar ao próximo nível.

Na sua aventura você pode pegar uma Gun (Pistola), que é usada para matar os inimigos. E também temos o Jetpack, que é um impulsionador a jato, que você precisa usar para sobrevoar algumas áreas. O jogo, por ter sido lançado em 1988, tem um visual estranho e pobre, e uma física totalmente estranha, especialmente quando o jogador controla a queda. Isso não chega a ser um problema tão ruim, porque o jogo é bem divertido e você aprende a lidar com isso (a física do jogo). Além das dez fases, você ainda pode encontrar quatro áreas secretas, chamadas de WarpZones, onde podem ganhar mais pontos. Pontos aqui são importantes para comprar vidas, o que é muito fácil perder aqui. Cada 20 mil pontos lhe oferece uma vida extra.

Inspiração em Super Mario Bros

Repare como a capa de Dangerous Dave é semelhante ao primeiro Super Mario Bros

De acordo com o Wikipédia, a Dangerous Dave nasceu como uma inspiração do clássico Super Mario Bros, e ele tem até visual parecido com o primeiro jogo da série, lançado para o Nintendinho, em 1983. A primeira versão do jogo foi lançado para a revista UpTime. Depois, uma versão veio junto com a primeira edição de Catacomb, jogo medieval criado por Jhon Carmack.

Dangerous Dave deu uma origem a uma série de jogos, que devem ser resenhadas aqui no blog muito em breve. A primeira versão do game (esta que resenhei) pode ser encontrada no pacote de jogos Catacomb, vendidos na Gog. O jogo está dentro de Catacomb (1989).

Minha conclusão: é um jogo MUITO divertido e desafiador, como a tendência dos jogos de plataforma dos anos 80-90. Gostei muito desse jogo.

Pacote Catacomb 3D por R$11,99 na Gog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts