quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Catacomb, jogo medieval de masmorras feito pelos criadores de Doom



Aqui no blog já resenhamos diversos jogos da Id Software, que revolucionou a indústria de jogos com os jogos de FPS. Mas não pense que eles só criaram jogos desse gênero. Antes de Doom e Wolfenstein 3D, Jhon Carmack e Jhon Romero produziram diversos outros títulos para computadores. Catacomb é um deles.

Catacomb foi produzido por Jhon Carmack em 1989, ainda pelo selo da Apogee (o mesmo da série Commander Keen). Ele é um jogo de exploração (bem parecido com o clássico Gauntlet), onde você controla um mago que deve sair de uma masmorra (bem parecido com o conceito de Dungeons & Dragons, com a qual a dupla jogava na época, sendo inclusive sua campanha de D&D inspirar a criação do clássico Doom). O jogo tem basicamente 10 níveis, e o jogador não precisa necessariamente limpar o salão matando os monstros, mas precisa encontrar chaves para acessar outros locais do nível e encontrar a saída (conceito esse usado nos jogos posteriores). 


O jogo pode ser terminado em até 30 minutos, mas não pense que é fácil descobrir onde estão as chaves. Alguns níveis (depois do 6, por exemplo) você pode ter que jogar tudo novamente justamente por usar a chave numa porta errada. Então você precisará jogar várias vezes para decorar a dinâmica dos níveis, o que requer tempo e paciência. O jogo usa os controles direcionais (para se movimentar), CTRL para atirar as bolas de fogo (podendo segurar para disparar um tiro maior), ENTER (para usar uma magia num pergaminho) e ALT para atirar numa mesma direção, apesar que acho um botão dispensável. O botão ESPAÇO serve para recuperar a vida perdida (aqui chamado de Body).

Catacomb também vem de brinde com um jogo de Jhon Romero chamado Dangerous Dave, um jogo de plataforma. Vale lembrar que a série Catacomb daria origem a tecnologia usada em Wolfenstein 3D e, consequentemente, Doom, em uma versão do jogo chamada de Catacomb 3D (que rendeu três títulos). Catacomb ainda está disponível para venda através de um pacotão com todas suas versões na Gog. Confira.

Quando zerei o jogo (demorei pouco mais de 1h ou 2h), descobri que o pessoal da Id construiu um editor de mapas próprio para o jogo, onde os jogadores poderiam criar seus próprios níveis. Porém, ele não veio no pacote do jogo e não sei se nem está disponível na internet. O pacotão com todos os jogos da série pode ser comprado por um preço bem camarada na Gog.

Pacote Catacomb 3D por R$11,99 na Gog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts