quarta-feira, 30 de junho de 2021

Vale a pena comprar Quake 3 e Quake 3 Team Arena?!

Tela do Quake 3 Arena 

Como bem sabem, aqui no blog já fizemos as resenhas de Quake 1 (e suas expansões), Quake 2 e Quake 4, que fechou a franquia em grande estilo. Embora não seja segredo de ninguém, o motivo dessa postagem é avisar pessoas que querem comprar (na Steam) as versões de Quake 3 (Quake 3 e Quake 3 Team Arena) para jogar. Será que vale a pena?!

Vale lembrar que, quando Quake 3 foi lançado (em 1999), trouxe um novo marco na história dos videogames, explorando jogos multiplayer, que começavam a nascer. Diferente de seus antecessores, em Quake 3 (e sua expansão, Team Arena) não existem histórias, enredos ou fases para completar. O jogo, como é totalmente focado na experiência multiplayer, apresenta mapas (pequenos) com armas e itens espalhados, esperando pela conexão dos próprios jogadores. Também não há monstros.

Sobre as diferenças entre Quake 3 e Quake 2 (que resenhei no blog), dá para perceber não apenas as melhorias gráficas, mas também uma bela mudança na movimentação do Personagem. O jogo parece MUITO com a série Unreal Tournament. Nesse quesito, acho que tanto o design das fases como conjunto da obra tão grande vantagem do FPS da Epic em comparação ao Quake 3.

Mas vale a pena comprar Quake 3/Team Arena?!

A resposta é NÃO!!!!!!!!!!!!!!

Ambos custam elevadíssimos R$56,99 e, mesmo com a promoção da Steam, o preço baixa para R$17,09! O que também não vale a pena. Mesmo sendo um clássico, não há outra coisa a se fazer em Quake 3 (e em Team Arena) do que jogar partidas multiplayer. E é isso o grande defeito nesse jogo, em pleno ano de 2021 (ou para cima): NÃO EXISTEM PESSOAS PARA JOGAR!

Como estamos atualmente numa era repleta de jogos competitivos online (uma era iniciada pelo próprio Quake) as pessoas jogam mais esses jogos do que o público de Quake. Então, em ambas as expansões você NÃO ENCONTRARÁ NINGUÉM nas salas da Steam. Dá até para jogar SinglePlayer, mas treinando com Bots (da mesma maneira que Counter Strike - Global Offensive), o que não tem graça nenhuma.

Existem diferenças entre Quake 3 e sua expansão Quake 3 - Team Arena?!

Sim, existe. 

Em Quake 3 só temos o módulo de DeathMath, onde os jogadores vão apenas se enfrentar. Na expansão de Quake 3 Arena, existe mais módulos (total de pelo menos 4), como de capturar a bandeira, etc. Nada mais que isso.

Se você viu na Steam, peço que NÃO COMPRE! Quake 3/Team Arena é um jogo multijogador e, como não tem ninguém ativo nos servidores, seu investimento será usado apenas para praticar com Bots. O jogo não tem nada demais conforme já citamos aqui sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts