terça-feira, 2 de novembro de 2021

Dungeon Siege é um bom RPG para se adquirir?

Sempre gostei do gênero de RPG, principalmente por ser parecido com os próprios RPGs de mesa (cujo jogo desde a adolescência e tenho uma coleção de livros cujo estão todos resenhados aqui neste blog). Mas, diferente dos jogos de ação - os jogos deste gênero mais estratégico não estavam entre meus preferidos. Talvez, o jogo desse estilo em que mais me agradou - tenha sido o velho diablo 2 da Blizzard. O que não me impediu de adquirir outros games originais em minhas coleções, como Torchligth 2, Titan Quest e o próprio Dungeon Siege 2. 


A grande apreciação por jogos do gênero veio por causa de Dungeon Siege 2. Eu cheguei a comentar isso em minha análise, pois ele mostrou tudo o que um jogo de RPG dungeon crawler deve ser. Dinâmico, com centenas de equipamentos, companheiros que são tunados junto com seu personagem e muitos lugares e monstros para se explorar. O que me deu maior hype para conhecer o primeiro jogo da franquia, cujo originalmente, era para começar por ele - mas optei em comprar o 2 primeiro.

Ainda bem que eu fiz isso, pois se conhecesse a franquia a julgar pelo primeiro jogo - talvez eu não teria tanta admiração por este. Não é que o primeiro game seja ruim, mas ele está muito abaixo de sua continuação! Para começar, não existe tradução para nosso idioma a ele (você pode tentar entender a história pelo espanhol) e diferente de sua sequência, não há níveis de personagem. Os níveis são definidos pelo tipo de combate em que seu personagem é especializado, algo que também tem em Dungeon Siege 2, mas lá isso se tornou perícias. Ou seja, em vez de meu personagem ser nível 3, ele teria combate corpo a corpo 2 e magia de natureza 1, por exemplo.


O restante segue o mesmo molde de sua continuação. Com armas que necessitam de atributos para serem usadas (os mesmos que são força, destreza e inteligência) cujo são aumentados de acordo com seus ataques (por armas e magias), por exemplo, se meu personagem usa muito arco, é natural que ele vai aumentar a destreza mais rápido. Mas você aumenta os atributos na medida que vai avançado de nível em suas habilidades de combate. Já o uso de magia e grimório, é o mesmo de DS2.

Diferente do que ocorre em sua sequência, DS não restaura todos os monstros do cenário assim que você carrega o jogo. Se eles morreram uma vez, continuarão mortos após carregar seu game! Também não temos uma história tão elaborada quanto a da continuação, mas há personagens que com ouro, você recruta para a sua equipe e como é de costume, você os personaliza da forma que quiser. O game também permite que você edite seu personagem, mas não é da mesma forma quem DS 2 - pois você só pode criar personagens humanos!


O sistema de inventário é parecido, podendo doar itens de um personagem a outro da mesma forma que DS2, porém, há limitações! O que me fez entender que a continuação melhorou todo o sistema de inventário e itens! Incluindo o mesmo com as magias e os grimórios! Uma das coisas que eu não gostei desse jogo, foram o mapa (que é uma visão de cima em 3d dos personagens) e pode atrapalhar um pouco - mas isso não tira o brilho do jogo, que é um RPG estilo diablo com personalidade própria e uma evolução em jogabilidade, podendo girar a câmera para o lado que preferir.

Com ele você passará horas e mais horas lutando contra diferentes monstros e é bastante recomendável se você conhece bem o inglês ou o espanhol (mesmo que a história não seja seu forte). Mas em contrapartida, recomendo ainda mais o Dungeon Siege 2 - cujo temos muito mais opções e os monstros sempre retornam toda vez que você começa a jogar novamente. 


Atualização na postagem (em 09/05/2023):


Agora foi disponibilizada uma tradução para o Dungeon Siege 1. Veja no nosso blog a respeito!


O jogo está a venda na Steam por R$13,00

https://store.steampowered.com/app/39190/Dungeon_Siege/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts