sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

RPGQuest vol. 1, o jogo que tentou mudar uma geração


O ano era 2004.

Depois de se consolidar com RPGs de horror, além de outros temas (como Anime RPG e SUPERS RPG), Marcelo Del Debbio criaria um novo sistema, chamado de RPGQuest. Basicamente, o jogo seria mais barato que os livros da Editora Daemon e traria um atrativo maior: a possibilidade de jogar com tabuleiro.

Assim então nasceu RPGQuest, que depois se tornou uma série de pequenos livros, e terminou em 2006 com um super Módulo Básico.

Mas por enquanto vamos falar sobre como tudo começou, a partir do RPGQuest volume 1.


O sistema básico de RPGQuest volume 1

A grande sacada do RPGQuest era, sem dúvidas, trazer novos jogadores ao nosso hobby, divulgando o próprio RPG. O jogo vinha com um livro simples (de 32 páginas) e um encarte com diversas miniaturas e salões para você montar sua própria masmorra. 

Além de usar apenas d6 (dados comuns que todo mortal tem acesso), RPGQuest é uma mistura do próprio Sistema Daemon com o Sistema d20 (usado na produção de Dungeons & Dragons 3.5). Você rola dois dados de seis lados e soma com algum modificador, e esse valor deve ser igual ou maior a uma dificuldade (igual a CD em D&D). Os Monstros também possuem o mesmo sistema de CA de D&D (aqui chamado de Defesa).



Sobre o livro de RPGQuest volume 1

O livro apresenta 7 raças iniciais (Humano, Elfo, Meio Elfo, Anão, Halfling, Goblin e Minotauro), que parecem inclusive, muito semelhante as raças de Tormenta Daemon.

Assim como no sistema de D&D, em RPGQuest também temos Classes de Personagem, que aqui são: Guerreiro, Bárbaro, Paladino, Ranger, Ladrão, Mago, Clérigo e Druida. O livro também apresenta uma pequena lista de Habilidades (muitas parecidas com os Talentos de D&D 3.5!), Perícias (também parecida com a Lista de Perícias de D&D 3.5), Equipamentos e uma Lista de Magias, que segue também a mesma premissa do sistema d20: Magias divididas em Níveis (aqui chamadas de Círculos). A seguir, o livro apresenta as regras do sistema, tesouros e diversas fichas de Monstros e Inimigos.

O livro ainda apresenta uma aventura inicial, chamada Aliança dos Goblins.

O volume 1, totalmente baseado em exploração de Masmorras, fez o RPGQuest se tornar uma linha própria, que foi descontinuada pela Editora Daemon. Eu não me lembro de ter jogado muito o volume 1, porque recebi esse livro de presente do meu amigo Julio "Kobold", mas joguei muito o RPGQuest volume 2.

3 comentários:

  1. se você comparasse o RPGQuest com o D&D ou outro RPG bem conhecido, então como você olharia para o RPGQuest como um jogo para adultos... valeria a pena jogar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha opinião: Considere o RPG Quest apenas como um "jogo de entrada" para o mundo dos RPGs, para jogar algumas poucas vezes até conhecer um sistema melhor.

      Excluir

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts