quarta-feira, 4 de maio de 2022

Arkanun 1ª Edição


Antes de fundar a Daemon Editora (em 1998), Marcelo Del Debbio atuou como colaborador da antiga revista Dragão Brasil, que chegou a publicar alguns dos seus primeiros títulos. Seja como for, a primeira obra publicada pela revista de Marcelo Cassaro foi um RPG de horror chamado Arkanun, que depois deu origem a uma série de suplementos como a própria Editora Daemon.

Eu já cheguei a resenhar sobre Arkanun, sobre a 3ª Edição que também tenho em mãos. Mesmo assim, sempre tive curiosidade em conhecer a clássica 1ª edição do jogo, que também apresentou o Sistema Daemon pela primeira vez como livro comercial, que joguei muito durante a minha adolescência (e voltei a jogar a pouco tempo numa campanha de Arkanun que estou mestrando atualmente, na época que escrevo isto). Caso tenha curiosidade em conhecer melhor o cenário, leia a outra resenha que linkei acima, pois acho que será mais útil. A minha análise será pelo livro (raro) que estou anunciando nesta postagem.

Arkanun 1ª Edição foi lançado em 1995, ainda pela Dragão Brasil, em formato livro. Como livro montado em 1995, claro que a diagramação é um pouco estranha aos nossos olhos, mas isso não atrapalha, é até rústico! O livro tem 80 páginas e funciona como um módulo básico completo. Embora ele tenha a proposta de ser um jogo de terror na Idade Média, ele parece ser muito parecido com AD&D da época, tanto em alguns desenhos, até mesmo no sistema.

A primeira publicação do Sistema Daemon

Claro que existem muitas regras bem diferentes do Sistema Daemon que conhecemos. A começar na própria criação de Personagens, onde os pontos de perícia são decididos pela sua idade, cumprindo uma tabela que determina seus pontos de Perícia (bem parecido com Guerra dos Tronos RPG). Além disso, aqui as armas usam d8 (Besta e Espada Longa) e d4 (Dardo, Estilingue e Chicote). Todos sabem que o Sistema Daemon atualmente utiliza apenas d10 e d6 para seus jogos.

Falando sobre o livro em si, apesar das 80 páginas, ele apresenta bastante conteúdo. É um jogo completo. O livro começa a explicar o que seria o RPG (para novatos), e depois tenta explicar a história de Arkanun (em apenas 1 página). Depois disso, utiliza-se os Conceitos Básicos (algo visto em outros livros que seriam lançados pela Daemon), Atributos Básicos, Criação de Personagens e Perícias. 

Sobre as Perícias, preciso lhe dizer: parecem MUITO com as Perícias de AD&D! Temos aqui 32 perícias, com uma descrição muito parecida como num livro de AD&D. Claro que depois, nos livros que viriam a seguir, a questão das Perícias e nomenclaturas seria aprimorada. Depois dessas Perícias, existe uma Perícia de Armas (em 1 página), que depois seriam conhecidas nos livros da Daemon como Manobras de Combate. A seguir, o livro reserva UMA página para armas e equipamentos.




No capítulo seguinte, Marcelo Del Debbio começa a explicar sobre o sistema de Magia de Arkanun, explicando sobre as Formas e Caminhos. Depois do Capítulo de Magias, então o livro mostra os Aprimoramentos,  e tens uns bem apelões por aqui (acho que não foram mais vistos em outros livros da Daemon): Filho de Anjo/Demônio com uma Humana, Guerreiro Druida, Vida Eterna, Criatura Guarda-Costas, Artefato. O livro também apresenta uma característica que eu nunca vi  em outros livros da Daemon, que são as questões das Runas, algo que só tinha visto em League of Legends.

Depois disso, o livro explica as regras de combate.

Interessante é que existe uma regra aqui que o Personagem vai tendo redutores nos testes quanto está machucado, da mesma forma que fiz em RPG Bíblico - Livro de Regras. Depois das regras, há um capítulo sobre evolução de Personagens. Aqui é o Mestre QUE DECIDE quando os Personagens podem avançar de Nível (e é isso que tô fazendo na minha campanha de Arkanun). Diferente do Arkanun "tradicional", aqui só temos 10 níveis.


Por fim, o livro explica a História dos Mundos e também mais regras de Magia. No entanto, agora ele oferece uma série de rituais (algo que FICOU EM FALTA na 3ª Edição de Arkanun, para talvez obrigarem os jogadores a comprarem o Grimório RPG). Além disso, o livro também tem um bestiário, bem parecido com o formato de descrição dos monstros de AD&D. O interessante aqui é que Marcelo Del Debbio catalogou os demônios da mesma forma que Gary Gygax fez no D&D, por tipos. Quando Gary Gygax criou as primeiras versões de D&D, os demônios eram conhecidos como Tipo 1, Tipo 2, etc... algo também copiado por Del Debbio aqui.

O livro ainda explica algumas Escolas de Magia e Idéias para Aventuras, terminando com uma ficha (para os jogadores tirarem xerox). Tudo isso em oitenta páginas!

Eu sempre quis ter esse clássico nas minhas mãos, na minha coleção. 

Se você encontrar em algum Sebo (ou loja virtual de livros usados) aproveite a oportunidade, pois esse livro é um dos mais raros que existe. De acordo com o Wiki da Daemon Editora, foram impressas apenas 2 mil unidades desse livro e, como ele é de 1995, é bem possível que boa parte desses livros devem ter se degastado. Então se aparecer um na tua frente, compre pra sua coleção.

Eu já tenho o meu aqui. Heheheheh!

Arkanun 1ª edição em pdf... é o que você procura?! Desculpa, mas não achará!

Editor deste blog faz lives ao vivo jogando games - https://www.twitch.tv/clodo_rei_da_negev

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts