sexta-feira, 18 de março de 2022

O clássico ARKANUN, um RPG que mistura bruxaria, Inquisição e Idade Média




Algum tempo atrás, eu fiz uma matéria sobre as primeiras revistas de RPG do Brasil. Talvez a mais importante delas, a Dragão Brasil, não apenas serviu para divulgar o hobby para mais pessoas, como também trouxe muitos cenários e jogos de RPG para o público. Arkanun é um desses casos!

Eu também tenho a 1ª deste livro.


Lançado primeiramente como um livro em formato fanzine em 1995, Arkanun começou a ganhar público devido ao seu tema nada comum, tornando inclusive um dos RPGs mais populares do Brasil nos anos 90 e também nos anos 2000. A história basicamente gira em torno da Roda dos Mundos, e dos Magos (em diversas Sociedades Secretas) que retiram força mágica de outros planos de existência para lançar suas magias e rituais, destruindo o mundo de onde essa energia mística foi retirada.

O sucesso de Arkanun (ainda em fanzine) também geraria o Trevas, um RPG baseado "no mesmo universo", mas ambientado no mundo moderno. Ambos utilizariam o mesmo sistema de regras, o Sistema Daemon, e também uma série de livros lançados até o fim da primeira década do Século. Aqui no blog já falamos sobre outros livros da Editora Daemon, como Hi-Brazil, Anime RPG e Supers RPG, entre outros, que utilizam o Sistema Daemon, que também era um dos sistemas de RPG mais populares nesta época. 

Quando era adolescente, sempre tive o desejo de ter esse livro em minhas mãos. Eu não consegui porque não trabalhava na época, e não tinha grana para adquirir o livro. Depois de adulto, consegui a terceira edição revisada (de 2004), e gostaria de dar uma resenha sobre ela.

Análise sobre Arkanun 3ª Edição

Com mais de 200 páginas (um total de 224 páginas) e capa dura, Arkanun é um livro grande, com muito material de campanha. O livro inicia-se com um conto histórico (da mesma forma que Templários), uma breve descrição dos conceitos básicos e a história do Arkanun Arconarum, que seria uma "Sociedade Secreta Global", uma espécie de ONU entre as Sociedades Secretas. No livro é citado a queda de Satanás do Céu (no universo de Marcelo Del Debbio), entre outros detalhes, com muita mistureba de várias religiões, deuses e coisas do tipo.



Basicamente a história de Arkanun gira em torno de uma Roda dos Mundos, que seria como os Planos de Dungeons & Dragons. Diferente da Magia em D&D, ao se realizar efeitos mágicos em Arkanun, um plano próximo tem sua energia drenada para esse feito. Nesse caso, Arkanun destruiu Infernun (apesar do nome, este não é o Inferno) que vem sendo destruído pela Terra, porque os magos de lá fugiram para cá. E o plano dos Anjos (chamado Paradisia) drenam energia da Terra. Basicamente todo mundo que usa poderes mágicos destroi o plano alheio ao usar magia.

O livro, mesmo lançado em 2004, é muito bonito. Claro que Marcelo Del Debbio tem seu CTRL+C E CTRL+V em boa parte do livro (como Aprimoramentos, Perícias?, Pontos de Fé, etc), mas o livro também traz MUITO MATERIAL. Como um livro básico, o jogo tem as regras do Sistema Daemon, incluindo as regras gerais de Magia, que não eram tão bem explicadas em outros livros mais baratos do Sistema.

Sistema de Magia (quase) completo...

A magia aqui é totalmente baseada na Cabala, e tem um sistema semelhante ao de 3D&T, com Focus e Pontos de Magia. Ele chega a ser bem complexo. O que achei que o livro deixou de citar os Rituais (as Magias sem efeitos) no livro, mas caso você precisa, pode procurar o netbook gratuito Grimório de Arkanun. 

O livro também cita uma lista de diversas cidades da Europa, totalmente detalhadas (com fichas de NPCs), uma breve descrição de todos os mundos da Roda dos Mundos (de forma semelhante ao D&D Livro do Mestre 5ª Edição), além de um BESTIÁRIO com diversos monstros. Me intrigou porque até ficha de Dragão tem no livro!

O livro é totalmente baseado na época da Inquisição/Cruzadas (como MiniGURPS Cruzadas), mas não procura ser um RPG de História, mas sim um cenário alternativo, parecido com nosso mudo. Ele ainda pode ser vendido em lojas, mas pode ser adquirido (usado) pelo Estante Virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts