domingo, 24 de julho de 2022

Os netbooks da Daemon Editora sumiram?!

Foto: Pixabay

O Sistema Daemon, usado em jogos como Arkanun, Anime RPG e tantos outros RPGs de Marcelo Del Debbio, um dos escritores de RPG brasileiros mais importantes e atuantes nos anos 90-2000, foi um dos jogos mais populares da galera RPGista daquela época, não apenas pelos jogos publicados pela Editora, mas sim por um projeto iniciado pelo próprio Marcelo Del Debbio.

Quando AD&D (Advanced Dungeons & Dragons) se tornou Dungeons & Dragons 3ª Edição, a editora que tinha seus direitos chegou a criar uma licença de conteúdo para liberar seu sistema de regras, o assim chamado sistema d20. Através de uma licença gratuita, todos poderiam criar material compatível com as regras de D&D, se seguir alguns requisitos. Marcelo Del Debbio viu potencial nessa estratégia, e fez o mesmo com o Sistema Daemon, através do que eram chamados Netbooks.

Netbooks, ou livros virtuais, eram arquivos .pdf que tinham adaptações e cenários de RPG feitos com o Sistema Daemon, que eram distribuídos gratuitamente no site da Editora (www.daemon.com.br). Isso popularizou o sistema, e até por conta disso títulos como Anime RPG e Supers RPG foram lançados. Mas o legal era o incentivo da própria Editora, já que você poderia enviar um arquivo criado no Word, e eles mesmos faziam a progressão para o .pdf e, depois disso, publicavam no site da mesma.

Nossas primeiras publicações no site da Daemon Editora

Minha primeira adaptação de RPG foi sobre Wolfenstein 3D, e foi meu primeiro netbook lançado para ser publicado gratuitamente no site da Editora, bem como outros que produzimos. O cenário de Yoshiro RPG também conquistou diversos fãs por lá, o que deu fôlego para meu irmão Rodrigo produzir diversos suplementos. Além disso, criamos diversos livros com regras adicionais, adaptações de animes, cenários, etc...

Infelizmente parece que a Editora Daemon parou de publicar esses netbooks (eram mais de 500). No nosso caso, temos todo nosso acervo guardado em um DVD. Quem curtiu aquela época, via o tanto de material grátis disponível para RPG, especialmente para quem não tinha condições. Vou te falar: sem dinheiro para livros, mestrei muitos netbooks da Editora e passei muitas aventuras com eles, além das regras adicionais que usamos em diversas aventuras. Bons tempos.

Ao que parece, pelo menos até esse presente momento, não temos mais os netbooks da Daemon Editora. Se você também curtiu essa fase da história do RPG, deixe seu comentário abaixo. E, se não consegue o que é um RPG, criamos um material (grátis) para te ensinar a jogar.


Onde encontrar os netbooks da Daemon Editora?!

Recebemos um comentário abaixo (o que acreditamos ser alguém da própria Daemon Editora), revelando que os netbooks estão disponíveis para download em outro site, o https://wiki.daemon.com.br/index.php?title=Netbooks

2 comentários:

  1. Os netbooks foram movidos para a wikipedia daemon. Recebemos atualizaçoes mensais e novidades do sistema nas comunidades e nos topicos da wiki. https://wiki.daemon.com.br/index.php?title=Netbooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Vamos atualizar o post com o link que me passou. Muito obrigado mesmo!

      Excluir

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts