sábado, 11 de março de 2023

Como o World Heroes 2 do Super Nintendo só me deu boas lembranças

Na minha análise sobre Fatal Fury 2 de Mega Drive, revelei que conheci este e outros jogos em uma locadora perto da minha casa, na qual, era focada em jogos de luta. E dentre os seus títulos, World Heroes 2 foi um dos que eu mais joguei, tanto, que meu irmão e eu, amávamos seus personagens da mesma maneira em que nos outros jogos mais conhecidos, como Mortal Kombat, Street Fighter, etc. 


Não sei se você sabe, mas as pessoas que escrevem este blog são irmãos gêmeos. Gêmeos cujo sempre se "identificava" com um personagem rival do outro. O pior é que não era nada combinado! Por exemplo, ao jogar o primeiro MK, logo assumi ser o Sub-Zero e meu irmão, o Scorpion... já no SF2, assumi o Ryu e meu irmão, o Ken. (Acho que a única vez que isso não ocorreu em um jogo de luta foi no Fatal Fury, mas nos demais, sempre foi assim!). E isso parece envolver até personagens femininos, como minha preferência por Kitana e meu mano, por Mileena.


E dentre tais rivalidades, em World Heroes 2 temos dois ninjas que são na prática, um Ryu e Ken daquele jogo. Ninjas que possuem os mesmos golpes, mas que são personagens a parte. Que são Hanzo e Fuuma, cujo me assumi como Hanzo e meu irmão, com o outro, é claro. Além disso, Fuuma também foi uma das grandes inspirações que tive para criar Nakan, personagem da minha HQ que possui um site próprio e um RPG de mesa publicado, cujo escrevi uma análise um pouco suspeita sobre ele aqui.

Créditos ao artista, cujo clicando na imagem, você será direcionado ao perfil do mesmo

Apesar de gostarmos dos rivais, a gente jogou muito com os outros personagens. O engraçado é que quando conheci Charlotte do Samurai Shodown 2 no fliperama que ficava na rua onde morava minhas tias, cujo mencionei na análise de Samurai Shodown 2, acreditava ser a Janne do World Heroes 2. Mas voltando a falar dessa locadora, uma curiosidade engraçada é que o tio que era o dono do mesmo, do nada, só colocava esse jogo para jogar se a gente dissesse que queria o "Mundo dos Heróis". Me lembro como se fosse ontem, lá pelos meus 8 anos de idade ser obrigado a falar: "Põe o Mundo dos Heróis" e ouvir o cara me dizer: "aí sim, você está falando certo" (e eu naquele pensamento de criança: que diferença faz falar isso?).


COMO O JOGO FUNCIONA?

Semelhante a qualquer outro jogo de luta de seu tempo. Porém, em vez de termos quatro botões para Fatal Fury ou seis para Super Street Fighter 2, aqui tínhamos apenas soco e chute. Poderíamos configurar um terceiro botão que seria a provocação (o que seria um charme a mais para The King of Fighters nos anos seguinte). Os comandos são simples, mas... há um diferencial: se você bloquear um ataque a longa distância no momento em que irá recebê-lo, você o devolve para quem o lançou (o que é bem da hora!)


Há dois modos de jogo: o normal, que é aquele que conhecemos e que tem todo jogo do ramo. E o modo de sobrevivência, que como o próprio nome diz, você deve sobreviver. Existe apenas uma barra de energia e os participantes devem se agredir evitar as armadilhas para que o seu lado da barra fique maior que do outro. Mesmo que a barra do oponente se esgote, ele ficará tonto! Quem tiver menos barra no final da contagem, perde. Apesar de ser original, não é muito atrativo (eu mesmo, passava longe quanto criança).


MINHA MÃE FICOU PREOCUPADA COM A GENTE POR CAUSA DE WORLD HEROES 2

Na rua da locadora onde a gente jogava, também vendia litros de leite. Assim, era comum a gente ter que ir na pessoa que vendia e dá uma passadinha na locadora para ver se alguém estava jogando. Como nesse estabelecimento as pessoas sempre iam com amigo para jogar contra, era muito raro, alguém pagar para jogar modo arcade sozinho. Isso era raríssimo por lá. Mas houve um dia, em que a gente com a garrafa de leite na mão, encontramos um sujeito jogando o modo arcade e pelo visto, já estava longe.


A gente nem tinha dez anos na época. Só me lembro de ter pensando em assistir duas lutas e depois ir embora. O problema, é que o garoto que estava jogando tinha chegado no final do jogo e então, ficamos para ver ele zerar. O interessante, é que no estágio da Itália, tinha uma estátua que após vencer o último lutador (que é uma estátua de gesso e assim como Shang Tsung fazia nos primeiros MK, assumia a forma e os golpes de qualquer outro lutador), o estádio ficou todo destruído, incluindo a estátua. Na minha imaginação de criança, o Boss final estava dentro daquela estátua...

Assim, o garoto zerou ... só que estava de noite. Tinha passado muito mais tempo e a gente deixou nossa mãe preocupada para caramba com a gente. Tanto que ela apareceu lá na locadora!


ESSE JOGO TEM UMA HISTÓRIA?

World Heroes 2 é uma adaptação para o Snes de um jogo de Arcade de SNK. Segundo o blog Nintendo Blast, um cientista chamado Dr.Brown, trouxe pessoas de diferentes eras da história para competir em um torneio. Caso você queira conhecer melhor a versão de arcade, incluindo até sua versão para a Nintendo Switch, recomendo que leia o artigo deles World Heroes 2 é um jogo de luta inovador.

Essa é a estátua do estágio da Itália.

Estágio da Itália quando surge o chefão final, Dio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts