sábado, 11 de julho de 2020

Left 4 Dead: o melhor cooperativo para até 4 amigos!


Se você procura um jogo cooperativo online que passa o mesmo clima de Resident Evil 6 e que comporta até quatro jogadores, Left 4 Dead se torna a melhor opção. Porque não consiste apenas em um jogo de tiro com zumbis, ele é muito além disso. Usando o mesmo motor gráfico de Half Life 2 (cujo também tem análise no blog), ele vai proporcionar horas agradáveis em companhia de até três pessoas que queiram sobreviver a uma nova Raccoon City.

Há também a opção de você jogar sozinho e ter os outros personagens com bots, mas não é nem perto a mesma experiência de um jogador real. Além disso, como em Resident Evil 5 e Resident Evil 6, você pode entrar na sala de outros jogadores caso não tenha ninguém pra jogar com você caso sinta-se solitário (desde que a partida seja criada como pública!). Mas não chega nem perto quando você decide jogar com amigos e vou te falar o motivo.

O jogo incentiva a cooperação.


Todos devem trabalhar para um bem comum e de preferência, que fiquem perto um do outro. A cidade está lotada de zumbis e diferente do que estamos acostumados, eles podem correr e te cercar até a morte. E para passar um clima mais real, temos o "fogo amigo". O que significa que sair atirando sem olhar quem está na frente, pode ser perigoso.

Jogar com estranhos pode ser até interessante. Eu mesmo conheci um cara que entrou na minha sala de Resident Evil 5 e passei horas me divertindo não só com esse amigo que conheci jogando, mas com outros que em outras vezes entraram na minha sala para me ajudar na campanha. Mas, em Left 4 Dead, cooperação e comunicação tem que andar alinhados, senão todos morrem.

Resumindo a história do jogo: existe uma cidade infestadas de zumbi, causados por vírus que se multiplicou muito rápido. Porém, os quatros personagens do jogo são imunes a esta ameaça biológica - o que os fez tornar um alvo fácil para toda a massa infectada, que vão fazer de tudo para matá-los. Ao todo, são quatro personagens jogáveis: Bill, um soldado veterano; Francis, um motoqueiro; Louis, um empresário e Zoey, uma estudante e única personagem feminina.


Não achei diferença na gameplay deles. Acredito que os personagens são iguais e estão apenas para diferenciar o jogadores. Como o jogo usa a mesma engine do CS, existe coisas como spray, trocar de arma usando a tecla Q e caso queira se comunicar de maneira rápida, basta apertar X e escolher o que o personagem vai dizer (ou dar uma risada). Só que isso não é muito útil quando os seus amigos não sabem inglês.

Como o jogo prioriza a cooperação, ficar digitando ou usando falas programadas não podem ajudar muito. Por isso que se você tiver microfone, pode liga-lo e diferente do Counter Strike, você não precisa apertar a tecla K para falar. Ele ficará ligado todo o tempo e que será importante para definir as estratégias. Porque aqui você não apenas anda e encara zumbis. Sempre haverá algum evento que você precisa fazer para sobreviver enquanto se prepara para mandar chumbo em hordas de monstros irracionais que só pensam em matar!

Além dos zumbis normais, existem alguns com habilidades especiais e que mudam tudo. O Boomer é um desgraçado que se vomitar em você, atrai uma hordas assassina para te matar, obrigando a ser inteligente para poder sair daquela situação; Já o Hunter usa sua agilidade para cair sem cima do personagem e fatia-lo. Quando isso ocorre, será necessário que outro jogador o mate, deixando a vítima incapaz de se defender; O Smoker possui uma língua que se enrola no pescoço de seu alvo e o atrai para perto de si... cujo assim como o Hunter, será preciso que outro jogador o salve...

E por fim, temos a Witch... o pior de todos eles!


Diferente dos demais, a Witch pode ser evitada. Se você passar por ela devagar e não olhar para a mesma, ela não fará nada (o que nunca vai acontecer numa partida com bots, pois sempre vão chamar a atenção dela). Quando ela parte para cima de alguém, ele sai fatiando que nem o Hunter, porém, seu personagem já fica incapacitado - mesmo que esteja com a vida inteira. Além disso, ela não morre com um único tiro, sendo bem resistente.

Como cada fase é apresentada como um cartaz de filme (pois pode ser concluída em até umas duas horas e meia), a história vai do início ao fim. Tendo direito até os créditos ao encerrar e se um jogador morreu no final, na tela de créditos vai apresentar a mensagem "em memória de... nome da Steam do jogador" o que é bem legal. Nesses créditos eles mostram as estatísticas da partida, como quantos zumbis morreram e quem usou mais itens de cura por exemplo.

Mas geralmente, no final da fase e no meio de outras vamos encontrar um outro tipo especial de zumbi. O Tanker é um monstro musculoso que é a ameaça que mais resiste a dano, com apenas um soco, ele envia seu personagem para longe e é o primeiro a ser eliminado quando surge. O que significa que quem visualizar um desses, prepare-se para correr - mesmo sabendo que suas pernas não são páreo para ele.


Como o jogo usa a mesma engine de Half Life 2 e Counter Strike Source (cujo já falamos dos dois aqui no blog) o sistema de armas é parecido. A arma principal é acessada com 1; A secundária com 2 e diferente do CS, as granadas (que podem ser molotov, ou outra de tempo que atrai a horda pra ela por causa de seu barulho) são acessadas com 3; O kit médico é acessada com o 4 e o analgésico é acessada com o 5.

Diferente do mais famoso jogo de tiro da Valve, você não precisa jogar a arma principal fora para pegá-la. Caso você encontre outra arma mais interessante, basta apertar E que o personagem deixa a antiga no chão e usufrui da nova. O mesmo funciona com as granadas, você só pode carregar uma por fez, assim como kit médico e analgésico. O kit de medicina permite curá-lo, selecionando e apertando com o botão esquerdo, ou curar um amigo, apertando com o botão direito. Você pode dar um analgésico para o seu amigo também apertando o botão direito.

O sistema de vida é o mesmo do Counter Strike, você tem 100%  mas não morre quando chegar a zero. Você fica incapacitado, situação que vai exigir que você seja salvo por um companheiro antes de morrer. Quando você está bastante machucado nesta condição, é permitido usar pistolas, mas você só fará isso. Ao ser resgatado da condição de incapacitado, será necessário que alguém te cure ou que você tome analgésico, que não cura verdadeiramente - apenas oferece porcentagem extra para suportar os perigos a frente. Lembrando que quando mais perto estiver da porcentagem zero, maiores as chances de você ficar incapacitado novamente.


Por isso que a Witch é perigosa, pois ele tira toda a sua vida e te deixa incapacitado imediatamente.

Já as armas, vão a gosto do jogador. Existem escopetas, smg's e rifles snipers. Todas elas consumam munição que pode ser encontrada durante a fase. Já as pistolas possuem munição infinita e o jogador pode pegar ainda uma adicional para atirar com uma em cada mão. Caso não conseguiram salvar seu amigo, o mesmo não vai só assistir a partida. Ele poderá ser resgatado novamente em algum outro ponto da fase.

Além das armas, você pode pegar botijões de gás e galões de gasolina para serem usados contra as hordas de zumbis. Pois não há tranquilidade neste jogo! Algumas horas vocês vão estar atirando em poucos monstros para serem surpreendidos por algum que tem habilidade especial e trazer hordas e mais hordas. Por isso que a comunicação é importante! Quando comprei o jogo, entrei numa sala aleatória e não conseguimos concluir a missão porque não havia cooperação. Cada um tentando sobreviver a sua maneira... o que não funciona... fora aqueles que ficam atirando em você!


O jogo também apresenta outros modos VS e coisas para aumentar o tempo nele. Mas não entrarei em detalhes sobre esses modos porque eu não joguei muito e acredito que não tenha muito o que falar! Mas se quiser um jogo para jogar com a galera, esse é super recomendado!

Ah! Mas eu não tenho microfone...

Droidcam funciona nele!

Qualquer coisa, joguem usando discord!

O jogo está a venda na Steam por 21 reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts