quarta-feira, 26 de agosto de 2020

A melhor versão de Duken Nuken 3d permite coop online e conteúdo extra

Sou um jogador da velha guarda, por isso que posso dizer com bastante orgulho, de ter visto "a era de ouro" das grandes franquias de jogos. Com certeza, o que me motivou a participar de um blog para falar das nossas experiências além de trazer uma análise sobre o que achamos dos games. 


Como grande fã de Doom (cujo tenho todos os jogos clássicos originais e já resenhei todos aqui no blog), seu grande rival (pelo menos como a gente via na época) Dukenuken 3d nunca chegou as minhas mãos. Não sei se você se lembra daquelas revistas de informática que traziam demos de jogos. Me lembro na adolescência com um computador com processador Pentiun I e a gente colocando CDs de jogos em buscas dessas demonstrações. A partir delas conhecemos Doom, Rise of The Triad (que eu espero comprar um dia, zerar e trazer pro blog), Shadow warrior e até Carmageddon! Mas nosso querido Duke, infelizmente, não pude por as mãos.


O que é até estranho, pois joguei muito Shadow Warrior e cheguei até fechar o jogo, mas ainda não fiz uma resenha no blog porque eu quero zerar a versão paga um dia para poder dizer quais são as diferenças entre esta versão e a versão gratuita. Mas falando sobre Duke Nuken 3D, meu primeiro encontro só aconteceu, quando instalei uma versão pirata anos atrás. Mas não cheguei a finaliza-lo, chegando no capítulo 2 apenas (afinal, era pirata! Não jogamos jogos piratas e incentivamos aqui no blog a comprar sempre os jogos). Pois tirando os de consoles antigos, temos todo os jogos de pc ou rpg de mesa e boardgames. E como falei, peguei apenas para experimentar... 


Duke Nuken 20 Anniversary é uma versão comemorativa de 20 anos do caçador de aliens mais durão que a gente conhece. E diferente das versões anteriores, ele apresenta todo o seu conteúdo em português, além de nos permitir jogar online com amigos! (Imagina só aquela campanha marota aniquilando monstros com os amigos, não tem sensação melhor!) E além disso, existem mapas na oficina da Steam que você pode baixar e aumentar sua diversão com novos desafios. Mas não disponibilizaram o editor de mapas (que pode ser encontrado na internet). Mesmo assim, na pasta do jogo há um aplicativo próprio para enviar os mapas para a oficina!

O jogo apresenta uma tecnologia 3d melhorada, mas se sua placa de vídeo é uma bem humilde (como a minha) e ficar um pouco legado, você pode por nas opções a tecnologia padrão e o jogo vai rodar que nem o antigo. Mudando apenas alguns efeitos de iluminação e piorando alguns monumentos em 3d. Nada que estrague a sua diversão! Como sou viciado em Doom e zerei Shadow Warrior clássico, minha análise foi baseada nos 3 primeiros capítulos dos cinco apresentados (uma vez que este é do jogo original). 


Já os dois seguintes, são desta versão (a mesma coisa aconteceu com Heretic, cujo também já resenhamos no blog). Mas, tenho que reconhecer que a engine usada pelos produtores supera de longe aquelas utilizadas em Doom, Heretic e até Hexen! (cujo também tem análise no blog). 

Foi o game que nos permitiu usarmos melhor o mouse. Tornando a jogabilidade muito mais dinâmica. Duke é um tremendo de um personagem e que chega a debochar até mesmo do Doom Guy. Com a jogabilidade idêntica ao shadow warrior, percebi que este game possui um charme todo especial. A começar por ser o único que você tem uma arma que encolhe os adversários e depois os esmaga com suas botas. Também é implementado um ataque desarmado na qual você marca com a sola do sapato os monstros, mas não chega a ser tão útil como você usar o soco inglês no Doom.


O cenário possui diversas interatividades que para época, eram bem avançadas. Você pode ligar/desligar a luz, por exemplo. Algumas portas você precisa apertar algum botão e existem câmeras de segurança que você poderá usá-las para ver a posição dos inimigos. Como joguei numa dificuldade alta, tenho que reconhecer que o jogo é bastante desafiador - não sei como ele é no modo normal, mas tive horas que ficava sem munição e tinha que improvisar. Apenas uma fase do terceiro capítulo que eu reiniciei 3 vezes... na primeira, faltava recursos para matar os monstros no final.. já na segunda, faltava explosivos...

Uma mecânica que se tem no shadow warrior e aqui no caso, são paredes que possuem uma rachadura. Então algumas armas, como a bomba de detonação ou a bazuca, são necessárias para destruir tais paredes e passar pelo caminho. O problema é quando você torra tudo sem conhecer a fase e ela não te proporciona mais nenhuma... também, diferente de Doom, as fases poderão te deixar perdido algumas vezes. Sempre terá uma passagem que você não vai ver e terá que ficar dando voltas e mais voltas até encontrar e passar.


Outra coisa bizarra (talvez seja porque estava jogando no modo difícil) é que os monstros dropavam munição, mas não a arma. Já cheguei a ficar com bastante balas (chegando até completar o máximo da metralhadora pesada) mas não tinha a metralhadora pesada! A gente acaba de matar um monstro que estava atirando na gente e apenas tiramos a munição da arma dele? Apenas alguns davam uma arma... 


Ainda falando sobre as fases, há elementos como viagem de trem, locais que se explodem sozinhos (abrindo a passagem), elevadores, secretos que ficam em locais coberto por paredes e muitas mulheres...

Duke Nuken é um jogo para homens. Ele foi feito para homens! Você pode dar uma grana para as stripers mostrarem "suas tetas" e em vários cenários, vemos mulheres seminuas dançando eroticamente. E eu gostei disso! Não me lembro ter visto esse tipo de coisa em outros jogos! Em shadow warrior, por exemplo, o máximo que a gente vê disso são meninas de mangás em alguns pontos secretos.


Quem jogou Heretic, vai reconhecer que há um sistema de itens. Movendo e ativando as coisas da mesma maneira. Aqui temos a famosa mochila a jato, que é um dos itens mais importantes do jogo. Na qual, permite que você voe para aonde quiser; temos o kit médico, que são 100% de vida que pode ser transferida quando o jogador escolher usá-lo; um holograma com a imagem do Duke para enganar os inimigos; esteroides, que deixam seu personagem super-rápido; binóculo para enxergar no escuro; mochila de oxigênio (esta é ativada automaticamente) que permite você nadar sem se afogar e uma bota que não faz você tomar dano em locais como ácido corrosivo.

Os monstros possuem a mesma inteligência de Doom, com a diferença de que não brigam entre si. Os cenários são bem complexos e as fases são enormes. Para mim, o melhor motivo para você comprar o jogo seria o modo cooperativo. Jogue online a campanha com amigos da Steam! Você não precisa de um computador muito potente. Segundo a página da Steam, o capítulo 5 foi criado pelos produtores originais - trazendo os velhos fãs para o jogo novamente. Talvez eu faça uma postagem falando sobre este capítulo quando eu zerar - afinal, esta análise é baseada apenas nos três primeiros capítulos!


E as armas? Eu nem falei sobre elas, não é mesmo? Duke pode chutar os oponentes apertando Q. Além disso, pode usar uma arma que encolhe os inimigos, ou uma bazuca, além de metralhadoras, pistolas, escopetas, granadas, explosivos que se colocam na parede (o mesmo item aparece em Half Life), uma arma que congela os inimigos, e luvas pesadas de metal que disparam munição o suficiente para derrubar um helicóptero. 

Se não conhece a franquia, este jogo é perfeito para você começar. Ele está a venda na Steam por 37 reais.


https://store.steampowered.com/app/434050/Duke_Nukem_3D_20th_Anniversary_World_Tour/

 Leia nossa análise do capítulo 4 do jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts