sábado, 22 de janeiro de 2022

O clássico AD&D Eye of the Beholder


Antes de começar esse post, não me resisto a dizer: Beholder é um dos monstros mais legais já criados pelo criador do RPG(D&D) Gary Gygax.

Eye of the Beholder é um jogo de RPG baseado em Advanced Dungeons & Dragons. O jogo inicialmente foi lançado para computadores em 1991. Recebeu também uma versão para Super Nintendo do jogo original. Na década de 2000, o jogo também teve um novo lançamento, para GameBoy Advanced, usando um sistema de regras totalmente diferente (usando as regras do D&D 3ª Edição ao invés do sistema de AD&D, e também trazendo um combate mais tático).

Assim como outros jogos de D&D, em Eye of the Beholder você constrói um grupo (de até 4 personagens) usando as mesmas regras dos livros oficiais de AD&D. Como numa campanha de D&D, o grupo ficará mais forte com os monstros que derrota e também com os tesouros que encontra, como armaduras e armas mágicas. O jogo é ambientado no mundo de Forgotten Realms, mas precisamente em Águas Profundas: ali os Personagens devem descer pelo covil de Xanatar (Beholder dono do crime no lugar), que também é o chefe final do jogo.



O jogo tem gráficos muito bonitos, e é bem parecido com Dungeon Hack ou até mesmo Warrior of the Eternal Sun. No entanto, por ser um jogo muito antigo, você fica facilmente perdido (em Dungeon Hack e em Warrior of the Sun pelo menos você tem um mapa para se guiar!). Para piorar, existem diversas portas e portais que vão deixar o caminho ainda mais confuso. Se não estou enganado, em Eye of the Beholder 1 (o jogo têm mais dois jogos em sequência), o covil de Xanatar conta com 12 níveis. Jogando sozinho, cheguei na metade do jogo (nível 6), depois de muitas horas e tentativas. Talvez se meu inglês fosse melhor, poderia saber melhor como passar.

Em Eye of the Beholder você passa o JOGO INTEIRO dentro do covil de Xanatar, explorando por túneis, passagens secretas, monstros diabólicos e coisas assim. O sistema de combate é meio zuado: os jogadores que estão atrás não podem atacar, a não ser por armas de longa distância ou magias. Existe também a questão da comida, obrigando você a criar um Clérigo para aprender a magia de criar comida.

Em outras palavras, Eye of the Beholder é um JOGO MUITO DIFÍCIL. Eu mesmo não consegui chegar no fim. Geralmente se você é fã de Dungeons & Dragons, pode adquirir o jogo sem problemas na GOG (os três jogos por R$19,90).

Trilogia Eye of the Beholder na GOG (R$19,90)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts