domingo, 18 de outubro de 2020

O interessante e desafiador Commander Keen 4: Secret of the Oracle

Foto: Reprodução

Aqui no blog temos resenhado os jogos da série Commander Keen (dos mesmos criadores de Doom). Caso queira conferir, já resenhamos estes três jogos:



Agora, sem delongas, vamos começar a falar sobre o quarto episódio!


Antes de tudo, o Episódio 4 da série trouxe MUITAS mudanças aos demais jogos anteriores publicados. Nestas mudanças, incluímos:

  1. Tamanho do Personagem principal: Billy Blaze está com sprite muito maior do que nos jogos antigos, bem como tamanho dos inimigos e das fases.
  2. Mudança na configuração de controles: Isso não era possível nas edições anteriores de Commander Keen. Agora, pelo menos, você pode configurar o teclado (ou joystick) ao invés de depender de CTRL, ALT e direcionais do teclado.
  3. Agarrar nas quinas: Billy Blaze agora, quando toca a quina de um cenário, pode se pendurar e agarrar nele para subir na plataforma (não funciona em plataformas móveis).
  4. Os monstros não são mais mortos pulando em cima: Como de praxe nos jogos de plataforma (e também na própria série Commander Keen!) os monstros aqui não morrem mais pulando em cima, mas sim apenas atirando com a pistola.

Há uma espécie de 'Pong' incluído neste jogo, ao ser encontrado no menu inicial

Posso dizer que houve uma total repaginação do game, talvez aproveitando do aumento da tecnologia na época. As fases também são maiores e mais difíceis. Creio que demorei pelo menos entre 7-8h para zerar completamente esse game. Diferente do episódio 3, ele não apresenta um chefe final.

De acordo com o site "classicreload.com", a história do jogo se baseia na descoberta que galáxia está mais uma vez em perigo de uma raça alienígena conhecida como Shikadi. Para obter mais informações sobre essa ameaça, ele se propõe a consultar a Oráculo. Mas acontece que os oito membros do Conselho necessários para a ativação do Oráculo foram sequestrados pelos próprios Shikadi e presos nas perigosas Shadowlands. Billy sai para salvar os Membros do Conselho.

Jogo tem uma qualidade superior aos dos títulos anteriores

Assim sendo, você precisará passar por cavernas, ilhas de fogo, pirâmides, etc para poder encontrar (e salvar) esses tais membros do Conselho. O jogo segue o mesmo padrão dos anteriores (Billy num mapa para escolher a fase que deseja entrar), passando por fases (em muitas delas precisarão de chaves para acessar as partes dessas fases). Assim que encontrar os oito membros do conselho (você não precisa seguir todas as fases do jogo para zerá-lo), descobrirá que haverá sim uma invasão na Terra, e Billy precisará partir para lá, onde vai se passar o Commander Keen - Episode 5: The Armageddon Machine.

Billy Blaze também pode encontrar novas passagens ao entrar em portas aqui.

Além dos itens que pode coletar no jogo, tudo permanece no mesmo (Billy continua com sua pistola e seu pula-pula, para atingir saltos maiores). Porém, no meio do mapa aparece gotas que não lhe dão pontuação, mas você ganha +1 vida juntando 100 delas. Além disso, existem garrafinhas de poção branca que também lhe concedem vidas extras.

Para encerrar, achei o jogo deveras desafiador. Foi até o momento o jogo mais difícil da série Commander Keen que eu já enfrentei. O jogo tem alguns bugs, como o Personagem ficar piscando na tela, as vezes o monstro atordoado te mata, etc...

Lembrando que a Steam vende um pacote com cinco jogos da Série Commander Keen, por um preço bem camarada. Compre agora!

Comprar Pacote Commander Keen (R$8,99)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts