terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Doom 64 pro PC é realmente bom?

Para os mais nostálgicos e que aqueles que sentem saudades do bom e velho Doom, saiba que além dos jogos clássicos da franquia (The Ultimate Doom, Doom 2, Final Doom e Master Levels Doom 2) estão disponíveis por um precinho bem camarada. Mas se o seu desejo é saber mais detalhes sobre cada um deles, temos todos resenhados aqui no nosso blog.

 

Como fã de Doom, tenho todos os jogos clássicos da franquia - incluindo o Doom 3 e sua expansão. E além dos jogos, já falei sobre o programa que constrói mapas e também, do poderoso software que cria mapas aleatoriamente (caso você queira desafios novos em tempo recorde). Mas faltava um jogo que é tão bom quanto os já citados, que não foi feito pela mesma equipe que fez os demais. Doom 64 foi um jogo exclusivo para o console Nintendo 64, que apresentava uma história meio que uma continuação de Final Doom e mesmo sendo uma versão exclusiva de console, apresentou um clima bem diferente do que estávamos acostumados. 

Doom apesar de ser uma história que envolve demônios, magia negra e tecnologia - nunca tinha sido implantado até então um clima mais "dark" ao jogo. Era sempre colorido, com Doomguy arrancando as tripas dos demônios enquanto saía do café da manhã. Era um jogo frenético e intuitivo - sempre procurando a saída e explorando o mapa atrás de itens. Mas a proposta do game de Nintendo 64 era outra - promover um clima mais sombrio. Não que você levaria sustos como foi explorado em Doom 3, mas você não teria certa tranquilidade em entrar dentro dos corredores.

 

O jogo apresentou modelos desenhados do zero, usando a mesma fórmula do Doom original, mas com melhorias em todos os aspectos. Chegou inclusive a remover as músicas e em seu lugar, colocar apenas um ambiente de fundo. Temos um monstro novo (como um imp preto) e uma arma nova - mas não vou entrar em tais detalhes porque acredito que você já deva conhecer o jogo e veio nesta postagem para saber sobre o Doom 64 de computador.

Antes do lançamento oficial pela Bethesta, era um adicional a todos que compraram antecipadamente o Doom Eternal, lançado no ano de 2020. Logo após o tempo de pré-venda e o jogo sair na Steam, resolveram vendê-lo como um jogo separado. Minha comparação nesta postagem vai ser com as versões "piratas de Doom 64" para computadores.

 

Antes de existir um port real para computadores, Doom 64 era um mod que mudava as texturas do jogo original e colocava o jogador nas mesmas fases do famoso jogo do console da Nintendo. Mas mesmo sendo o mesmo jogo, não passava de um mod com limitações. Quem jogou na época (ou se aproveitou de mods como Brutal Doom 64) pode ver claramente o capricho que deram nesta versão. Nunca cheguei a jogar o jogo original no console, o conheci por emulador e cheguei até jogar por um tempo num controle de pc.

Mas se você quer comprar o jogo original, ele custa bem baratinho (10 reais) e está otimizado para os computadores de hoje, com gráficos em HD e tudo mais. Um ponto negativo que dou para esta versão, é que não há um modo online (o que seria demais!) Assim, você tem um jogo offline clássico apenas... que há o mesmo conteúdo da versão original (com a adição do monstro Pain Elemental, que tinha sido excluído da versão original do Nintendo 64 por falta de espaço!). Além disso, o nome de todas as fases aparece no seu bate-papo da Steam abaixo do nome do  jogo (assim, seu amigo vai ter ideia de qual local você está jogando - o que me fez reclamar de não criar um conteúdo online!).

 

Eu recomendo muito para os fãs da franquia, principalmente por apresentar o jogo clássico para a nova geração. Ele possui a mesma mecânica inserida na atualização do The Ultimate Doom (cujo já falamos no blog) mas não possui nenhum conteúdo extra em relação aos jogos Doom e Doom II - cujo a Bethesta lança jogos dentro dele para desafiar os jogadores que vão atrás de conteúdo original. De quebra, é o mesmo jogo - só que em HD. Não há nenhuma adição nova e mesmo podendo salvar sua partida, o jogo ainda lhe oferece passwords...


Vale a pena comprá-lo?

Não. A menos que você já tenha os jogos anteriores da franquia. Pois como já citei aqui, Doom e Doom 2 originais tem mais conteúdo e você sempre poderá receber mais - enquanto aqui, terá o mesmo jogo offline. Cujo achei muito mais fácil devido a ser jogado com teclado e mouse, uma vez que o game original foi desenhado para ser jogado com controle.

 

Compre o jogo agora na Steam por R$9,95

 

https://store.steampowered.com/app/1148590/DOOM_64/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts