terça-feira, 5 de maio de 2020

Crie você mesmo suas fases de Doom e compartilhe com amigos


Doom é um jogo que sempre esteve a frente do seu tempo. Grande responsável pela popularização dos mods, continua forte até hoje mesmo sendo lançado a mais de 25 anos! E está dentre meus jogos preferidos (ou das minhas paixões!)

Tanto, que não bastou ter todos os jogos clássicos originais. Pois como fã, cheguei até a aprender como criar minhas próprias fases e até jogar online com os amigos. Uma das opções eu já postei aqui no blog, através do programa que cria até 32 fases para jogar os módulos de Final Doom, The Ultimate Doom e Doom 2 (caso queira saber mais detalhes sobre cada um, é só clicar no link de seus nomes que tu será redirecionado para lá).


Eu posso criar uma fase do zero e inserir tudo manualmente?
Claro, e essa opção é gratuita. Através do Doom Builder, um programa que permite não só, desenvolver wads de Doom, como também de Heretic e Hexen (saiba mais sobre esses jogos, clicando aqui). O legal é que você pode desenvolver fases inteiras para desafiar os seus amigos e por na internet (como muitos fazem por aí). Foi de maneira similar que as pessoas desenvolveram os wads do Maximum Doom, cujo falamos como inseri-los caso você tenha o Master Levels Doom 2 da Steam.


Caso você queira jogar seus mapas na boa e velha versão DOS, a boa notícia é que feitos no Doom Builder, eles rodam sem problemas (desde que ao criar novo mapa, você marque que está criando para Doom ou Doom 2 - uma vez que no programa há várias opções para ports mais avançados de Doom). Caso você queira em sua jogatina (através do Zadronum) por mods como Brutal Doom para jogar sua fase, ele é bem vindo (e como fiz isso muitas vezes!) Mas como fã da franquia, já fico feliz em criar fases para jogar no velho Master Levels Doom 2 mesmo!

Ele lhe permite que você insira suas próprias texturas (então, se você sabe criar as suas - aproveite e coloque em sua WAD). A mesma será carregada automaticamente quando for jogar. Você pode inserir 30 estágios e criar sua própria versão de Doom (ou outro jogo que use sua engine, afinal, se você souber modificar os monstros - esse programa de desenvolvimento de fases será bem útil na sua mão). Além de poder abrir qualquer fase do jogo, inclusive as do game original para ver como foram feitas!


Ele não é difícil, pois suas ferramentas são simples. Apertando W, você entra no modo 3D (onde se mexe como se estivesse jogando... mas neste modo, o E substitui o mapa para ir para cima). Você cria linhas no mapa a fim de dar forma, usando a rodinha do mouse para elevar ou diminuir uma área. Locais que estejam com o símbolo "?" necessitam de uma tropa de textura, cujo você faz clicando com o botão direito do mouse e trocando de forma parecida com o que vemos em programas como RPGMaker.

Há vários tutorais no Youtube lhe ensinando como por portas, armadilhas, escadas e tudo mais. Eu mesmo quando usava, não levei muito tempo para poder aprender suas principais ferramentas, chegando a criar até uma fase para meus amigos jogarem.

criando uma fase de Hexen como exemplo
Diferente do Oblige, você cria tudo do zero - o que é um processo bem demorado. Você também define a posição dos itens, monstros e armas. Cujo alguns aparecem devido ao modo de dificuldade cujo você que define!

É algo trabalhoso, mas vale a pena...

Baixe agora pelo site oficial e se tiver o Master Levels Doom 2 da Steam, seus mapas rodaram nele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts