quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

O Street Fighter Brasileiro...

Foto: Reprodução

Uma coisa é certa: Street Fighter II é um dos maiores jogos de todos os tempos, sendo um jogo que revolucionou (e revoluciona até os dias atuais) os jogos de luta. O sucesso dos fliperamas no fim dos anos 80 (e começo dos 90) fez o jogo ser portado para os videogames mais potentes da época, como MegaDrive e Super Nintendo, além de versões para outros videogames não tão conhecidos, como o 3DO.

Representante da SEGA no Brasil, a Tectoy não apenas vendeu consoles, cartuchos e acessórios por aqui, bem como fez a tradução para Português BR de Phantasy Star. Creio eu que este seria um dos primeiros (se não o primeiro) jogo traduzido para o português de maneira oficial por aqui.

Mas não parou por aí: além das vendas dos produtos, marketing para eles, a Tectoy também desenvolveu alguns jogos (em breve poderemos resenhar algum deles por aqui), mas acho o que chamou mais a atenção da própria Tectoy foi uma versão OFICIAL de Street Fighter II para o antigo Master System.

Master System e jogos de luta

Não era novidade que alguns jogos de sucesso fossem também portados para o Master System, como no caso de Mortal Kombat II. A Tectoy também chegou a criar uma péssima versão de Mortal Kombat 3 para o mesmo console.

Enquanto a versão de Mortal Kombat II (e outros portes) eram criados nos EUA e trazidos para aqui, não havia uma versão de SFII para o console, porque ele já tinha praticamente morrido quando a febre de Street Fighter atingia escala global. Assim sendo, a única maneira de fazer um port para o Master System era criar um jogo realmente do ZERO.




Segundo informações, a Tectoy chegou a negociar com a Capcom e produziu um protótipo do jogo, que seria mostrado aos executivos da empresa. No entanto, a grande sacada de mestre dos caras da Tectoy foi afirmar que o jogo era um port para o Mega Drive. Na reunião para os executivos da empresa verem o jogo, o Master System estava escondido, e tinham colocado controles de MegaDrive para dar a ilusão que o jogo estava sendo rodado no MegaDrive.

Inacreditavelmente, os caras da Capcom ainda chegaram a gostar um pouco do jogo. No entanto, a aprovação veio quando foram revelados depois que aquele jogo mostrado não era de um Mega Drive, e sim de um Master System. Isso animou os executivos da empresa pelo ótimo trabalho mostrado pela Tectoy, e com isso a empresa brasileira teve aval para lançar o jogo.

Como é o Street Fighter II de Master System?!

Joguei MUITO esse jogo quando criança!

Por conta do hardware do Master System, muitas mudanças foram feitas no jogo em relação ao original, mesmo sendo um "port".


A tela de lutadores é bem simples, trazendo apenas 8 Personagens: Ryu, Ken, Chunli, Guile, M. Bison, Sagat, Balrog e Blanka. Outra grande mudança no jogo é que, como o Master System tem apenas 2 botões (1 e 2), temos apenas o SOCO FORTE e CHUTE FORTE (no SF original tanto soco como chute tem uma versão FRACA, MÉDIA e FORTE!). O sistema de hadouken também é totalmente diferente do Street Fighter original: quase não dá para ver o hadouken na tela.

Obviamente também não existe aqui o Stun (Atordoar), quando um Personagem recebe muitos golpes em sequência.


O jogo também fala o nome dos lutadores quando são escolhidos. Passei bastante tardes jogando esse clássico do Master System que veio a luz graças a Tectoy. Título TOTALMENTE RARO pelos colecionadores de jogos, podendo custar quase R$2 mil um cartucho dele no Mercado Livre.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Curta nossa página no Facebook e deixe um comentários abaixo para saber se gostou desse conteúdo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games é o único blog dedicado a três tipos de jogos diferentes (eletrônicos, de tabuleiro e RPGs). Se você quer conhecer bons jogos para brincar, este é o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

Aleatório

randomposts