domingo, 31 de outubro de 2021

Catacomb 3D: Descent, o pai de Wolfenstein 3D



Wolfenstein 3D foi o pai dos jogos de tiro e dos clássicos Doom e Quake. No entanto, antes de Jhon Carmack e Jhon Romero chegarem onde chegaram na evolução do gĂŞnero do jogos de tiro, eles começaram uma sĂ©rie de testes. 

Primeiro, em 1991, criaram seu primeiro jogo com essa proposta 3D: Hovertank 3D, que utilizava uma técnica que seria utilizada nos jogos que vinham depois, conhecida como Ray Casting. Um ano depois, traziam um jogo bem mais completo, que seria o terceiro de uma franquia que eles já tinham dentro da Id Software.

Aplicando conhecimento em uma das suas franquias...

Como jogadores e fãs de Dungeons & Dragons, o pessoal da Id Software (ou pelo menos Jhon Carmack e Jhon Romero) criaram uma série de jogos conhecida como Catacomb, onde você controlava um mago numa masmorra. As duas primeiras versões do jogo não eram 3D, e são conhecidas como Catacomb e The Catacomb.

Com a experiĂŞncia que eles ganharam ao criar Hovertank 3D, eles entĂŁo tentaram criar "uma versĂŁo 3D" do seu clássico Catacombs, que agora seria conhecido como Catacomb 3D: Descent. A sĂ©rie Catacomb 3D seria de grande utilidade para, um ano depois, a criação do clássico Wolfenstein 3D.



Um pouco sobre Catacomb 3D: Descent

Em Catacomb 3D: Descent vocĂŞ continua controlando um mago em uma masmorra cheia de monstros. Eu nĂŁo cheguei a zerar esta versĂŁo, e onde eu joguei, sĂł encontrei goblins e trolls para enfrentar. Diferente de Wolfenstein, vocĂŞ aqui nĂŁo tem munição. Seu mago dispara bolas de fogo ao atirar, e tem a opção tambĂ©m de aumentar o dano desse tiro se segurar o botĂŁo. Assim como em Wolf3D, há a cara do personagem olhando para vocĂŞ na tela, e a mesma vai sendo modificada com dano recebido. Enquanto no jogo de matar nazistas vocĂŞ vĂŞ B.J. Blazkowicz ficando ensanguentado, aqui vocĂŞ vĂŞ a cara do Mago ficando esquelĂ©tica, como se fosse a morte.

Embora não pegue armas aqui, você pode encontrar pergaminhos com Magias e também poções, que recuperam seus Pontos de Vida perdidos. O jogo, por ser uma experiência nova, tem fases muito repetitivas, onde você precisa encontrar chaves coloridas. Uma das coisas que não me deram vontade de continuar (e terminar esse game) é porque o jogo não tem uma progressão de fases certa: você vai da fase 1 ao 7 normalmente, e depois disso, precisa ficar voltando para uma sequência de fases (igual na série Catacomb) que não deu vontade de chegar no fim.

Outra coisa interessante aqui Ă© que o jogo, apesar de ser 3D, usa a mesma engine criada para os jogos Commander Keen Episode 4 - Secret of the Oracle e Commander Keen Episode 5 - The Armageddon Machine, com o mesmo menu principal e tambĂ©m a mesma mĂşsica.

Para quem quiser ter esse jogo na coleção, o jogo está em uma coletânea especial na GOG, que tambĂ©m inclui Dangerous Dave.

Catacombs Pack (GOG) (R$11,99)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre NĂłs

Rei dos Games


Rei dos Games é um site destinado a falar tudo sobre videogames (jogos antigos), RPGs de mesa e board games. Além disso, trazemos tutoriais, dicas, cheats de quem realmente experimentou essas mídias, trazendo também boas recomendações.


Rei dos Games Ă© o Ăşnico blog dedicado a trĂŞs tipos de jogos diferentes (eletrĂ´nicos, de tabuleiro e RPGs). Se vocĂŞ quer conhecer bons jogos para brincar, este Ă© o lugar certo.


Postamos recentemente

recentposts

AleatĂłrio

randomposts